sábado, 17 de abril de 2010

Notícias do Trem


Franceses discutem VLT de Jundiaí
16/04/2010 - Agência BOM DIA
Um grupo de empresários franceses esteve nesta quinta à tarde reunido com o prefeito Miguel Haddad (PSDB) para discutir propostas que levem à implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Jundiaí.
Fechado para a imprensa, o encontro, segundo apurou o BOM DIA, é o segundo passo de um plano de parceria público-privada a ser implantada ainda este ano na cidade. Ele começou a ser pensado no ano passado, quando da viagem do prefeito jundiaiense à França (no início de dezembro).
Os primeiros estudos apontam para uso de trilhos já existentes da ferrovia, como nas ligações entre Jundiaí com as cidades de Campo Limpo Paulista de um lado e com Louveira de outro.
Nessa rota estão Agapeama, Vila Arens, Centro, os bairros da região da prefeitura, como Vila Hortolândia e Cecap, assim como o Parque da Cidade.
O plano entre Jundiaí e os franceses ainda depende da participação da  CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que planeja reativar o trecho da malha ferroviária entre São Paulo e Campinas.
“O uso de trilhos é uma tendência a ser considerada para o futuro”, afirma o diretor de planejamento da prefeitura, Antonio Fernandes Panizza.
Em Portland, nos EUA, 80% dos moradores usam esse meio nos dias de semana. Em Campinas, por sua vez, não funcionou e foi abandonado.


Ceará terá Pólo de Trem no Cariri
16/04/2010 - Diário do Nordeste
Juazeiro do Norte foi visitada ontem por controladores, diretores e executivos de seis empresas industriais de São Paulo fabricantes de máquinas, equipamentos e componentes de trens. Eles estão interessados em tornar realidade uma ousada idéia conjunta do governador Cid Gomes, do presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Ivan Bezerra, e do empresário paulista Fernando Marinho, controlador da Bom Sinal - que fabrica em Barbalha Veículos Leves sobre Trilhos, os VLTs.
A ideia é implantar, em Juazeiro do Norte, o já denominado Polo de Trem do Nordeste. Comboiado por Eduardo Neves, diretor de Infra-Estrutura da Adece, e pelo próprio Fernando Marinho, o grupo que esteve em Juazeiro foi formado por Ralf Dreckmann, da Voith; Talles Cristian, da Knorr-Bremse; Priscila Nishitani, da Euroar; Dirceu Abreu, da Phoenix Contact; João Thomaz, da Hewitt Equipamentos; e Fausto José, da Metal Lince. Eles conheceram o terreno de 56 hectares onde o Polo de Trem será construído.
Esse polo operará como uma montadora de automóveis: a fábrica de VLTs da Bom Sinal será a âncora, ao lado da qual se instalarão as empresas que produzirão e fornecerão, em regime "just in time", todos os equipamentos de cada veículo. Neste momento, a Bom Sinal fabrica 96 VLTs, 32 dos quais para Maceió, mas sua carteira já registra encomendas de mais 160 desses veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário