sexta-feira, 23 de abril de 2010

Noticias do Trem


Bom Sinal entrega VLT Fortaleza em julho
23/04/2010 - Revista Ferroviária
A Bom Sinal, fabricante nacional de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), entregará em julho o primeiro trem para o VLT de Fortaleza (CE). Esse é o primeiro dos seis trens de quatro carros encomendados pelo Governo do Ceará. O último trem deve ser entregue em dezembro deste ano.
A empresa também tem contratos em andamento para Recife (PE), Maceió (AL), Sobral (CE) e Arapiraca (AL).
Para Recife serão fornecidos 7 trens de três carros. O primeiro também deve ser entregue em julho e os outros entre outubro deste ano e janeiro de 2011.
A entrega da encomenda de oito trens, com três carros, para Maceió está prevista para começar em agosto deste ano e terminar em janeiro de 2011.
Já os trens de Sobral devem ser entregues a partir de setembro, com a finalização em agosto de 2011. Serão 5 VLTs com dois carros.
A Bom Sinal também fechou contrato com a prefeitura de Arapiraca para o fornecimento de dois VLTs de dois carros.
A companhia fabrica VLTs há cinco anos e tem dois trens funcionando entre Juazeiro e Cariri, cidades do Ceará.
Cada trem leva em média quatro meses para ser produzido. Mas o período depende do layout definido pelos clientes.
“O VLT é um veículo que se adéqua a vias (férreas) existentes, que quase todas as cidades tem”, explica o diretor comercial da Bom Sinal, Marcio Florenzano.

Metrô Cariri recebe 15 mil pessoas na 1ª semana
22/04/2010 - Blog Modal Ferroviário
A primeira semana da simulação da operação comercial plena do Metrô do Cariri teve um saldo positivo. De segunda (12) até sexta-feira (16), foram transportados 15.657 passageiros. A simulação se estenderá até esta sexta-feira (23). Durante a operação, o trem está circulando, entre as estações do Crato, São José (Cruzamento), Teatro e Juazeiro do Norte, com exceção dos sábados e domingos, das 6 horas às 22h30min. Não há cobrança de tarifa.
A simulação serve para se aferir a confiabilidade dos trens, o fluxo de pessoas e o consumo de combustíveis. Segundo o gerente de Controle e Tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Antonio Chalita de Figueiredo, a demanda da população só vem aumentando, principalmente durante a noite. Só na última sexta feira (16), foram transportadas 4.994 pessoas. "Famílias inteiras, crianças e jovens estão vindo passear no trem", relata.

Metrô de Arapicara terá seis estações
23/04/2010 - Aqui Acontece
O prefeito de Arapiraca (AL) Luciano Barbosa (PMDB) esteve reunido, na manhã desta terça-feira (20), com os diretores da empresa RMS Consultoria, Rodrigo Fortes e Lyttelton Fortes, para apresentação do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que é mais conhecido como metrô de superfície.
Os engenheiros acertaram os detalhes para apresentação do projeto com vistas à abertura do processo de licitação pública para à construção das estações de embarque e desembarque de passageiros, bem como a operacionalização do VLT em Arapiraca.
A cidade será a primeira de Alagoas a operar o sistema nos trilhos da linha ferroviária que corta a cidade, passando pelos bairros João Paulo II, Primavera, área central, Eldorado, Brasiliana e campus da Ufal.
A prefeitura já assegurou recursos e adquiriu, recentemente, os dois primeiros vagões do metrô de superfície com a empresa Bom Sinal, que é representante de indústria multinacional especializada na fabricação do VLT.
Durante a reunião, que também contou com a presença das secretárias de Desenvolvimento Urbano, Caroline Albuquerque, e de Administração e Recursos Humanos, Ariluce Cerqueira, além do representante da Secretaria de Obras, engenheiro Rainilson.
O metrô de Arapiraca terá um percurso de cerca de oito quilômetros e será movido a óleo diesel e vagões dotados de ar-condicionado e com capacidade para acomodar 360 passageiros sentados. O VLT vai circular com velocidade máxima até 80 km/h.
A previsão é de que o edital para seleção da empresa responsável pela obra seja publicado nos próximos dias. A estimativa é de que o VLT comece a operar a partir do próximo mês de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário