Não foi um ano ruim de chuvas. Barragens no município de Monte Azul estão razoavelmente cheias de água, como a de Canabrava, situada na localidade de mesmo nome, está em seu nível máximo.
Acontece que a pouca chuva na região da serra onde se localiza os dois riachos que abastecem a barragem construída pelo exercito brasileiro e de onde a Copasa retira a água que é canalizada para a cidade de Monte Azul e para a localidade de Pajeú e zona rural nessas periferias fez com que as estações da chuva praticamente terminasse sem que a barragem recebesse água o bastante para o fornecimento do precioso líquido nos meses que se seguem.
Essa é a opinião unânime de todos que costumem fazer visitas periódicas ao lugar, seja para visitar ou mesmo para os que fazem caminhada da cidade até a barragem.
O nível aparente ainda esta comprometido pelo assoreamento, pois o espelho dágua visível em sua extensão pode estar comprometido em sua profundidade. Informações são negadas pela Copasa, que pelo menos nessa região são ríspidos até mesmo com os consumidores a procura de informações atinentes aos serviços desse órgão, ainda mais quando se procura qualquer informação sobre o abastecimento futuro na cidade. Horrível o atendimento também na sede regional de Janaúba.
Informações junto a outros setores de serviços públicos garantem que os velhos poços artesianos poderão ser acionados para não faltar água na cidade, apesar da água desses poços terem alto teor de sal e calcário.
De qualquer forma os consumidores devem se precaver em seus depósitos de água e economizar para não vivenciarmos uma situação ainda não conhecida desde a construção da barragem do rio Tremedal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário