sexta-feira, 2 de outubro de 2009

MODERNIZAÇÃO DO CORONELISMO


O Coronelismo é símbolo de autoritarismo e impunidade. Suas práticas remontam do Caudilhismo e do Caciquismo que provêm dos tempos da colonização do Brasil. Ganhou força na época do Primeiro Reinado, chegando ao final do século XIX tomando conta da cena política brasileira. O coronelismo é entendido também como o Conjunto de ações políticas de caráter local, onde se aplica o domínio econômico e social para a manipulação eleitoral em causa própria ou de particulares. Fenômeno social e político típico da República Velha, caracterizado pelo prestígio de um chefe político e por seu poder de mando. Por deterem o poder econômico, enquanto mais necessitada a população local maior é o poder dos coronéis e piores seus ¨cães de guarda¨.

A descrição parece texto sair de uma pagina de um livro de história, desses distribuídos pelo governo atualmente ou encontrado na pesquisa do Google na internet. Mero engano. Embora estarmos vivenciando o século XXI o texto é uma descrição, uma tentativa de manutenção do poder em Monte Azul, cidade do Norte de Minas Gerais, e por incrível que possa parecer, situada na região mais desenvolvida de um pais que se diz respeitado pelo mundo globalizado em que vivemos

O fato é oficial pois esta gravado em vídeo particular e também pelo sistema de som da câmara municipal de Monte Azul, embora nem tudo o que se fala durante o uso da tribuna naquela casa é registrado na ata discutida na reunião seqüente como reclamou o vereador oposicionista Marcilio Soares na reunião da quinta feira primeiro de outubro. Reclamava o edil do não relato nos anais das palavras do diretor do sindicato dos servidores municipais de Monte Azul, Elson Hermógenes, o Maradona, quando reclamando do atraso de três meses no salário dos servidores contratados reclamou do alto numero de cargos de confianças com altíssimos salários e denunciou nepotismo e a existência de funcionários fantasmas e acrescentou ¨Se o prefeito não esta sabendo administrar, temos um vice¨ acenado aos vereadores com a possibilidade de casacão do democrata Joaquim Gonçalves Sobrinho, o Joaquim de Deja.
Agora, também fazendo uso da tribuna em reunião ordinária da casa, o vereador Francisco de Assis, situacionista, relata a retaliação que esta sendo vitima o sindicalista Elson, após seu posicionamento a favor dos servidores e de repudia aos atos da atual administração, embora tenha sido um ¨cabo eleitoral¨do atual prefeito. O vereador Di Assis afirmou ao microfone de que foi testemunha do momento em que Elson foi ameaçado de ser calado com um tiro de 12, em referencia a arma longa de grosso calibre. Advertiu também o vereador aos presentes, funcionários municipais em greve por falta de pagamento de salário, que serão perseguidos, retaliados e mesmo mandados embora, por estarem pressionando para recebimento de seus proventos.
Gravado em mídia moderna do século XXI atos do século XIX. E a maior prova que a mentalidade, não somente dos governantes mas também da maioria da população monteazulina, esta circunscrito aos meandros do século XIX é que oficialmente os fatos vivenciados pelos munícipes ainda não chegaram ao fórum da cidade, embora se arrastem precipício abaixo nos últimos quatro meses.O sindicato e o poder legislativo se não entendermos como omissos, seremos obrigados a rotula-los submissos. Falta de confiança nas leis e medo da 12.

2 comentários:

  1. Muito interessante esta postagem sobre a mordernização do coronelismo. Gostei muito mesmo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. se fude porra!
    kd a merda da foto do coronelismo?!

    ResponderExcluir