quarta-feira, 20 de junho de 2012

Roteiro de trem baiano homenageia Luiz Gonzaga

“Cantei todas as aves do Nordeste, os animais, os padres, os feiticeiros, os vaqueiros, os fazendeiros...” Em uma de suas mais célebres entrevistas, Luiz Gonzaga recorda as terras por onde passou.
O velho Lua, como era conhecido, deixou mais de 500 músicas que imortalizaram a fauna, a flora e os costumes nordestinos. Deixou também muitas imagens de lembrança: a inseparável
sanfona, o chapéu de cangaceiro, o sorriso do bem, a camisa de nuvem. Quem é que vai esquecer o Rei do Baião?
“Luiz Gonzaga foi um dos artistas mais importantes da música brasileira”, diz o crítico musical José Telles, do Jornal do Commercio (Recife). “Tem Gonzagão em Chico Buarque, Tom Jobim... Ele influenciou todo mundo.”
Em 2012, ano de seu centenário, celebrado em 13 de dezembro, diversas homenagens se espalham pelo país.
Uma delas parte da Bahia e revela aos turistas um pouquinho do Nordeste que o músico entoou. O Transbaião, um trem turístico concebido e desenvolvido pelo afilhado do músico, o deputado federal Luiz Argôlo, percorre em junho 13 municípios do Recôncavo Baiano, da região metropolitana e do litoral norte do estado: São Félix, Cachoeira, Conceição da
Feira, Santo Amaro, Candeias, Simões Filho, Camaçari, Dias D’Ávila, Mata de São João, Pojuca, Catu, Alagoinhas e Entre Rios. A malha ferroviária por onde o trem passa – um circuito de 272 quilômetros no total – estava desativada havia 31 anos e voltou a receber trens de passageiros no ano passado (a Ferrovia Centro-Atlântica é a concessionária da linha). “O objetivo é fazer desse novo roteiro cultural um dos maiores destinos turísticos do estado, movimentando a Bahia em junho assim como faz o Carnaval em fevereiro”, diz Argôlo.
Cada trajeto dura em média duas horas e é preciso se cadastrar no site do evento para concorrer à viagem no trem. O turista sai de Salvador em um ônibus até a estação ferroviária de partida, em um dos municípios contemplados pelo projeto, e desembarca em outra cidade da rota, de onde o viajante retorna à capital baiana, também de ônibus.
Tanto na cidade de partida quanto na de chegada há uma programação cultural que inclui cinema na praça, biblioteca itinerante, apresentações de grupos folclóricos, exposições e shows. Entre os artistas que devem se apresentar no roteiro do projeto estão Michel Teló, Zezé Di Camargo e Luciano, Luan Santana, Elba Ramalho, Dominguinhos, Fagner, Adelmário Coelho, Del Feliz, Flávio José e Frank Aguiar.
Em cada destino, alguns pontos merecem atenção. Em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, vale conhecer o conjunto de obras barrocas ao ar livre.
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a cidade abriga o mais importante acervo arquitetônico do estilo no estado, depois de Salvador. Vários dos
monumentos barrocos são, também, patrimônios religiosos, como a matriz de Nossa Senhora da Purifi cação, em Santo Amaro. É lá que acontece, todo mês de fevereiro, a tradicional lavagem da escadaria, com a participação de centenas de baianas.
No circuito que contempla a região metropolitana de Salvador (Simões Filho, Camaçari e Dias D’Ávila) tem mar, campo e história. Dias D’Ávila é conhecida pelas propriedades terapêuticas
de suas águas. Já Camaçari orgulha-se de suas tradições, com influências portuguesas, indígenas e negras, ao mesmo tempo que se consolida como um dos mais modernos polos de
desenvolvimento da Bahia. O município é, ainda, cultuado por suas praias e unidades de conservação ambiental. É lá que fica Arembepe, vila hippie que já recebeu visitantes ilustres nos anos 60, como a cantora americana Janis Joplin.
Belas paisagens e inventivas expressões culturais, como o samba de roda e o maculelê, também marcam presença no roteiro que contempla os municípios do litoral norte baiano (Mata de São João, Pojuca, Catu, Alagoinhas e Entre Rios). A região oferece, ainda, opções para quem curte aventura, como travessias em canoas rústicas.
Em Entre Rios, destino final do percurso, terra do cantor Lindú, do Trio Nordestino, está o Parque de Exposições, que leva o nome de Manoelito Argôlo, compadre de Luiz Gonzaga e um dos tantos nordestinos homenageados em suas músicas.
Confira mais detalhes sobre os roteiros e a programação musical no site: www.transbaiao.com.br.
Programação Transbaião:
8 e 9/6  - Salvador
16/6 -  Dias D’Ávila - Camaçari
17/6 -  Camaçari - Simões Filho
25/6 -  Conceição Da Feira - Cachoeira
26/6 -  Mata De São João - Pojuca – Catu - Alagoinhas (O Trem Irá Passar Sem Atividades Nos Municípios)
29/6 -  Catu - Alagoinhas
30/6 e 1º/7 Alagoinhas - Entre Rios (Parque Manoelito Argôlo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário