sábado, 24 de abril de 2010

Dez mil disputam vagas na Educação em Moc


Girleno Alencar/Hoje em Dia 24/04/10
 O concurso público para a área de Educação da Prefeitura de Montes Claros, no Norte de Minas, apresentou uma média de 10,35 candidatos por vaga, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (23) pela Comissão Técnica de Concursos (Cotec) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), organizadora do concurso. Foram 9.958 inscritos para as 963 vagas oferecidas.
Segundo o presidente da Cotec, Reinaldo Marcos Teixeira, foram realizadas 15.803 inscrições, mas apenas as 9.968 se concretizaram por meio do pagamento da taxa. A Cotec chegou a prorrogar por alguns dias o prazo de inscrição para ver se as confirmações seriam feitas, o que não aconteceu.
O concurso da Prefeitura de Montes Claros é dividido em quatro etapas, com a oferta total de 2.395 vagas. Mas até agora só foram publicados três editais, faltando o da Segurança. Reinaldo Marcos acredita que 26 mil candidatos disputarão as vagas oferecidas nas quatro etapas.
A área de Educação oferece a maior quantidade de vagas - 963 em várias áreas. As provas serão realizadas no dia 16 de maio. Na área de Saúde as 524 vagas oferecidas inicialmente foram reduzidas para 512, com a retirada das vagas para bioquímico. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de abril e as provas serão aplicadas em 20 de junho.
Para a área de Administração são 820 vagas, com inscrições a serem realizadas de 2 a 31 de maio. O edital para as cem vagas na área de Segurança deverá ser publicado em maio e as inscrições ocorrerão em junho.
Os concursos estão sendo realizados após determinação da Justiça. Em junho de 2008 o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público de Minas Gerais impetraram uma ação civil pública contra a Prefeitura de Montes Claros e contra os prefeitos Luiz Tadeu Leite, Jairo Ataíde e Athos Avelino por terem contratado servidores sem concurso.
A ação pediu o ressarcimento de aproximadamente R$ 1 milhão, que foram pagos aos trabalhadores contratados, e ainda determinou prazo para que fossem realizados os concursos.
Mesmo com a publicação dos editais, neste ano não será possível chamar os aprovados nas provas, em razão do período eleitoral. Eles deverão ser chamados a partir de janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário