quarta-feira, 25 de julho de 2012

Azulejos dos painéis de Yara Tupynambá são restaurados

O trabalho de transposição dos painéis da artista plástica montesclarense Yara Tupynambá para a Galeria de Arte do Espaço Político Cultural (EPC) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais avançou mais uma fase. Atualmente, cerca de 70 dos 1.590 azulejos que compõem a obra passam pelas etapas de nivelamento e reintegração, previstas para terminar ainda nesta semana.
Essa atividade consiste na união das áreas de quebra das peças e na reintegração de suas cores. Depois disso, os azulejos serão assentados nos painéis que formam a base da obra e, posteriormente, afixados na galeria. O trabalho de assentamento levará cerca de 15 dias e a previsão é de que as peças sejam inauguradas no novo local em 11 de setembro.
A Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza um laudo técnico que validará a afixação. “É uma forma de garantir que a estrutura existente sustentará a obra. Além disso, o laudo apresentará a melhor forma de afixar os painéis, garantindo segurança”, explicou Alessandra Rosado, restauradora e conservadora da UFMG e coordenadora executiva do projeto de transposição da obra.
O painel, de 18 metros de comprimento e 2,48 metros de altura, localizava-se no 2º andar do Palácio Inconfidência. A obra, de 1973, é tombada pelo patrimônio artístico e cultural de Belo Horizonte desde 2010 e retrata paisagens históricas, entre elas as cidades históricas mineiras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário