terça-feira, 20 de outubro de 2009

ABC paulista ganhará Expresso Turístico

16/10/2009 - DCI

Visitar as belezas naturais de Paranapiacaba, a Vila Inglesa de Santo André no topo da Serra do Mar, ou conhecer suas várias construções de origem europeia como Castelinho, Viradouro e o Clube Lyra-Serrano, vai ficar mais fácil em poucos meses. Trens conduzidos por chefes vestidos a caráter, remetendo à década de 1950, farão parte do Expresso Turístico que ligará a Estação da Luz, no centro de São Paulo, à vila histórica de Paranapiacaba.

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais, retomou as tratativas junto à Secretaria de Transportes Metropolitanos quanto a reativação da linha que liga a atual estação de trem da Vila a Rio Grande da Serra. Desde 2002, ela vem sendo utilizada exclusivamente pela MRS Logística S.A., quando a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) a desativou por falta de demanda e cedeu a concessão para a empresa privada. Assim, o percurso do Expresso Turístico terá, no total, 47 km, indo da estação da Luz à Paranapiacaba, com parada na Estação da CPTM em Santo André. O tempo total estimado do trajeto é de 70 minutos e o valor cobrado será R$ 28, com tarifa reduzida para aqueles que embarcarem no ABC.

Inicialmente, os turistas terão como primeiras atrações o prédio histórico da Estação da Luz e a história da formação do bairro do Brás, predominantemente industrial durante o século XIX. A instalação de indústrias nos bairros paulistanos da Mooca e do Ipiranga e no ABC é o próximo ponto programado para o passeio.

Depois, o roteiro ganha um aspecto ambiental, com a passagem pelo do Horto do Guapituba, pela Estância Turística de Ribeirão Pires e por Rio Grande da Serra, onde a presença de áreas de manancial é marcante. Por fim, guias do AMA - Agentes de Monitores Ambientais de Paranapiacaba, darão mais detalhes acerca da vila inglesa durante o trajeto até a chegada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário