segunda-feira, 30 de julho de 2012

Trem de carga da FCA sai dos trilhos no Norte de Minas.

A falta de manutenção da via permanente é a provável causa do acidente.
Ocorrido na zona rural, acidente não deixou vitimas.
No sábado (29/07), um trem de carga da Empresa FCA-Ferrovia Centro Atlântica que trafegava no Norte de Minas e seguia sentido Bahia, carregado de Cal, ao chegar à divisa entre os municípios de Espinosa e Monte Azul próximo a comunidade de Dourados teve descarrilhado diversos vagões. O acidente ocorreu a cerca de 30 metros da rodovia MGC-122 e a pouco mais de 30 metros de uma residência rural habitada.
Uma grande equipe de operários e técnicos trabalharam no final de semana, de forma acelerada, para sanar os danos na via permanente e retirar o material e ferragens que estavam sobre a linha férrea. Máquinas e operários se apressaram para desobstruir a linha que tem trafego diário de composição de carga, transportando principalmente minérios da Vale e motores da Ford.
Os engenheiros e funcionários responsáveis pela operação de limpeza e reconstrução da via férrea, de uma empresa terceirizada, não quiseram falar sobre o acidente, a assessoria da FCA em BH nos retornou e irá se pronunciar em breve sobre o acidente, e assim poderemos repassar as informações oficiais. Não se sabe a causa específica, mas lavradores da região acreditam que houve um afundamento de 3 metros de diâmetro da sustentação da via férrea, daí o motivo do descarrilamento de mais de 10 vagões carregados com a cal. Dois dos vagões foram parar em uma estrada vicinal que margeia a via férrea e da acesso a comunidade de Dourados. Outros vagões ficaram retorcidos, a maior parte foi levada até um ponto de estacionamento próprio. Não há riscos rodoviários e as máquinas trabalham livremente.
Com informações, fotos e filmagem do rondanews.

domingo, 29 de julho de 2012

Em Capitão Enéa (MG) e Redenção (PA) prefeitos ameaçam blogueiros.

Equipe de O Globo é escoltada pela PF após ameaça de prefeito.
"Se alguém falar mal a fim de difamar, pode ser que amanhã ou depois esteja morto". Assim a repórter Carolina Benevides e o fotógrafo Marcelo Piu, do jornal O Globo, foram recebidos pelo prefeito e candidato à reeleição de Redenção (PA), Wagner Fontes (PTB). A equipe foi enviada à cidade para investigar fraudes envolvendo a prefeitura e foi ameaçada. O caso, que aconteceu na última segunda-feira, 23, foi repudiado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Prefeito confirma ter ameaçado blogueiro, que foi preso.
Prefeito sugeriu que equipe poderia "sofrer acidente"
Durante a entrevista, o prefeito afirmou aos profissionais do impresso que um blogueiro da região "sumiu" após ter alertado o rapaz sobre os textos publicados no site e a "injustiça que ele cometera" com o candidato. Em seguida disse que o blogueiro foi preso pois houve uma coincidência e ficou detido por tráfico de drogas.
As ameaças e insinuações de que a equipe poderia sofrer algum acidente ou, ainda, ser pega com algo ilícito foram denunciadas. A Polícia Federal protegeu os profissionais até que eles saíssem da região. Sobre o caso, a Abraji diz que precisa ser apurado com rigor. "A violência contra jornalistas no interior do Brasil é preocupante e configura um grave atentado à liberdade de expressão".
Blogueira agredida em Capitão Enéas.
Prefeito se dirige a blogueira, enquanto ela é fotografada.
Em Capitão Enéas o prefeito Reinaldo Landulfo Teixeira agrediu a blogueira Gerlice Nunes durante evento público, na presença dos candidatos do prefeito na próxima eleição. No evento Reinaldo Landulfo fazia entrega a estudantes, no ginásio polieportivo, dia 26 julho, de bicicletas do programa Caminhos da Escola, do Governo Federal.
Gerlice, através de seu blog http://capitao-eneas.blogspot.com.br, vinha denunciando que as bicicletas estavam nos fundos do prédio da prefeitura coberta por lona preta, e por lá ficou por oito meses.
A blogueira documentava o evento com sua câmera, quando o prefeito se encaminhou até sua pessoa e ameaçou. Reinaldo Chamou a polícia e acusou Gerlice de mandar meninos apedrejarem o ginásio, sendo suas testemunhas pessoas do grupo, mas outros presentes ao evento disseram ser inverdade por não verem ou ouvirem algo que pudesse ser pedras sendo jogadas.
Durante o imbróglio o prefeito municipal do município de Capitão Enéas, avançou na blogueira para tomar a câmera, que ficou preso ao pulso de Gerlice pela alça de nylon, causando hematomas confirmados por médico legista. A blogueira confirmou que foi ameaçada e que o prefeito disse ¨Que eu precisava respeitar mais as pessoas e que tomasse cuidado! Ficasse esperta!¨.
Após ter comparecido para depor nas duas representações policiais, uma feita por Gerlice e outra por Reinaldo, acompanhada por advogado a blogueira se deslocou ao fórum da comarca, em Francisco Sá, onde fez representação de Crime Eleitoral ao Ministério Público.

sábado, 28 de julho de 2012

Globo paga quase 20 mil para não ter que exibir logomarca da Record.

A briga pelos direitos de transmissão de imagens dos Jogos Olímpicos de Londres produziu uma situação aparentemente bizarra no Brasil. A Globo preferiu pagar a uma empresa estrangeira por imagens que poderia usar de graça, cedidas pela Record. É uma história complicada, que mostra o estado de animosidade entre as duas emissoras.
Dona dos direitos de transmissão da Olimpíada, a Record é obrigada a ceder gratuitamente um pacote diário para todas as concorrentes na TV aberta brasileira.
A emissora informou na semana passada as condições de uso deste material. Avisou que vai ceder diariamente seis minutos de imagens para serem usados em blocos de até três minutos em qualquer telejornal ou programa de cobertura nacional, num período de 24 horas.
A Record exige que as emissoras enviem uma fita e a retirem na emissora, diariamente, às 18h30, com as imagens. Não pode haver repetição ou replay das imagens exibidas em cada programa.
Segundo a Record, até 2008, em Pequim, quando a Globo detinha os direitos de transmissão dos Jogos, “as imagens só eram liberadas para exibição em blocos de dois minutos, em apenas três programas ao longo do dia”.
A Globo afirma que procurou a Record em abril, querendo saber quais seriam as condições de uso destas imagens e que, como não obteve resposta, procurou o COI (Comitê Olímpico Internacional) para saber se haveria alternativas na obtenção de imagens.
A emissora, então, comprou da OBS (Olympic Broadcast Services) um pacote pelo qual pode usar seis minutos de imagens em no máximo três programas jornalísticos regulares, podendo exibir até dois minutos em cada. Este pacote foi oferecido a empresas não detentoras de direitos dos Jogos por 6 mil libras (cerca de R$ 19 mil).
A OBS envia as imagens via satélite em boletins de 30 em 30 minutos. Não há restrição para replay e é possível usar uma mesma cena nas 48 horas seguintes.
O acerto com a OBS limita o uso das imagens a três telejornais (diferentemente da Record, que permite que elas sejam usadas até oito vezes no intervalo de 24 horas) e a dois minutos por programa (em vez de três, como oferece a concorrente), mas deixa a Globo com maior  oferta e agilidade.
Ao comprar este pacote, a Globo se comprometeu a sempre creditar as imagens ao detentor dos direitos no Brasil, a Record, mas não precisa mostrar a logomarca da concorrente, o que teria de fazer se utilizasse as imagens cedidas de graça.
As limitações estabelecidas pelo OBS são, de fato, exigências do COI, que a Globo, como qualquer outro não detentor de direitos, se comprometeu a aceitar.

Justiça Eleitoral de Montes Claros indeferiu candidatura do ex-prefeito Athos Avelino.

Se confirmada impugnação, vice pode assumir campanha.
A juíza substituta Silvia Rodrigues atendeu a solicitação de indeferimento da candidatura a prefeito de Montes Claros do médico Athos Avelino Pereira solicitado pelas coligações BEM MELHOR e UNIDOS PELO BEM, através de seus representantes. A solicitação de impugnação baseia em face de AThos Avelino, da Coligação, MONTES CLAROS EM BOAS MÃOS, encontra-se inelegível, nos termos do art. 1º, inciso I, alínea “d”, da Lei Complementar Federal 64/90, com as alterações da Lei Complementar 135/10.
Afirmam que na eleição de 2008, na qual concorreu ao cargo de prefeito, o impugnado teve movida contra sua pessoa uma Ação de Investigação Eleitoral, por abuso de poder político, que foi julgada procedente pelo TRE/MG, através de acórdão publicado em data 15/06/2009, contra o qual foram impostos sucessivos recursos, todos julgados improcedentes, transitando a decisão definitivamente em julgado, no dia 28 de fevereiro do corrente ano de 2012.
Claudim da prefeitura para prefeito - O conteúdo dos autos em apenso, refrente ao pedido de registro do funcionário público e vereador Claudio Rodrigues de Jesus, o Claudim da prefeitura, ao cargo de vice-prefeito na chapa de Athos, segundo a decisão da juíza, preenche todos os requisitos para o deferimento do registro de candidatura. No entanto, o artigo 50 da Resolução 23.373/11-TSE somente permite o registro da chapa se ambos os candidatos forem considerados aptos.
Se a apelação de Athos não vingar, resta a substituição do mesmo. Segundo um jurista consultado a chapa tem que continuar com os dois partidos inscritos após a convenção, podendo no entanto o atual vice assumir a ¨cabeça de chapa¨e o partido de Athos entrar com um vice.
Tiro no pé – Os eleitores que reclamam da falta do novo podem vislumbrar uma opção desejável caso Claudim venha a assumir candidatura a prefeito.
Um cidadão ficha limpa que começou a vida como gari concursado da prefeitura de Montes Claros e cresceu estudando e fazendo concursos, até assumir pela primeira vez a vereança através do voto. Um cidadão, que como Lula, começou¨por baixo¨e sem envolvimentos impuros, que em tempos de Policia Federal vasculhando a prefeitura da cidade e prendendo políticos poderá ir para a televisão  e peitar expresidiário e mal pagador, ficha suja, oportunista e paraquedista, tendo o apoio do exprefeito Athos.
Athos apelou para TRE.
Embora o prazo seja de 3 dias úteis para se manifestar Athos não perdeu tempo e ainda hoje (sábado) a equipe de juristas da coligação protocolou recurso para o Tribunal Regional Eleitoral tomando por base parecer do Ministério Público, que por manifestação de todos os quatro promotores eleitorais de Montes
Claros, decidiu recomendar o registro de sua candidatura.
Ao reafirmar que é candidato a prefeito nas eleições deste ano, Athos Avelino se disse tranqüilo, uma vez que o posicionamento da juíza é isolado. Além de contrariar o posicionamento do Ministério Público, sua decisão foi contra a orientação dos Tribunais Superiores, tendo inclusive o Tribunal Superior Eleitoral, a mais alta instância do País em matéria eleitoral, já decido que o candidato encontra-se em situação plenamente regular, permitindo sua disputa no pleito eleitoral. A punição pela participação no evento evangélico já foi cumprida.
Ainda no cenário da disputa jurídica, a assessoria de Athos Avelino lembra que Jairo Ataíde está com solicitação de impugnação de candidatura, pesando contra ele irregularidade na aplicação de recursos na educação, enquanto ainda era prefeito.

Ana Maria Resende retorna à ALMG na quarta (1º)

Deputada Ana Maria.
A posse de Ana Maria Resende vai ocorrer na quarta-feira (1º/8/12), às 14 horas, durante a primeira Reunião Ordinária do Plenário após o recesso de julho. Com as mudanças, o PSDB passará de 12 para 13 parlamentares na Casa, e o DEM, de três para dois. Doutor Viana assume no novo cargo no TCE no mesmo dia, às 17h30. 
Casada com o deputado federal Jairo Ataíde (DEM), ex prefeito de Montes Claros e atual candidato a mesma vaga, Ana Maria nasceu em Belo Horizonte. Orientadora educacional, exerceu o mandato como deputada estadual na 15ª e 16ª Legislaturas (2003 a 2007 e 2007 a 2011) e na atual legislatura (17ª - 2011-2015) já ocupou a vaga de suplente. Foi professora, diretora e orientadora educacional da rede estadual de ensino e presidente da Associação de Promoção e Ação Social da Prefeitura de Montes Claros, em 1997.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Isaias prefere ficar longe da política de Montes Claros.

Segundo o jornalista Aldeci Xavier em sua coluna política no jornal O Norte, desde quinta-feira o juiz Isaías Caldeira não mais responde pela 317ª Zona Eleitoral em Montes Claros. Ele foi substituído pelo Juiz Marco Antônio Ferreira que vinha respondendo pela Justiça Eleitoral em São João da Ponte. 
Vale salientar que o pedido de permuta com o colega Marco Antônio foi feito pelo próprio juiz Isaias Caldeira junto ao TRE-MG. Por questões de ordem pessoal, entendeu que a mudança seria importante. Além de São João da Ponte, ele responderá pelo processo eleitoral em Varzelândia, Ibiracatu, Lontra e Japonvar. Aliás, também ficará responsável nestes municípios pelos processos criminais e cíveis. Vale salientar que Isaías continuará respondendo em Montes Claros pela 1ª Vara Criminal.

Novas moedas

O Banco Central do Brasil lançará em agosto duas moedas comemorativas de R$ 1 e R$ 5 em homenagem às Olimpíadas do Rio de Janeiro. A novidade foi divulgada nessa quinta-feira, e é fruto de uma parceria entre a instituição, a Casa da Moeda e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

Acidente com três mortes, envolvendo três carros, interrompeu a ponte Maria da Cruz/Januária, sobre o rio de São Francisco, por três horas

A ponte Maria da Cruz/Januária, sobre o rio de São Francisco, ficou interrompida por três horas, quarta à tarde, por causa de acidente envolvendo três carros. No acidente, três pessoas morreram e outras três ficaram feridas. Segundo a PM de Januária, um carro Celta ficou parado no meio da ponte com o motorista alegando que houve problema mecânico. Um Voyage, usado como táxi, que vinha de Januária para Montes Claros com quatro ocupantes de uma mesma família, ao desviar do Celta, bateu de frente com um Gol, que viajava em sentido contrário. Morreram na hora o motorista do táxi, Raimundo Wagner Azevedo Ferreira, de 41 anos, natural de Januária, uma passageira do táxi, Maria José Severo, de 30 anos, e o motorista do Gol, Zaqueu Ferreira França, de 46, que era instrutor de autoescola em Montes Claros e viajava sozinho. Outros três passageiros do táxi (Guilherme da Silva de Jesus, de 13 anos, Gilmar Bezerra de Jesus, de 35, e Larissa de Jesus de 11) ficaram gravemente feridos e foram internados em hospitais de Januária e Montes Claros. A família que estava no táxi passava férias em Itacarambi e voltava para o interior de São Paulo.

Governo anuncia redução na conta de energia elétrica.

A energia mais cara do Brasil
Governo Federal abre mão de impostos, mas governo mineiro continua a super onerar a conta da Cemig.

Ao contrário da "Era das Trevas Tucana", o governo Dilma está anunciando enviar, ainda em agosto, uma Medida Provisória ao Congresso propondo a retirada de alguns encargos incidentes sobre a conta de energia elétrica visando barateá-la em 10%.
Com isso, espera levar ao consumidor a mesma facilidade verificada na geração dessa energia, reconhecida pelo Ministério das Minas e Energia como uma atividade barata, que só encarece para o consumidor por conta desses obstáculos. O ministro Edison Lobão informou que o governo acabará com pelo menos três encargos setoriais que oneram a tarifa de energia elétrica: a Conta de Consumo de Combustíveis, a Reserva Global de Reversão e a Conta de Desenvolvimento Energético. Os valores que deixarem de ser arrecadados serão cobertos pelo Tesouro. O Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica também deverá ser extinto. O ministro informou também que as concessões do setor, que vencem a partir de 2015, serão renovadas.
O objetivo das medidas é fazer com que os custos da energia, caindo substancialmente, possa a indústria brasileira ser cada vez mais competitiva. O setor industrial comemorou o anúncio.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Lixões com prazo para acabar.

Lixão de Monte Azul MG. Prefeitura manda colocar fogo para diminuir quantidade.
Poucos municípios entregam planos e prefeito atual pode ser penalizado.
O prazo para a entrega do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos expira no dia 2 de agosto. Porém, segundo estimativa da Confederação Nacional dos Municípios, mais da metade dos municípios brasileiros ainda não elaboraram os planos de gestão de resíduos. Sem ele, os municípios não podem pedir recursos da União para cuidar dos lixões e limpeza urbana.
A Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), demorou 19 anos para ser votada no Congresso. O desafio de acabar com os lixões, implementar planos de logística reversa e responsabilidade compartilhada entre cada integrante da cadeia produtiva (empresas, governo e consumidores) não justifica quase duas décadas para a matéria virar instrumento jurídico, mas a implementação da lei, tendo como primeiro teste a apresentação dos planos das prefeituras periga transforma-la em letra morta.
“O pessoal tinha outras demandas e foi deixando de lado. Agora o prazo está se esgotando e a maioria não elaborou [o projeto] (...) De acordo com a legislação, até 2014 devem ser eliminados todos os lixões do Brasil. Para isso, será preciso implantar aterros sanitários, o que não se faz da noite para o dia. As cidades e estados que não tiverem plano de gestão não vão poder solicitar recursos para fazer isso”, afirmou Saburo Takahashi, gerente de projetos da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, em entrevista à Agência Brasil.
Enquanto o representante do ministério do Meio Ambiente afirma que não haverá recursos da União caso as prefeituras não cumpram o prazo estipulado, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziluldoski, reclama justamente da falta de auxílio financeiro para que as prefeituras cumpram as determinações. Segundo ele, serão necessários R$ 70 bilhões para transformar todos os lixões em aterro sanitário até 2014. “Isso equivale à arrecadação conjunta de todos os municípios do país. Quando acabar o prazo, os prefeitos estarão sujeitos a serem processados pelo Ministério Público por não terem cumprido a lei”, disse.
João Gianesi Netto, vice-presidente da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP), avalia que faltou capacitação e conscientização. “Alguns [Não criaram o plano] por ignorância, outros por desconhecimento técnico. Em muitos municípios de pequeno e médio porte, a destinação dos resíduos é gerenciada por pessoas que não têm a formação adequada”. afirma.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico – 2008, 50,8% dos municípios brasileiros ainda recorrem a vazadouros a céu aberto, conhecidos como lixões, como destino principal de seus lixos. A dificuldade de tornar a Lei de Resíduos Sólidos uma política pública eficiente vai da liberação do orçamento a vontade política dos gestores públicos de solucionar o problema.
Só para se ter uma ideia, resíduos sólidos domiciliares e/ou coletados nas ruas, em 2008, foram da ordem de 183.488 toneladas por dia, segundo o IBGE.
Acabar com os lixões “é uma impossibilidade prática se levarmos em conta a realidade nacional”, opina Oscar Graça Couto, o diretor jurídico do Instituto Brasil-PNUMA, em entrevista a repórter Fabíola Ortiz no ano passado. Eis um tema quente para as eleições municipais de 2012.
O Eco, Com Informações da Agência Brasil.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Esperma clareia os dentes, diz pesquisadores de Cambridge.

Os pesquisadores da University of Cambridge que publicaram na edição de janeiro da Revista Science um estudo que aponta o sêmen humano como eficiente clareador dental. A pesquisa foi realizada com um grupo de 2.000 mulheres entre 16 e 46 anos e apresentou níveis de clareamento dental semelhantes aos alcançados com o uso do peróxido de carbamida.
Os dentistas responsáveis pela pesquisa não indicam o uso indiscriminado do sêmen humano para esta finalidade, pois o mesmo além de ser vetor de contaminação de diversas DST´s é também dotado de elevados níveis de calorias, o que comprometeria uma dieta equilibrada.
A técnica de clareamento dental a base de sêmen exige que a pessoa deixe o liquido seminal na boca por um intervalo de 15 a 20 minutos para alcançar os níveis plenos de eficiência. A Drª Tiffany Gollinger Field revela no estudo que as mulheres pesquisadas fizeram o tratamento 3 vezes por semana durante 21 dias, e obtiveram níveis de clareamento na ordem de 46%, alcançando assim a tonalidade marfim nigeriano.
Algumas faculdades já pretendem incrementar na grade curricular técnicas de abordagem ao paciente e posterior aplicação do material na área de trabalho. Mas tudo ainda é muito novo e nenhuma quis comentar sobre o assunto.
A grande novidade para o Brasil é que a Colgate já pensa em implantar esta técnica em sua linha de produtos Max White. A Colgate-Palmolive Brasil aguarda apenas um parecer da ANVISA para começar os testes com humanos.

Aécio começa perdendo na eleição de Patrus, por 14 x 1

A executiva nacional do PSD (chamado partido de Kassab), por 14 votos a 1, referendou a decisão de intervir na capital mineira para apoiar a candidatura de Patrus Ananias (PT).
O único voto contrário foi da senadora Katia Abreu (TO).
A decisão é uma derrota política do senador Aécio Neves, pois o PSD em Minas é aliado do governador tucano Anastasia, e o senador obriga as lideranças locais do partido a apoiar seu candidato Márcio Lacerda (PSB), inclusive apelando ao tapetão da justiça eleitoral. Quem dará a palavra final é o TSE.
Por trás da decisão, tem também o dedo do tucanato paulista comandado por José Serra (PSDB), aliado de Kassab, interessado em enfraquecer a liderança de Aécio. O pano de fundo é a disputa para ver quem será o candidato tucano em 2014: Serra ou Aécio. Se Serra conseguisse vencer em São Paulo, se cacifaria para impor sua candidatura, por isso Aécio dá o troco e sempre que vai a São Paulo espalha aos quatro ventos que Serra poderá ser candidato em 2014. Diz, nas entrelinhas, que o tucano paulista abandonará a prefeitura em 15 meses, se for eleito novamente.

Sansung cria máquina fotográfica que tira fotos em relevo e grava áudio para cegos

Segundo o criador da câmera, segurá-la à altura e contra a testa proporciona o melhor ângulo para captura da imagem
O conceito pode soar estranho, mas o designer chinês Chueh Lee levou o desafio adiante e criou uma câmera fotográfica para deficientes visuais. A Touch Sight é um dispositivo que possibilita que deficientes visuais registrem momentos e se recordem deles através de um "monitor" em braile capaz de gerar imagens 3D dos objetos fotografados, de modo que o usuário possa sentir a foto.
Chueh Lee, da Samsung China, diz que a câmera tem capacidade de armazenar 3 segundos de áudio do ambiente em conjunto com a foto, ajudando a lembrar o momento do registro. As fotos podem ser compartilhadas com outros aparelhos ou armazenadas nele mesmo.
Segundo o site Yanko Design, Chueh concluiu que a melhor forma de usar a Touch Sight é segurando-a à altura e contra a testa, proporcionando assim um bom ângulo de captura da imagem.
Ainda não há estimativas de lançamento ou preço para o mercado consumidor.

Azulejos dos painéis de Yara Tupynambá são restaurados

O trabalho de transposição dos painéis da artista plástica montesclarense Yara Tupynambá para a Galeria de Arte do Espaço Político Cultural (EPC) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais avançou mais uma fase. Atualmente, cerca de 70 dos 1.590 azulejos que compõem a obra passam pelas etapas de nivelamento e reintegração, previstas para terminar ainda nesta semana.
Essa atividade consiste na união das áreas de quebra das peças e na reintegração de suas cores. Depois disso, os azulejos serão assentados nos painéis que formam a base da obra e, posteriormente, afixados na galeria. O trabalho de assentamento levará cerca de 15 dias e a previsão é de que as peças sejam inauguradas no novo local em 11 de setembro.
A Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza um laudo técnico que validará a afixação. “É uma forma de garantir que a estrutura existente sustentará a obra. Além disso, o laudo apresentará a melhor forma de afixar os painéis, garantindo segurança”, explicou Alessandra Rosado, restauradora e conservadora da UFMG e coordenadora executiva do projeto de transposição da obra.
O painel, de 18 metros de comprimento e 2,48 metros de altura, localizava-se no 2º andar do Palácio Inconfidência. A obra, de 1973, é tombada pelo patrimônio artístico e cultural de Belo Horizonte desde 2010 e retrata paisagens históricas, entre elas as cidades históricas mineiras.




terça-feira, 24 de julho de 2012

SES comemora Dia Mundial de luta contra as Hepatites de forma lúdica

Secretaria pretende conscientizar a população sobre as formas de contágio e a importância da vacinação contra a hepatite B
Para celebrar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais (28/07), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove no próximo sábado (28/07), de 9h às 15h, várias ações educativas na entarda principal do Mercado Municipal, em Montes Claros.
Dentre as atrações, que têm como objetivo alertar à população sobre as principais formas de transmissão das hepatites, principalmente a do tipo B, forma mais comum da doença, a SES-MG montará um salão de beleza.
O salão contará com dez manicures que irão fazer as unhas das pessoas e mostrar que com medidas simples, como por exemplo, não compartilhar a mesma lixa, esmalte e alicate (a não ser depois de esterelizá-lo) é possível prevenir a doença.
Também estarão disponíveis estandes, onde serão distribuídos informativos acompanhados de kits para manicures (borrifador, toalha descartável, algodão, álcool em gel, frasqueira e creme) e para o cidadão (lixa, pau de laranjeira, alicate e esmalte).
A secretaria também realizará a vacinação de todas as pessoas de zero a 29 anos e das que se enquadram nos grupos considerados vulneráveis: profissionais do sexo, profissional de saúde, caminhoneiros, profissionais de beleza, grávidas, gays, lésbicas, bombeiros e policiais, etc.
Hepatites
As hepatites virais são doenças que provocam a inflamação do fígado. Na maioria das vezes não existem sintomas e as hepatites passam despercebidas. Em alguns casos ocorre cansaço, falta de apetite, enjoo, vômito, urina escura, pele e olhos amarelados (icterícia) e fezes esbranquiçadas.
______________________________________________________
Evento: Ação em Comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais
Local: Entrada principal do Mercado Municipal de Montes Claros
Data: Sábado, 28/07/2012
Horário: das 9h às 15h

Minas é Muitas visita Matias Cardoso, neste domingo (29)

Matias Cardoso é a última cidade, entre as quatro que participam do Projeto Cidadania Ribeirinha, a receber a visita do programa Minas é Muitas, da TV Assembleia, que vai ao ar neste domingo (29/7/12), às 19 horas. Nos últimos meses, o programa já visitou Itacarambi, Pedras de Maria da Cruz e Manga, que também fazem parte do projeto, que busca contribuir para a revitalização da Bacia do São Francisco e melhorar as condições de vida dos ribeirinhos.
Matias Cardoso, no Norte de Minas, é um município de quase 10 mil habitantes, que surgiu nos primórdios do Estado. No fim de 2011, para marcar o reconhecimento à cidade que abrigou o primeiro vilarejo mineiro, uma emenda à Constituição instituiu o Dia das Gerais, comemorado em 8 de dezembro, data em que a capital do Estado é transferida simbolicamente para Matias Cardoso.
Um exemplo do importante patrimônio histórico da cidade é a igreja Matriz, construída entre 1670 e 1673, antes do ciclo da mineração e que hoje precisa ser restaurada.
O programa conta ainda com a participação do antropólogo João Batista Costa, que fala do significado do Norte de Minas para a consolidação da cultura mineira. O Minas é Muitas apresenta também a história de um médico e de um motorista de ônibus, dois profissionais que precisam enfrentar duas horas de viagem de terra para exercerem seus ofícios em Gado Bravo, pequena comunidade de Matias Cardoso.
Em Montes Claros, a TV Assembleia é transmitida pelos canais 36 (UHF) da TV aberta e pelo canal 20 da TV a cabo. 
Em caso de dúvida ou se a TV Assembleia estiver fora do ar em seu município, ligue 0800-707-1779, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Record investiga presidente do Ibope e faz ligação com a Globo

