quinta-feira, 15 de outubro de 2009

SERVIDORES MUNICIPAIS PROTESTAM NO DIA DO PREOFESSOR. - Dia do professor, dia da Independência do servidor municipal de Monte Azul.








Diversos trabalhadores, de diversas categorias, se reuniram na frente da Secretária de Educação do município de Monte Azul por volta das 9h nesse dia dos professores, em protesto contra o descumprimento dos acordos firmados pela prefeitura.

Acompanhados por um carro de som e portando diversas faixas, os trabalhadores iniciaram uma caminhada em direção ao prédio da Prefeitura e por volta das 10h, em frente ao prédio público, os manifestantes, após cantarem o hino nacional apresentaram suas reivindicações.

Ao microfone, a diretoria do sindicato afirmou que depois de várias rodadas de negociação realizadas, com as propostas apresentadas pela prefeitura não sendo cumpridas, e o não pagamento dos servidores municipais com casos de atraso variando de 15 dias a 6 meses levou, pela primeira vez na historia do lugar, a um movimento de protesto pelas ruas da cidade.

Antes desse manifesto, o sindicato e alguns servidores procuraram, nessa terça-feira (13), a promotoria pública e apresentou denuncia do caos causado pela falta de pagamento dos servidores municipais. Os manifestantes pretendem somente se reunir novamente com representantes da administração municipal para mais negociações se forem intermediados pelo ministério publico.

No momento em que o manifesto chegou a frente do prédio da prefeitura e durante todo o ato, um secretário do prefeito fez questão de ser visto anotando nomes, como quem preenche um ¨caderninho negro¨. O presidente do sindicato, ao microfone, censurou o secretário dizendo que os nomes ali constantes, são de eleitores e de pessoas que percorreram residências pedindo votos para Joaquim de Deja, que eleito lhe garantiu o emprego.

Em entrevista o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Monte Azul (Sismuma), Damastor Alves de Souza, se diz satisfeito com o protesto, pois apesar das ameaças e dos secretários terem se unido para coibirem os servidores em exercerem seus direitos, mais de 50 trabalhadores, destemidos desbravadores, foram ás ruas. O movimento recebeu o apoio da população, apesar de atrapalhar o transito já complicado na cidade, mas que está também prejudicada, como o comercio local, com atrasos nas contas dos que não receberam seus salários.

Um maior numero de servidores apoiaram de forma indireta, se desculpando por ter cedido ás pressões e pelo receio que a administração, como ameaçou os secretários, dificultar ainda mais o pagamento dos seus salários atrasados. Esses se juntaram á população nas calçadas, temendo serem filmados pela empresa contratada pela prefeitura que acompanhou o manifesto documentando não o fato, mas fazendo close do rosto dos que ali estavam, para cumprirem a promessa de vingança.

As faixas de protesto que percorreram ás ruas foram estendidas em um prédio, a mais alta construção da cidade, que sendo propriedade particular impede da administração mandar retirar, e em uma simbologia do crescimento do entendimento dos servidores dos seus direitos e dos deveres do patrão, coisa que é inédita por essas bancas segundo Élson Maradona, um dos diretores do sindicato.

Representantes dos servidores afirmaram que a categoria pode entrar em greve se o município não honrar com seus compromissos e acertar a folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário