Os moradores das regiões metropolitana de Belo Horizonte e Central de Minas Gerais devem voltar a usar os trens como transporte público. A novidade se deve a um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para reativação de linhas férreas no transporte de passageiros, publicado pelo governo do Estado ontem, no "Diário Oficial Minas Gerais". O intuito é fazer a obra por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
As empresas têm prazo de até um mês, a partir da publicação da PMI, para manifestar interesse no projeto e fazer um estudo da viabilidade e custos. O edital para as obras está dividido em três lotes: o primeiro corresponde à reativação da linha ferroviária entre Sete Lagoas e Divinópolis, o segundo, entre a capital e Brumadinho, e o terceiro, entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete, com um ramal até Ouro Preto. "As ferrovias do Estado têm vários trechos abandonados há anos, que serão ótimas alternativas para a mobilidade urbana da cidade, já que nós sabemos que é grande a demanda de passageiros das regiões metropolitana e Central de Minas para a capital", disse o secretário de Estado de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira.
A malha ferroviária pertence ao governo federal, que segundo Silveira, já autorizou o uso dos trilhos para o transporte de passageiros de 21 cidades. A intenção do Estado é reaproveitar as linhas já existentes e criar novas, onde for necessário. Nas linhas por onde passa transporte de carga, o intuito é conciliar com o de passageiros. Segundo Silveira, o número e os locais das estações ainda não estão definidos e vão depender do estudo das empresas, que devem ficar prontos até 2013.
A previsão é que a licitação para as obras seja aberta até 2014. O investimento ainda não está definido, mas deve ficar na casa dos bilhões. "Nós queremos que seja um transporte de qualidade, que traga conforto aos usuários", disse Silveira.
A intenção é que os trens se integrem a estações de metrô, como as do Eldorado, Calafate, Gameleira, Carlos Prates, Horto e Barreiro. "Com isso, fica mais fácil os usuários chegarem também à região central de Belo Horizonte", acredita Silveira.
A intenção é que os trens se integrem a estações de metrô, como as do Eldorado, Calafate, Gameleira, Carlos Prates, Horto e Barreiro. "Com isso, fica mais fácil os usuários chegarem também à região central de Belo Horizonte", acredita Silveira.
Especialista. Para o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em tráfego urbano Davi Magalhães, a alternativa pode contribuir para solucionar os problemas no tráfego do Estado. "A região metropolitana já está muito sobrecarregada, e o transporte sobre trilhos pode ser mesmo uma ótima solução", disse Magalhães.
Demanda desconhecida.
O Estado ainda vai iniciar, nos próximos dias, um estudo da demanda de passageiros das regiões metropolitana e Central de Minas para a capital. O resultado vai ficar pronto dentro de quatro meses.
Jornal O Tempo
O transporte de carga e passageiros é o mais deficiente do mundo,o Brasil nao tem como escoar todos os produtos industrializados para exportacoes e fica dificil competir seus produtos e as estradas com pedagios ainda encarece mais com os tais pedagios que nao deveriam existir pois ja pagamos absurdos de IPVA. Se reativar as linhas vai aumentar ate o turismo e muitos empregos que nao existe vao aparecer. Minha opiniao vamos começar ja com a reativacao das linhas ferras e tomar conta para os policos nao desviem esses dinheiro pois ladroes de carteirinha eles sao.
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