terça-feira, 20 de abril de 2010

Norte de Minas realiza busca ativa de tracoma


A macrorregião Norte de Minas iniciou, neste ano, um intenso treinamento para o Inquérito Nacional de Tracoma, com objetivo de capacitar equipes para avaliar a situação do tracoma na região.
A primeira oficina foi realizada em março, em Januária, e contou com a participação de técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) e das gerências regionais de saúde de Januária, Montes Claros, Pirapora e Teófilo Otoni.
O tracoma é uma espécie de conjuntivite causada por uma bactéria que afeta principalmente crianças em idade escolar e está diretamente relacionado aos hábitos de higiene. O Inquérito Nacional de Tracoma, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde, tem como objetivo identificar as regiões com presença do tracoma e com isso estabelecer medidas preventivas nos estágios precoces da doença.
A pesquisa é feita entre escolares da 1ª a 4ª série do ensino fundamental, das escolas de rede pública, na faixa etária dos 7 aos 14 anos”. Nesta faixa etária, o tracoma fica incubado e a transmissibilidade é maior nas escolas pelo fato de as crianças compartilharem utensílios. Detectar a doença nesta fase é fundamental pois se a doença evoluir pode causar cegueira irreversível”, explica Joaquim Idalmo Ferreira Barral, técnico da Epidemiologia da GRS de Montes Claros.

Busca ativa
O diretor da GRS de Januária Carlos Manoel Pereira da Costa, diz que o treinamento está sendo realizado no Norte de Minas exatamente por ser uma região de endemia. “Durante a oficina em Januária, reunimos a equipe de técnicos e iniciamos uma busca ativa nas escolas de São João das Missões e na Aldeia Xakriabá, quando foram realizados testes de acuidade visual”, explica.
Segundo o médico Antenor Teixeira, que integra a equipe de técnicos, das 360 crianças examinadas, em 12 foi detectado o tracoma. “As crianças receberam a medicação, que é feita em dose única, e serão avaliadas em seis e em doze meses. Outras 21 crianças foram encaminhadas à secretaria municipal de saúde para que fossem submetidas a exames oftalmológicos”, relata.
A busca ativa em São João das Missões continua até o dia 30 de abril e, a partir de maio, se estende aos municípios de Jaíba, Juvenília e Varzelândia. “A proposta é que a busca seja realizada em todos os municípios da região com histórico da doença. O trabalho de campo será feito em parceria entre as GRSs, que se apoiarão mutuamente”, observa Carlos Manoel Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário