terça-feira, 20 de outubro de 2009

Presidente do DEM diz que Serra não está motivando as pessoas

O deputado Rodrigo Maia (RJ), presidente do DEM, principal aliado do PSDB, diz que Aécio Neves é melhor do que José Serra para ser o candidato da oposição ao Planalto, rejeita chapa puro-sangue e cobra definição da candidatura até o fim do ano.
Para ele, na estratégia de não ir para o confronto com Lula, Aécio é o melhor candidato. Maia diz que março pode ser tarde demais para a escolha do candidato e que dificultaria muito uma vitória da oposição
.

Rodrigo Maia ressalta que a ministra Dilma está avançando e a oposição está sem discurso, sem candidato.

"Estamos no pior dos mundos. Temos medo que isso gere desconexão dos palanques regionais com o nacional", disse Maia.

Pesquisa aponta Serra

Deputados e senadores do DEM também revelaram que, se fossem decidir com o coração, o candidato do PSDB preferido pela maioria deles seria Aécio Neves.

Mas, em nome da razão, dizem que o cabeça de chapa deverá ser mesmo o governador José Serra, apontado como o que tem mais chances de vencer o nome do governo.

Esse é o resultado de uma pesquisa feita pelo jornal O Globo com a quase totalidade dos senadores e deputados do DEM. O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 16 de outubro.

A pesquisa apontou que, dos 48 deputados e 12 senadores ouvidos, a maior parte (33) é contra o apoio do DEM a uma chapa puro-sangue do PSDB, enquanto 27 consideraram que dessa forma a oposição teria mais chance de vitória.

A chapa puro-sangue foi aprovada pelos senadores, mas rejeitada pelos deputados. O nome mais citado pelos parlamentares para compor uma chapa com os tucanos é o do líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).

Dos 56 deputados da bancada, 48 responderam o questionário. No Senado, dos 13 senadores, apenas uma, Maria do Carmo Alves (SE), se negou a votar.

Na Câmara, 31 dos 48 deputados ouvidos disseram acreditar que Serra é o nome que disputará a eleição presidencial de 2010, e 17 apostaram em Aécio.

No Senado, os números são maciçamente favoráveis a Serra, e a aposta de que ele será o candidato foi cravada por 11 senadores, com apenas um voto para Aécio.

PSDB também está apreensivo

Não é só o DEM que está com pressa por uma definição sobre qual será o candidato da direita em 2010. A cúpula do PSDB cobrou ontem, em Goiânia, uma definição até dezembro do candidato do partido. O coro foi puxado pelo ex-governador Geraldo Alckmin e reforçado pelo presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE).

Os tucanos não esconderam a insatisfação - e também preocupação política - com os últimos movimentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a favor da candidatura presidencial da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

No encontro do PSDB na capital goiana, Sérgio Guerra disse que espera um acordo - sem necessidade de prévias - até dezembro entre os dois presidenciáveis tucanos, os governadores José Serra (São Paulo) e Aécio Neves (Minas Gerais).

"O Serra e o Aécio vão se entender ainda neste segundo semestre. Não haverá necessidade de prévias", afirmou. Até dezembro, os dois vão definir com o PSDB e os aliados os rumos da campanha", ressaltou.

Candidato derrotado em 2006 ao Palácio do Planalto, Geraldo Alckmin seguiu o mesmo discurso, com mais contundência do que Guerra. "O PSDB não deve entrar 2010 sem definição. O ideal é decidir até dezembro", disse.

"Até um ano atrás, não havia convergência política na relação entre os dois (Serra e Aécio). Agora, há total convergência", reforçou Sérgio Guerra.

vermelho.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário