sábado, 10 de abril de 2010

Caravana do Previncêndio chega à cidade de Montezuma, no Norte de Minas


Com o objetivo de levar educação ambiental e prevenir incêndios florestais nas cidades próximas às Unidades de Conservação do Estado, o Instituto Estadual de Florestal (IEF), realiza, hoje em Montezuma, no Norte de Minas,( Praça José Batista, 8 horas) a Caravana do Previncêndio 2010. Em 2009, 20 cidades foram visitadas pela caravana, que em parceria com prefeituras e órgãos municipais, realizou apresentações teatrais, oficinas e gincanas e praças públicas, com o objetivo de conscientizar a população sobre sua responsabilidade em relação ao uso de fogo e às formas de prevenção de incêndios.
A gerente de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e coordenadora da força-tarefa Previncêndio, Cláudia Martins de Melo, conta que as ações educativas no Estado começaram em 1993, mas passaram por um processo de revitalização e reformulação a partir de agosto de 2009. “Atualizamos a campanha e a trouxemos para perto das comunidades e com isso, conseguimos já uma sensível diminuição dos focos de incêndio. Pode-se dizer que estamos começando a colher os frutos de uma semente que plantamos muitos anos atrás”, contou.
Em 2010, a Caravana fez sua primeira ação no município de Viçosa, no Sul de Minas, em evento realizado no mês de março. Para o mês de abril estão previstas outras duas cidades na agenda da caravana. No dia 16 será a vez de Januária, no Norte de Minas, seguida por Uberlândia, no Triângulo Mineiro, no dia 24.
Previncêndio
A força-tarefa Previncêndio foi criada em 2005 em um esforço conjunto de diversos órgãos do Governo de Minas e aperfeiçoar o combate a incêndios florestais no Estado. É a primeira do gênero na América Latina e conta com o apoio de 300 servidores e cerca de dois mil brigadistas voluntários distribuídos por todo o Estado.
O trabalho é executado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar de Minas Gerais. O Previncêndio desenvolve, ainda, diversas ações efetivas para prevenção e combate a incêndios florestais, principalmente no entorno das unidades de conservação, das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de grande interesse ecológico.
A Campanha do Previncêndio
A campanha de prevenção a incêndios criada pelo IEF-MG tem como objetivo, além de informar a população sobre os cuidados para o uso do fogo no entorno das unidades de conservação, mobilizá-la para a ação em conjunto na prevenção e identificação de focos de incêndio.
Para auxiliar nesse engajamento, a campanha conta com um mascote que é um beija-flor e tem como slogan “Bata suas asas nesta defesa”. O mascote foi escolhido com base na fábula que narra sobre um incêndio numa floreta na qual apenas o beija-flor fica para tentar apagar as chamas. Ao final da história, quando questionado sobre sua fragilidade, sobre a pequena quantidade de água que conseguia levar em seu bico e a respeito da efetividade de sua ação, o beija- flor responde: ao menos, eu fiz a minha parte.
É esse sentimento de corresponsabilidade que a equipe do Previncêndio quer despertar em todas as pessoas para que elas sejam agentes na prevenção às queimadas, principalmente naquelas populações que residem ou que convivem diretamente com regiões que, por sua beleza e diversidade ambiental, apresentam-se como áreas de maior risco para focos de incêndios. Com prevenção, não há fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário