sexta-feira, 2 de outubro de 2009

INCENDIO NAS TABUAS DO TREMEDAL




Na terça-feira (30) um incêndio de grandes proporções atingiram as tabuas do leito do rio Tremedal.
O rio que corta a cidade de Monte Azul e foi o responsável por aglomerar no seu entorno os primeiros habitantes do lugar, hoje sofre com as ações criminosas dos maus visinhos.

Transformado ilegalmente em esgoto na área urbana, o rio recebe dejetos de todos os níveis dos que outrora bebiam sua água, pescavam e tomavam banho em seu leito. Esgotos clandestinos e lixos de todas as sortes são lançados no moribundo rio, além das olarias irregulares que assolaram suas margens e ainda se multiplicam no seu entorno. A retirada de barro fez com que o delineamento original do curso do rio se perdesse na parte de baixo da cidade, somente sendo possível saber mais ou menos por onde ele passava consultando os mais velhos moradores do lugar. Ao se retirar o barro foi-se alongando as margens de buraco em buraco, que hoje foi invadido por planta aquática cobrindo grande extensão de sua poça e fétida água, a tabua.

A policia ambiental negou deferimento a solicitação da administração municipal para retirada da planta de seu leito, pois segundo a lei o leito do rio tem que ser preservado sem interferência humana. Desde então as tabuas vem sendo incendiadas em diversos pontos do leito do rio, desta feita foi onde há a maior aglomeração da planta, na parte baixa, onde ele e margeado pela linha férrea.

Segundo populares isso acontece quando os moradores colocam fogo no lixo despejado pelos próprios moradores em sua margem, que depois é incendiado, mas ouvimos denuncias acusam trabalhadores municipais ligados s limpeza urbana.

O fato é que a queimada de grandes proporções tingiu de escuro o céu da cidade e impressiona verificar que embora verde e vivendo encima do espelho de água a tabua é muito boa como combustível e pegando fogo e estalando deixa ao desabrigo os pequenos animais que transformaram sua ramagem em abrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário