quinta-feira, 5 de julho de 2012

Fórum discute Políticas Públicas Inteligentes em Montes Claros

Evento propõe estratégias de controle populacional de cães e gatos
Numa mobilização inédita de várias ONG’s, será realizado em Montes Claros no próximo dia 12 de julho o I Fórum de Políticas Públicas Inteligentes. O evento, que é realizado pelas ONGs Instituto Vida Animal (IVA), Apelo Canino e Grupo de Amparo aos Animais, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), apresenta soluções eficientes para problemas considerados antigos no município de Montes Claros. O Fórum acontece no salão de eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no bairro Ibituruna.
O Fórum focará o tema “Bem-Estar Animal e seu impacto na Saúde Pública”. De acordo com os coordenadores, a especialista em Gestão de Projetos e MBA em Gestão empresarial, Anne Almeida, e o zootecnista e professor doutor em Bem-estar Animal pela UFMG, Délcio Rocha, além do tema principal, serão abordadas políticas de controle populacional de cães e gatos, sua proteção e bem-estar, assim como, estratégias de controle e combate a doenças que têm estes animais como reservatórios ou transmissores.
Conselho Municipal
No evento serão apresentados projetos realizados pelas ONGs, em parceria com a UFMG e Prefeitura Municipal de Montes Claros. A palestra principal será da diretora da Secretaria de Saúde de Florianópolis, Drª Maria da Graça Dutra, que apresentará trabalho desenvolvido frente à prefeitura da cidade, que se tornou referência nacional e internacional na área de saúde pública.
Na ocasião, haverá ainda a posse do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal de Montes Claros. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas previamente a partir de 10 de junho. Os certificados (opcional) serão enviados em até 30 dias após o evento, mediante a taxa de R$10 para despesas de registro na UFMG e correios.
Florianópolis é referência
Quebrando paradigmas e implantando políticas públicas mais inteligentes e eficientes, Florianópolis diminuiu os gastos na secretaria de saúde com o tratamento de doenças causadas por zoonoses, promoveu o bem-estar dos animais e da população da cidade.
Com um trabalho revolucionário na área de controle de zoonoses, tratando a raiz do problema, a prefeitura de Florianópolis obteve um grande impacto positivo na saúde pública do município. “O trabalho daquela prefeitura é considerado referência nacional, sendo visitada por mais de 40 prefeitos nos últimos anos. Tamanha ousadia que o tema de documentário de famoso diretor hollywoodiano, Todd Southgate, que será distribuído no mundo inteiro.
“Acredito que o Fórum seja uma ótima oportunidade para que o norte de minas aprenda com  o exemplo de Florianópolis, que se consolida como referência no tratamento direto de um problema social”, destaca o professor Délcio Rocha.
O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas previamente a partir de 10 de junho no site www.politicaspublicasinteligentes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário