quarta-feira, 4 de julho de 2012

Rio Acima, a 40 quilômetros de Belo Horizonte, inaugurou sábado o Trem das Cachoeiras

Rio Acima, a 40 quilômetros de Belo Horizonte, inaugurou sábado o Trem das Cachoeiras, que deve servir o público no dia 28. Mas há quem critique o percurso, considerado pequeno.
Máquina de quase 90 anos foi restaurada e volta à cena, agora como integrante de um novo trem turístico.
Elisabeth nasceu em Berlim em 1924. Com 88 anos, é apenas dois mais velha que a quase xará Elizabeth II (a rainha da Inglaterra) e tem muita história para contar. Labutou nas lavouras da Alemanha, até chegar ao Brasil na década de 1940, quando trocou o rigor do frio germânico pelos dias mais claros e quentes de Tïmbó, na Paraíba, onde passou a trabalhar no transporte de cana-de- açúcar num engenho. Ela é filha de Orenstein & Koppel, que foi a maior fábrica alemã de máquinas para a indústria ferroviária.
Arrematada num leilão, Elisabeth – que há anos curtia sua aposentadoria – resolveu mudar de atividade e entrar de vez no mundo do turismo, atividade que, ouviu dizer, só tem a crescer. Depois de passar por restauração em Pindamonhagaba (SP), chegou no dia 18 de junho para uma série de testes. E desde sábado virou, oficialmente, a maria-fumaça do Trem das Cachoeiras, parte de uma composição com mais três vagões, em Rio Acima, cidade de nove mil habitantes, a 40 quilômetros de Belo Horizonte.
Segundo Álvaro Azevedo, secretário de planejamento de Rio Acima, o Trem das Cachoeiras funcionará para o público em geral aos sábados, domingos e feriados (em sete horários por dia), sendo que a previsão é para começar no dia 28. Ele percorrerá, a uma velocidade máxima de 15 km/h quilômetros por hora, margeando o Rio das Velhas, um trecho total de sete quilômetros (ida e volta), em pouco mais de meia hora para todo o percurso. Apesar do nome, só passa por uma cachoeira, mas a denominação é em função do fato de Rio Acima ter dezenas de quedas d’água, num ambiente rural com muito verde.
Para Azevedo, a locomotiva vai dar nova vida à cidade. "Essa é uma opção nova de entretenimento e lazer para a população local e turistas. Estamos gerando qualidade de vida para as pessoas que moram aqui", acredita. Segundo ele, o trem não se resume apenas a passeios de meia hora, mas vai agregar valores ao município, gerando renda e empregos. No entanto, o secretário admite que a cidade precisa melhorar muito para oferecer uma infraestrutura melhor no tocante ao acolhimento de turistas, principalmente em hospedagem e alimentação.
Como contrapartida, ele cita os imensos mananciais de água, áreas verdes e as dezenas de cachoeiras que formam um imenso patrimônio natural. Ainda de acordo com Azevedo, os carros são muito seguros e atendem às exigências da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Com capacidade total de 140 passageiros, terá tripulação formada por três comissárias (ou ferromoças, uma para cada vagão), foguista e maquinista, além do agente de estação e auxiliar de bilheteria, que não embarcam. Sayonara de Andrade, 25 anos, é uma das comissárias e se diz animada com o novo emprego. Ela explica que seu trabalho será de monitorar o vagão, dar explicações sobre o trem e vender sucos, refrigerantes e lanches rápidos.
Aproveitando o fato de que Rio Acima já tinha uma estação, inaugurada em 1890 e desativada há 10 anos, o empresário Flávio Garcia Iglesias Fernandes teve a ideia de implantar o trem turístico em 2007. Ele solicitou à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) um estudo de viabilidade para implantar passeios turísticos desse tipo na cidade. "A intenção foi trazer mais uma atração para o município, que tem como âncora o ecoturismo, com dezenas de cachoeiras. O trem vai puxar o movimento turístico da região", disse.
Para o comerciante Maurílio Soares, proprietário do bar e restaurante O Rei do Pão de Alho, que fica bem próximo da estação, a inauguração é muito bem-vinda. “Acredito que o comércio vai melhorar com a presença dos turistas, que deve ir aumentando aos poucos. É bom para a cidade”, disse. Já o também comerciante Sidney Santos, do ramo de supermercados, critica o fato de o percurso ser tão pequeno. “Isso é quase nada. O trem poderia ir também para Nova Lima e Itabirito, como era antes. Mas, desde que a antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA) foi extinta, os novos donos deixaram muitas linhas abandonadas e elas se perderam. Um passeio de trem com um percurso maior, como para as cidades que falei, seria muito mais atrativo. Não sei se esse vai colar”, analisou. 
Como antigamente
Foram investidos cerca de R$ 3 milhões no projeto, com reformas da linha férrea e da estação, contratação dos estudos de viabilidade e implantação, compra dos carros de passageiros e a construção da garagem que vai abrigar o trem. A ideia é que, quando o passageiro chegar para o passeio nos fins de semana, seja recebido por uma atração local (musical ou folclórica) na estação ferroviária. Antes de entrar no trem, o bilheteiro vai marcar a entrada do passageiro, como se fazia antigamente. Os funcionários também usarão roupas de época. O preço dos bilhetes vão variar entre R$ 20 e R$ 28.
Outros trens turísticos de minas
Ouro Preto – Mariana
• Funcionamento: de sexta a domingo
• Saídas (Mariana): 8h30 e 14h
• Saídas (Ouro Preto): 10h e 15h30
• Preço: R$ 25 (ida) e R$ 40 (ida e volta). Crianças de 6 a 10 anos e maiores de 60 anos pagam meia.
• O passeio dura cerca de uma hora.

São João del-Rei – Tiradentes
• Funcionamento: de quinta a domingo a partir da segunda semana de julho.
• Saídas (São João del-Rei): 10h, 12h (em dias especiais) e 15h
• Saídas (Tiradentes): 11h (em dias especiais), 13h e 17h
• Preço: R$ 30 (ida) e R$ 50 (ida e volta). Estudantes, crianças de 6 a 10 anos e maiores de 60 anos pagam meia.
• O passeio dura cerca de 40 minutos.

Trem da Serra (Passa Quatro – Coronel Fulgêncio)
• Funcionamento: sábado e domingo
• Saídas (Passa Quatro): Sábados às 10h e 14h30 e domingos às 10h.
• Preço: R$ 30. Crianças até 5 anos não pagam.
• O passeio dura cerca de duas horas. O trem para por 15 minutos na estação Manacá, onde os passageiros podem visitar uma feira de artesanato. Depois de 12 quilômetros percorridos, chega à estação Coronel Fulgêncio e retorna.

Trem das Águas (São Lourenço – Soledade de Minas)
• Funcionamento: sábado e domingo
• Saídas (São Lourenço): Sábados às 10h e 14h30 e domingos às 10h
• Preço: R$ 35 (vagão tradicional) e R$ 45 (vagão especial, com banco estofado e degustação de queijos, doces e vinhos).
• O passeio dura cerca de duas horas. O trem para em Soledade de Minas e os passageiros podem visitar o museu ferroviário e uma feira de artesanato.

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