quinta-feira, 16 de junho de 2011

“DIA DOS GERAIS” NA PAUTA DA ALMG, NO PRÓXIMO DIA 28

A discussão em torno do “Dia dos Gerais”, no dia 8 de dezembro, em Matias Cardoso, como o primeiro povoado ocupado em Minas Gerais, ganhou novo capítulo na última terça-feira 14/06, em reunião extraordinária ocorrida na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com a implantação da Comissão Especial que conduzirá os trabalhos para a aprovação da PEC e a participação dos deputados norte-mineiros Luiz Tadeu Martins, o Tadeuzinho (PMDB), e Luiz Henrique Santiago (PSDB).
O presidente da AMAMS e prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá, e sua filha e secretária Beatriz Rabelo participaram da reunião como convidados e acertaram com os deputados membros da Comissão, a próxima reunião, na ALMG, no próximo dia 28/06, às 14 horas, com a presença do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Jorge Lasmar; o presidente da Amagis, Bruno Terra Dias; o prefeito de Matias Cardoso, João Cordoval de Barros: e o Antropólogo Prof. João Batista Almeida.
A Comissão Especial que conduzirá os trabalhos para aprovação da PEC para declarar em 8 de dezembro, o “Dia dos Gerais”, na cidade de Matias Cardoso, tem como presidente o deputado Tadeuzinho, vice-presidente Romeo Anísio (PP), e relator Luiz Henrique Santiago.
O Movimento denominado Catrumano constituído pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS),  Instituto Histórico de Montes Claros, Departamento de História da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Prefeitura de Montes Claros.
Há dois anos que essas entidades e a prefeitura de Matias Cardoso já realizam programações por ocasião do “Dia dos Gerais”, no dia 8 de dezembro, que inclui a entrega das Medalhas Mathias Cardoso e Maria da Cruz à personalidades responsáveis pelo desenvolvimento da região. No ano de 2009, o então vice-governador e hoje governador Antônio Anastasia foi um dos agraciados, além de presidir a solenidade.

JUSTIFICATIVA - O antropólogo João Batista Costa Almeida, o Joba, autor da pesquisa que reconhece o Norte de Minas como primeiro povoamento, justifica o “Dia dos Gerais”, no dia 8 de dezembro, em Matias Cardoso, a partir de uma carta encontrada recentemente em São Paulo. Na carta aparecem duas datas, dia 23 de março, com a chegada de Mathias Cardoso em solo norte-mineiro, porém, o dia 8 de dezembro é de Nossa Senhora da Conceição, que é padroeira da Igreja do município de Matias Cardoso e deu nome a mais antiga igreja construída em território mineiro, que é a prova mais robusta de ser a região o primeiro povoamento. “Mariana comemora o Dia de Minas em 16 de junho, que é da Padroeira de Nossa Senhora do Rosário. Nós comemoraremos o Dia do Geraes em 8 de dezembro, que é de Nossa Senhora da Conceição” – salienta.
Ainda de acordo com o antropólogo, a partir de um Marco Cronológico do Geraes que ele criou, a partir de 1500, época da descoberta do Brasil foi descoberto, até 2005, quando surgiu o Movimento Catrumano, onde é salientada a data de povoamento de Mathias Cardoso. Uma das alternativas discutidas foi fazer viagens a vapor e cavalo, para chegar neste dia a Matias Cardoso, permitindo uma grande festa. Os primeiros entendimentos para a viagem de vapor foram mantidos com a Prefeitura de Pirapora, onde a embarcação sairia de Pirapora e atracaria em Matias Cardoso. O problema é que são necessários seis dias de viagem.
Outra opção é a cavalgada, que poderia sair de várias cidades para se concentrar em Matias Cardoso.
Arthur Júnior
ASCOM/AMAMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário