quarta-feira, 14 de outubro de 2009

BARRA MANSA NO CAMINHO DO TREM TURISTICO. Uma Luz no final do túnel para o trem baiano.


Depois de anunciar o convênio com o Ministério do Turismo, no valor de R$ 700 mil, para a reforma de 11 estações ferroviárias do trecho Barra Mansa - Ribeirão Vermelho, na segunda-feira, 5, representantes das prefeituras de Angra dos Reis, Rio Claro e Barra Mansa, se reuniram com Delmo Pinho, Subsecretário estadual de Transportes do Estado do Rio de Janeiro,e com Marcelo Spinelli , Presidente da FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), para discutir questões técnicas sobre a revitalização do Trem da Mata Atlântica.
Para o governo do estado, o trem, que interligará as regiões da Costa Verde e do Vale do Café, será uma importante ferramenta de estímulo ao turismo, além de um ícone de resgate cultural.

Na quinta-feira, 8,uma equipe de engenheiros da FCA, concessionária responsável pela operação e manutenção da via, realizaram uma inspeção na ferrovia, desativada desde 1996, para verificando se a linha está em condições de operar com o tipo de material rodante disponível.

Em maio, a Oscip Movimento Nacional Amigos do Trem, de Juiz de Fora, conseguiu a cessão, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), de quatro locomotivas a álcool, seis vagões de passageiros e três automotrizes (veículo autopropulsores), que estavam abandonadas, para colocar um trem de turismo na região. A Amigos do Trem pretende reformar duas automotrizes e um vagão restaurante e colocá-los em funcionamento no primeiro semestre de 2010. Barra Mansa será a próxima a receber o material rodante para reforma.

Estão previstas no projeto a construção de uma estação em Angra dos Reis e reforma da estação de Rio Claro, que será localizada na beira do cais Santa Luzia, onde são atracados os transatlânticos que levam milhares de turistas ao município todo ano e também a reforma de nove carros de passageiros para o trem turístico. Será preciso, no mínimo, um ano e meio para recuperar vagões que estão em condições precárias. A recuperação é feita de forma artesanal. Está sendo analisada a possibilidade de implantação de uma litorina até que os vagões sejam reformados. A empresa Helucan, foi contratada para reformar os vagões que serão utilizados no projeto
Esta sendo marcada a assinatura do protocolo de intenções entre poder público e empresas da iniciativa privada interessadas na reativação da ferrovia.

¨ A implantação do trem turístico traz benefícios sociais aos municípios por onde passam as cargas. Também é uma fonte de relacionamento com a comunidade que contribui com a imagem da empresa ", disse Roberto Teixeira, gerente dos trens turísticos da FCA. Ele contou, ainda, que a empresa mantém por conta própria dois roteiros nas regiões históricas de Outro Preto e São João Del Rei, em Minas Gerais, havendo outros 14 pontos mapeados para ali se implantar a atividade turística.

Os novos trens turísticos na malha da FCA podem ser implantados tanto pelas parcerias com as empresas de turismo ferroviário como pela própria companhia. "A definição será de acordo com as características de cada localidade", explicou Teixeira.

Com a cooperação do Governo do Estado, dos municípios e das empresas locais, o projeto vem se mostrando cada vez mais viável. Durante o período em que esteve ativo, quando não havia ainda tal integração e união de forças, o sistema chegou a ter 95% de média de ocupação.

TREM BAIANO NA LISTA DO GOVERNO.

Na mesa do Diretor do Departamento de Assuntos Institucionais do Ministério dos Transportes, Dr. Afonso carneiro Filho, uma das maiores autoridades do governo Lula quando o assunto é revitalização ferroviária e que esta no governo desde as primeiras horas, esta uma relação de retorno e implantação de trens de passageiros e turismo em todo o país. A prioridade, é que já tem prazo para entrar em atividade, é o projeto ¨Pai da Aviação¨na região de Juiz de Fora, o segundo é o trem da região de Barra Mansa é o terceiro e o trem baiano.
A escolha das prioridades teve a ver com o desenvolvimento dos trabalhos em campo das organizações que propuseram esses projetos e depois a força política local, embora o aspecto de retorno financeiro é o ponto de vista dos empresários para investimento nesse produto.
Até agora tem funcionado essa lista de prioridades que há muito tempo vem sendo desenvolvida, embora esteja a mesma sob a influencia direta dos fatos em desenvo0lvimento, já que todo movimento, como indica o nome, é dinâmico.
Para o Norte de Minas existe dois projetos distintos, o do retorno do trem de passageiro no trecho Montes Claros e Monte Azul, que seria um trem de turismo, e a implantação de um trem regional no trecho Janaúba a Bocaiúva, passando por Montes Claros.
Para o retorno do trem baiano o projeto é reformar o velho trem que circulava na região e que esta sucateado no pátio da FCA em Sete lagoas, e para o trem regional, que recebeu o nome de ¨Trem do Sertão¨, o projeto é adquirir um trem moderno e aerodinâmico com funcionamento a diesel mas sem necessidade de locomotiva, pois as maquinas estão distribuídas em baixo dos carros de passageiros. É o chamado VLT, Veículo Leve Sobre Trilhos.
A implantação do Trem Baiano esta sendo desenvolvido no Ministério do Turismo é o do Trem do Sertão é um projeto desenvolvido pelo BNDES para a iniciativa privada. Ambos projetos estão sendo acompanhados pela Oscip Movimento Sócio Turístico Cultural Amigos do Trem Baiano.

2 comentários:

  1. Até que enfim realmente uma luz no fim do túnel para o trem de passageiros que liga Barra mansa a Ribeirão Vermelho voltar aos trilhos , será que sairá do papel ou vai ficar na promessa? Estou aaguardando anciosamente para que isto aconteça o mais rápido possível

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  2. Até que enfim uma luz no fim do túnel,será que o trem de passageiros que que percorria o trecho entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho realmente voltará ou vai ficar na promessa? Aguardo anciosamente pela sua volta.

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