domingo, 29 de julho de 2012

Em Capitão Enéa (MG) e Redenção (PA) prefeitos ameaçam blogueiros.

Equipe de O Globo é escoltada pela PF após ameaça de prefeito.
"Se alguém falar mal a fim de difamar, pode ser que amanhã ou depois esteja morto". Assim a repórter Carolina Benevides e o fotógrafo Marcelo Piu, do jornal O Globo, foram recebidos pelo prefeito e candidato à reeleição de Redenção (PA), Wagner Fontes (PTB). A equipe foi enviada à cidade para investigar fraudes envolvendo a prefeitura e foi ameaçada. O caso, que aconteceu na última segunda-feira, 23, foi repudiado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Prefeito confirma ter ameaçado blogueiro, que foi preso.
Prefeito sugeriu que equipe poderia "sofrer acidente"
Durante a entrevista, o prefeito afirmou aos profissionais do impresso que um blogueiro da região "sumiu" após ter alertado o rapaz sobre os textos publicados no site e a "injustiça que ele cometera" com o candidato. Em seguida disse que o blogueiro foi preso pois houve uma coincidência e ficou detido por tráfico de drogas.
As ameaças e insinuações de que a equipe poderia sofrer algum acidente ou, ainda, ser pega com algo ilícito foram denunciadas. A Polícia Federal protegeu os profissionais até que eles saíssem da região. Sobre o caso, a Abraji diz que precisa ser apurado com rigor. "A violência contra jornalistas no interior do Brasil é preocupante e configura um grave atentado à liberdade de expressão".
Blogueira agredida em Capitão Enéas.
Prefeito se dirige a blogueira, enquanto ela é fotografada.
Em Capitão Enéas o prefeito Reinaldo Landulfo Teixeira agrediu a blogueira Gerlice Nunes durante evento público, na presença dos candidatos do prefeito na próxima eleição. No evento Reinaldo Landulfo fazia entrega a estudantes, no ginásio polieportivo, dia 26 julho, de bicicletas do programa Caminhos da Escola, do Governo Federal.
Gerlice, através de seu blog http://capitao-eneas.blogspot.com.br, vinha denunciando que as bicicletas estavam nos fundos do prédio da prefeitura coberta por lona preta, e por lá ficou por oito meses.
A blogueira documentava o evento com sua câmera, quando o prefeito se encaminhou até sua pessoa e ameaçou. Reinaldo Chamou a polícia e acusou Gerlice de mandar meninos apedrejarem o ginásio, sendo suas testemunhas pessoas do grupo, mas outros presentes ao evento disseram ser inverdade por não verem ou ouvirem algo que pudesse ser pedras sendo jogadas.
Durante o imbróglio o prefeito municipal do município de Capitão Enéas, avançou na blogueira para tomar a câmera, que ficou preso ao pulso de Gerlice pela alça de nylon, causando hematomas confirmados por médico legista. A blogueira confirmou que foi ameaçada e que o prefeito disse ¨Que eu precisava respeitar mais as pessoas e que tomasse cuidado! Ficasse esperta!¨.
Após ter comparecido para depor nas duas representações policiais, uma feita por Gerlice e outra por Reinaldo, acompanhada por advogado a blogueira se deslocou ao fórum da comarca, em Francisco Sá, onde fez representação de Crime Eleitoral ao Ministério Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário