terça-feira, 5 de junho de 2012

Cachoeira do ¨Serrado¨, patrimônio ameaçado, será diagnosticado.

Uma das quedas da Cachoeira do ¨Serrado¨.
Nesse Dia Internacional do Meio Ambiente uma denuncia preocupa. A especulação imobiliária na Cachoeira do ¨Serrado¨.
A cachoeira do Serrado (com ¨S¨) é o ponto turístico mais conhecido e de maior beleza da Serra Geral no Norte de Minas, no município de Porteirinha. Serra Geral é como os locais denominam a Serra do Espinhaço no extremo Norte de Minas Gerais e Bahia. A cachoeira com três quedas consecutivas é formada pelo Rio Serra Branca, de águas perenes, que como outros rios e riachos que nascem nessa serra, molham a caatinga. Uma beleza de paisagem formada por águas cristalinas e geladas, correndo por um leito de pedras e areias claras. As quedas d água impressionam pela magnitude que recebe muitos visitantes.
Denuncias tem chegado aos órgãos competentes feitos pela população e por ambientalistas, que relatam uma série de crimes ambientais agravados pela especulação imobiliária. Especuladores tem comprados sítios dos pequenos agricultores locais e ¨fatiado¨, todos nas proximidades das margens do rio com extensão até suas águas.
Obras ás margens do rio feitas por pousada que explora o lugar.
As faixas de terra, com 10 metros de largura, são vendidas a pessoas que desejam uma casa de campo para finais de semana e lá constroem casas, barragens, quiosques, churrasqueiras, quadras e outras construções ilegais de serem feitas em área de preservação permanente. Tem-se ainda o agravante do uso indiscriminado da água, em uma região onde o recurso é limitado, para irrigar plantas exóticas e gramados que tomam o lugar das matas ciliares.
Pousadas estão sendo construídas nos mesmos moldes, e de forma mais agressiva, aproveitando o potencial turístico do lugar.
Diagnostico ¨in loco¨
Diante as denuncias um Perito Criminal Federal que atua na área ambiental estará no município durante o decorrer desse mês. Rafael Guimarães fará um diagnostico detalhado da situação ao longo do Rio Serra Banca e afluentes para o Ministério Público. O diagnostico será disponibilizado também para instituições preservacionistas com atuação na área. A população do município de Porteirinha e outras circunvizinhas, como Janaúba, Mato Verde, Catuti e Monte Azul, que visitam o lugar e estão vendo seus acessos restritos a cachoeira pelos novos proprietários apóiam a iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário