quinta-feira, 8 de abril de 2010

NOTÍCIAS: Trens de Passageiros no Brasil e no Mundo


Trens regionais devem usar linhas da ALL
A secretaria dos Transportes Metropolitanos estuda a utilização das linhas da ALL para os trens regionais entre São Paulo e as cidades de Santos e Sorocaba.
No trem para Santos, a ideia é conectar o sistema de transportes metropolitanos da capital com o Sistema Integrado Metropolitano (SIM) da Baixada Santista, que contempla o VLT, através da linha da ALL.  A secretaria estuda o uso parcial da linha ou mesmo uma linha paralela ao traçado.
“Primeiro vamos analisar se é possível ir por esse percurso ou se a gente tem que fazer outro no mesmo traçado”, explicou o secretário adjunto dos Transportes Metropolitanos e coordenador dos estudos de viabilidade das novas linhas, João Paulo de Jesus Lopes.
Para Sorocaba, deve ser usada a linha da antiga Sorocabana, também operada pela ALL. “É uma faixa que é boa e tem possibilidade de colocar mais uma linha, sem atrapalhar em nada a concessão de carga. Mas tem um trecho que preocupa que é o trecho inicial, que é mais estreito. Nos preocupa no sentido que vai exigir maiores estudos, mas não que inviabilize a linha”, destacou Lopes.
A secretaria está desenvolvendo os estudos preliminares e conversará com a ALL, concessionária das linhas, e com o Governo Federal, que fez a concessão.
Os estudos sobre os trens regionais estão sendo feitos pela secretaria dos Transportes Metropolitanos e a CPTM será a operadora das linhas.
Outras Linhas
Lopes explica que as linhas para Campinas e São José dos Campos são consideradas prioritárias, mas ficam inviabilizadas com a implantação do Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo-Campinas. O Estado pretendia fazer uma linha até Campinas, o Expresso Bandeirantes, e chegou a fazer estudos, que forem entregues ao Governo Federal.

Índia fabrica trem rápido double-deck
05/04/2010 - Times of India
A ministra das Ferrovias da Índia, Mamata Banerjee, revelou o protótipo do primeiro trem de passageiros double-deck (dois andares), que funciona em corrente alternada e transporta 70% a mais do que os trens convencionais.
Os carros, que terão 128 assentos, serão introduzidos em Yuva e Shatabdi até o final deste ano, após passarem pela fase de testes. Ao revelar o protótipo feito na New Delhi Station, organizado pela Nothern Railway, Banerjee alegou que o lançamento do trem de dois andares até o final de 2010 é uma das promessas feitas no discurso do orçamento em 2009.
Nos próximos dois meses, os trens entrarão em fase de testes para certificar a possibilidade de alguma modificação. “Nós vamos testá-los em diversas partes do país e, durante este período, vamos pedir a opinião dos passageiros para realizar qualquer modificação, visando um maior conforto”, disse uma fonte do setor.
O trem rápido futurístico, feito em aço inoxidável, seria introduzido para atender a demanda dos trens de subúrbio em corredores de grande densidade, oferecendo transporte barato em corrente alternada. O protótipo, que alcança 160 km/h, foi desenvolvido pelos engenheiros da Railway Coach Factory (RCF), em parceria com a Research Design and Standard Organization (RDSO), num período de nove meses.
O custo adicional do preço das passagens cairá de US$ 0,89 para US$ 0,45 nos trens novos. Tal informação foi divulgada no discurso de orçamento feito em 2009 pela ministra das Ferrovias.

Brincando de Trenzinho
A Revista Exame, do dia 05/04/2010, diz que no fim do ano passado o investidor americano Warren Buffett realizou a maior aquisição de sua vida. Ele comprou a totalidade das ações da principal ferrovia dos Estados Unidos, a Burlington Northern Santa Fe, por 26,3 bilhões de dólares. A transação, que surpreendeu o mundo inteiro, foi justificada da seguinte forma: Isso só está acontecendo porque meu pai não quis me comprar um trenzinho quando eu era criança. É claro que a aposta de Buffett não tem a ver com uma frustração infantil. O terceiro homem mais rico do mundo está certo de que, daqui a alguns anos, o encarecimento do petróleo, a forte demanda por veículos menos poluentes e a modernização das malhas ferroviárias em diversos países marcarão a retomada de um setor que virou figurante depois da popularização dos transportes rodoviário e aéreo.
De certa forma, o próximo presidente terá uma tarefa árdua pela frente – a de reformular a frase de Washington Luis, que disse que governar é construir estradas. Na verdade, se o Brasil quiser se dar bem no futuro deverá seguir o exemplo de Warren Buffett: investir em ferrovia. Nesse caso, o TAV brasileiro que ligara o Rio de Janeiro a Campinas(SP) será consequência de um sistema ferroviário consolidado, e não o contrário.

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