quinta-feira, 29 de abril de 2010

Previsão de dificuldades no abastecimento de água em Monte Azul.


Não foi um ano ruim de chuvas. Barragens no município de Monte Azul estão razoavelmente cheias de água, como a de Canabrava, situada na localidade de mesmo nome, está em seu nível máximo.
Acontece que a pouca chuva na região da serra onde se localiza os dois riachos que abastecem a barragem construída pelo exercito brasileiro e de onde a Copasa retira a água que é canalizada para a cidade de Monte Azul e para a localidade de Pajeú e zona rural nessas periferias fez com que as estações da chuva praticamente terminasse sem que a barragem recebesse água o bastante para o fornecimento do precioso líquido nos meses que se seguem.
Essa é a opinião unânime de todos que costumem fazer visitas periódicas ao lugar, seja para visitar ou mesmo para os que fazem caminhada da cidade até a barragem.
O nível aparente ainda esta comprometido pelo assoreamento, pois o espelho dágua visível em sua extensão pode estar comprometido em sua profundidade. Informações são negadas pela Copasa, que pelo menos nessa região são ríspidos até mesmo com os consumidores a procura de informações atinentes aos serviços desse órgão, ainda mais quando se procura qualquer informação sobre o abastecimento futuro na cidade. Horrível o atendimento também na sede regional de Janaúba.
Informações junto a outros setores de serviços públicos garantem que os velhos poços artesianos poderão ser acionados para não faltar água na cidade, apesar da água desses poços terem alto teor de sal e calcário.
De qualquer forma os consumidores devem se precaver em seus depósitos de água e economizar para não vivenciarmos uma situação ainda não conhecida desde a construção da barragem do rio Tremedal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário