segunda-feira, 25 de abril de 2011

Judas catutiense


A malhação do Judas é uma tradição introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É realizada no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes, que traiu Jesus. Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem ou flocos de espuma, trapos e jornal, pelas ruas da cidade e atear fogo, normalmente ao meio-dia.
Em Catuti foi preparado o Judas do prefeito Helio Pinheiro por anônimos e colocado na praça principal, mas o receio da turma do ¨pega pra capar¨que cerca o mandatário do lugar e o receio de perseguições fizeram com que o boneco fosse motivo de chacotas e brincadeiras, mas permaneceu ileso.
Depois da exposição pública do Judas, segundo moradores, o boneco foi levado para a prefeitura pelos ¨amigos¨de Hélio que disseram que fariam ¨uma pericia¨para descobrir quem construiu o Judas.
Segundo informações uma carta acompanhava o Judas, mas o papel foi levado por funcionário da prefeitura e o teor permaneceu na incógnita. Não dever conter a missiva nada de bom, já que desapareceu logo que os freqüentadores da praça tomaram conhecimento da brincadeira do  sábado de aleluia.

Um comentário:

  1. É para morrer de rir...
    Informação posterior dá conta que quem correu para evitar a malhação do judas heliano foi o vice prefeito. Com ele ficou também a carta que acompanhava o boneco e supoe-se que falava das mazelas do prefeito, de seu irmão e do puxa-saco mor ze banana.
    Será que já tem laudo da ¨pericia¨feita no judas???

    ResponderExcluir