Montenegro, negocios excusos com a direita e o P.I.G.
O presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, foi personagem da reportagem especial da última edição do 'Domingo Espetacular'. De acordo com a emissora, a matéria "investigou os negócios sombrios de um dos homens mais ricos do Brasil". Assinada por Amaury Ribeiro Junior, a apuração citou a ligação do executivo com outras empresas e afirmou que "ele é suspeito de chefiar um esquema ilegal".
Durante a reportagem, declarações "polêmicas" do empresário foram citadas e funções da companhia GRV Solutions, na qual ele tem ligação, foram explicadas. Segundo o vídeo, a empresa responsável pela tarifa de "gravame" (restrição que garante que um veículo financiado não seja vendido sem ter sido quitado) tem Montenegro como sócio e atua ilegalmente, de acordo com a Record, já que assume algo que deveria ser feito pelo poder público.
"Falta esclarecer de que forma um serviço de interesse público foi parar sem licitação nas mãos de um homem que controla as pesquisas eleitorais", disse a matéria. Para produzir o material, com duração de 16 minutos, a Record não entrevistou Montenegro, mas enviou perguntas às empresas ligadas ao presidente.
O Ibope possui diversos clientes, porém, apenas a Globo foi citada durante o especial da Record.
Redação Comunique-se

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Dilma lança PAC Mobilidade Médias Cidades

No lançamento de um programa para obras de mobilidade em 75 municípios de médio porte, a presidente Dilma Rousseff destacou nesta quinta-feira a possibilidade de usar o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que permite a realização de licitações de modo flexibilizado. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades prevê recursos de R$ 7 bilhões para municípios com população entre 250 mil e 700 mil habitantes.
"Nós alteramos vários procedimentos para acelerar as obras. Queria lembrar que como é PAC, incide sobre essas obras todo aquele processo de simplificação que se caracterizou como RDC", destacou a presidente em breve pronunciamento na abertura da reunião com os prefeitos. Ela sancionou hoje a lei que estende as obras do PAC o novo regime de licitação.
A presidente afirmou que será dado prioridade aos projetos que estejam em "fase avançada de elaboração". O objetivo é permitir "resultados o mais rápido possível". Ela destacou que o programa vai gerar empregos e renda nos municípios e melhoria na vida dos habitantes dessa cidade. "Queremos garantir transporte público coletivo de qualidade e melhorar a condição de vida das pessoas", disse.
Cada município ou estado pode apresentar até dois projetos solicitando recursos do PAC Mobilidade Médias Cidades e a prioridade é para projetos em andamento. A inscrição deverá ser feita em formulário eletrônico, disponível na página do Ministério das Cidades na internet, a partir do dia 23 de julho até 31 de agosto. A lista de cidades selecionadas será divulgada no dia 14 de dezembro. A contratação das obras e serviços está prevista para o início de 2013.
A cerimônia não foi transmitida pela TV pública, NBR, como normalmente ocorre nos eventos com a participação da presidente.

Assessora da CPI demitida recebe convite da Playboy.

A CPI do Cachoeira enfim produziu sua primeira vítima. Não se trata de governadores enrolados com a Delta, nem de prefeitos amigos de Carlinhos Cachoeira. A assessora parlamentar Denise Rocha, que causou comoção na comissão em função de seus atributos físicos, será demitida do gabinete do senador Ciro Nogueira. O motivo foi a enorme exposição conquistada pela advogada após o vazamento de um vídeo caseiro [aqui] com cenas de sexo. Há três semanas, nenhum tema é tão comentado na CPI quanto as imagens que passaram de celular em celular, de pendrive em pendrive, de tablet em tablet.
- É uma situação complicada, não vejo condições de ela desempenhar o trabalho dela depois disso. Porque ela trabalha nas comissões, não é dentro do gabinete - explicou o senador Ciro Nogueira (PP-PI).
Denise, no entanto, não deve ficar de mãos abanando. Pouco após o início da CPI, um emissário da revista Playboy a havia procurado. Naquele momento, a assessora rejeitou de pronto a proposta. Com o surgimento do vídeo, na última sexta-feira a revista fez nova investida. Aos 30 anos, praticante de fisiculturismo e com algumas intervenções cirúrgicas para maximizar os predicados que Deus lhe deu, Denise foi aconselhada por amigos a aproveitar a oportunidade de saltar para a fama.
Segundo colegas, no ano passado ela teria sido convidada para participar da prova "Afogando o Ganso" do programa Pânico da TV, mas rejeitou justamente pela incompatibilidade com o cargo que ocupava. Agora, fora do Senado, não haveria mais impedimento. Apesar de ter rejeitado a oferta do Pânico, Denise já teve seus quinze minutos de fama em maio deste ano, quando foi flagrada circulando com Romário em um hotel de Teresina. O encontro, revelado pelo jornal EXTRA, ocorreu quando Romário foi à cidade participar de um jogo festivo. Apesar de os dois negarem o romance, Denise chegou ao hotel no carro do artilheiro e subiu junto com ele no elevador, carregando seu paletó.
Na terça-feira, em entrevista ao jornal, Denise prometeu processar os autores do vazamento do vídeo:
- Não sei o que é esse vídeo. Não vi. Estou tomando medidas judiciais. É o meu trabalho. Eu estou ali para advogar, não estou para palhaçada - reagiu Denise, que tem um escritório de advocacia em Brasília.
O trabalho da polícia, no entanto, não será dos mais simples. Em função da prisão dos autores do vazamento do vídeo da atriz Carolina Dieckmann, boa parte dos integrantes da CPI evitou passar as imagens por e-mail.

UPDATE: Atendendo a pedidos, links para download do vídeo onde assessora faz sexo com servidor do senado:

DOWNLOAD  - Turbobit
DOWNLOAD  - Depositfiles

Montes Claros está fora do PAC da Mobilidade que vai dar R$ 7 bi a 75 cidades de porte médio.

O governo Dilma anuncia hoje investimentos de R$ 7 bilhões em mobilidade urbana para 75 cidades de médio porte, com população entre 250 mil e 700 mil habitantes. Ao todo, 22 cidades paulistas serão contempladas com obras como metrô, VLTs, corredores de ônibus e outros destinados a melhorar a infraestrutura de transporte urbano de massa.
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades, como vem sendo chamado, beneficiará municípios em 18 Estados. A presidente Dilma Rousseff pretende anunciar os recursos para obras de infraestrutura em transporte urbano em reunião para a qual foram convidados os 75 prefeitos. Eles terão de apresentar projetos que passarão por seleção no Ministério das Cidades.
Verbas.
 O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), informou que a pasta vem melhorando a execução orçamentária e já empenhou R$ 10,3 bilhões do orçamento de R$ 22,7 bilhões previsto para este ano - que deverá ser totalmente utilizado. Ele admite alguns atrasos "fortuitos" nas obras da Copa-14, mas diz que as soluções estão em curso.
Projeto VLT Montes Claros
A Oscip Amigos do Trem Baiano tem procurado apoio político para seu projeto de VLT- Veiculo Leve sobre Trilhos ( ou metrô de superfície) que contempla a cidade com a urbanização do entorno ferroviário implantando ciclovias e acessos elevados, além de jardins e passagem de nível para pedestres em diversos trechos ás margens da linha do trem que corta a cidade.
No projeto há diversas estações, tipo tubular, para atender a diversos bairros em um percurso de 18 kilometros de trilhos. São elas: estação Ponte Branca, estação São Judas, estação Villeforte, estação Parque de Exposições, estação Avenida Minas Gerais, estação  Distrito Industrial, estação João XXIII, estação Funorte e estação Toledo. Também transforma a estação ferroviária local em uma parada para o VLT.

Indonésia condena homem a 2,5 anos de prisão por ter escrito no Facebook que Deus não existe

O CI (Center for Inquiry), uma organização de humanistas e ateus, colocou na internet uma petição  com o objetivo de convencer o presidente Barack Obama a pedir ao presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, a libertação de Alexander Aan (foto), 31, que foi condenado a 2,5 anos de prisão por escrever no Facebook que Deus não existe. A petição tem de obter 25.000 adesões até 16 de agosto. 
Depois de se livrar do risco de linchamento, Aan foi preso em janeiro deste ano sob a acusação de blasfêmia. Na internet, ele também escreveu que Maomé teve relações sexuais com a empregada da mulher dele, o que agravou a sua situação. 
Paul Fidalgo, diretor de comunicação de CI, disse que Aan corre risco de morte. O indonésio já teve de ser transferido de prisão uma vez porque os detentos passaram a agredi-lo quando descobriram que tinha sido preso por ser ateu. 
Sem se referir ao caso de Aan, Yudhoyono disse que a Justiça respeita o direito de descrença, desde que os ateus “não incomodem os religiosos”. 
A maioria da população de 236 milhões da Indonésia é muçulmana. As religiões minoritárias são budismo, hinduísmo, catolicismo, protestantismo e confucionismo. O governo de Yudhoyono já foi acusado de perseguir os católicos, com o fechamento de igrejas. 
Apesar do otimismo do CI, são poucas as chances de o Obama ou mesmo a Casa Branca interceder a favor de um ateu preso na Indonésia neste ano de eleições presidenciais nos Estados Unidos.