quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Instituições norte-mineiras se unem em defesa da vida


A necessidade de compartilhar a responsabilidade para enfrentar os problemas que atingem a sociedade brasileira, principalmente as comunidades mais carentes, foi tema do Fórum Internacional de Solidariedade Tecnológica, realizado na última quarta-feira, 07 de outubro, na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros.

O encontro reuniu representantes do Distrito 4760 do Rotary Internacional, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros, Unimontes, Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e Fundação do Vale do Gorutuba. Também participaram do fórum o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial da Argentina (INTI), Enrique Martinez, e o diretor do Centro de Tecnologias para a Saúde e Pessoas com Deficiência, Rafael Kohanoff.

Na abertura do evento, a governadora do Distrito 4760 do Rotary Internacional, Maria Inês Silveira Carlos disse que a maior contribuição que o Rotary pode dar aos municípios é trabalhar pela conscientização das entidades de classe e da população em geral na participação dos Comitês de Defesa da Vida. “A base de sustentação do Rotary é a responsabilidade social e queremos nos unir à iniciativa do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Saúde para fortalecer os Comitês de Defesa da Vida, que representam uma política pública cujos resultados dependem exatamente da co-responsabilidade e da participação efetiva da comunidade”, observa.
Edgardo Cáceres, Membro do Comitê Estadual de Defesa da Vida, disse que apesar de todo avanço tecnológico, milhões de pessoas, em todo mundo, ainda morrem por causa evitáveis e que a cooperação e solidariedade tecnológica são fundamentais para fortalecimento dos Comitês e redução dos índices de mortalidade. “É preciso que a tecnologia seja utilizada a favor da vida. Esse fórum é o marco de uma importante parceria firmada entre o Estado de Minas e a Argentina que vai construir experiências práticas que beneficiarão o Norte de Minas”, ressalta.

Tecnologia solidária
No dia 06 de outubro, o Governo de Minas, através das secretarias de Saúde, Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, Desenvolvimento Social e Extraordinária dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas firmaram um acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Tecnologia Industrial da Argentina. O acordo tem como objeto a união de esforços para criação e difusão de tecnologia solidária, de forma a impulsionar o desenvolvimento humano sustentável e integral do Brasil e Argentina.

No fórum, Cárceres apresentou os equipamentos tecnológicos desenvolvidos pelo INTI para facilitar a vida das pessoas com mobilidade reduzida, que poderão ser desenvolvidos no Norte de Minas, através da Unimontes e faculdades da região. “Ao falar em solidariedade tecnológica, estamos falando em compartilhar conhecimento que beneficiará o maior número de pessoas possível”, completa.

O presidente do INTI, Enrique Martinez falou sobre a atuação do instituto na economia social que tem como fundamento a construção coletiva do conhecimento e gestão compartilhada. “A assessoria tecnológica oferecida pelo INTI tem ajudado instituições públicas e empresas, principalmente de pequeno porte, a criar um ambiente favorável à inovação em áreas estratégicas. A partir desse acordo firmado entre Minas Gerais e o INTI, poderemos, por exemplo, compartilhar com a Secretaria de Estado de Saúde as tecnologias criadas para facilitar a acessibilidade de pessoas com deficiências visual, auditiva e motora”, avalia.

O vice-reitor da Unimontes e diretor do Hospital Universitário Clemente Faria, João dos Reis Canela disse que a universidade vai propor ao município a criação de um acordo para abordagem de pessoas com deficiência, totalmente subsidiado pelo SUS. “A proposta é que, ao receber o diagnóstico da deficiência auditiva, por exemplo, o usuário obtenha a prótese que o ajude a escutar. É preciso abrir as portas do serviço público para reincluir as pessoas com deficiências”, ponderou o médico.

Estratégia
No encerramento do fórum, o presidente da Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Norte de Minas (Fundetec), Alexandre Pires Ramos, disse que no próximo mês de novembro, uma comitiva formada por representantes de diversas instituições e empresas do Norte de Minas visita a Argentina para conhecer as inovações tecnológicas desenvolvidas pelo INTI. “A proposta é trazer para o Norte de Minas novas tecnologias que beneficiem todas as áreas. A meta é investir, primeiro, nos municípios da Serra Geral de Minas e, depois, estender esses benefícios para toda região”, conclui.

Assessoria de Comunicação Social
Gerência Regional de Saúde de Montes Claros
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais


Crédito foto: Jerúsia arruda/GRS-MOC

Nenhum comentário:

Postar um comentário