sábado, 9 de junho de 2012

Experiência africana na Copa do Mundo será relatada no Congresso de Jornalismo Investigativo

Alberto Bouchardet em Durban - Estádio Moses Mabhida
Uma das atrações do  7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é o jornalista do Zimbábue e editor do Fórum de Repórteres Investigativos Africanos (FAIR), Charles Rukuni. O grupo produziu um livro sobre casos de corrupção dos clubes de futebol e de governos para a Copa do Mundo de 2010. Organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o congresso convidou Rukuni para falar sobre os desafios, dificuldades e resultados do livro Killing Soccer in África, fruto de uma investigação internacional, na mesa  “FAIR – Desvendado o futebol na África” .
O FAIR é uma associação profissional que reúne mais de 200 menbros com atuação no jornalismo investigativo na África.  O projeto de “Killing Soccer” surgiu quando a organização decidiu fazer uma investigação mais profunda sobre o estado do futebol no continente, após um jornalista de Camarões ter sido intimidado a ponto de desistir da profissão. Ele trabalhava em uma história sobre o presidente da Confederação de Futebol da África, Issah Hayatou.
A investigação se baseou no questionamento "por que a África estava tendo um desempenho tão ruim nos jogos da Copa, enquanto os jogadores africanos obtinham tantas vitórias na Europa e em outros continentes?" Rukuni conta detalhes do projeto no 7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, de 12  a 14 de julho, na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.
Jacqueline Patrocinio no Comunique-se
Zakumi o mascote da Copa do Mundo 2010 na África do Sul
Em Johannesburgo, no estádio Soccer City

Nenhum comentário:

Postar um comentário