quinta-feira, 21 de junho de 2012

PF desarticula quadrilha que atuava em 36 Prefeituras do Norte de Minas

Delegacia em Montes Claros, que tem jurisdição sobre cerca de cem municípios, recebeu agentes e viaturas(e até avião)de outras partes de Minas e do País para apoio á operação.
A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais, deflagrou na manhã de hoje, 21 de abril, a OPERAÇÃO MÁSCARA DA SANIDADE , com objetivo de desarticular organização criminosa que desviava recursos públicos de trinta e seis cidades mineiras a partir de fraudes em processos licitatórios.A operação consiste no cumprimento de 120 mandados judiciais: 55 Mandados de Busca e Apreensão (16 pessoas físicas e 39 pessoas jurídicas, incluindo as prefeituras municipais), 49 Mandados de Sequestro de Valores, Bens Móveis e Imóveis, e 16 Mandados de Prisão Temporária.A quadrilha, formada por empresas, pessoas físicas e servidores públicos, fraudava processos licitatórios, direcionando as contratações de obras públicas às empresas integrantes da organização criminosa. Essas empresas venciam os certames públicos com desvio na execução do objeto, ou ainda, com emissão de notas fiscais sem a correspondente prestação dos serviços, uma vez que as obras eram executadas com recursos próprios do município. Desta forma, a quadrilha desviava e se apropriava dos recursos públicos.
Os policiais estiveram na casa do empresário Evandro Leite Garcia, em Montes Claros, onde também fica a sede da Construtora Norte Vale, de propriedade de Evandro. Evandro está sendo acusado de comandar um esquema de desvio de verbas federal e estadual destinadas à construção de obras diversas, entre elas postos de saúde, escolas e banheiros. Na casa do empresário, os policiais fazem busca de documentos e provas contra o principal acusado.
Além da prisão de pessoas físicas, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão as sedes das prefeituras de Bocaiúva, Bonito de Minas, Brasília de Minas, Campo Azul, Capelinha, Capitão Enéas, Claro dos Poções, Cônego Marinho, Coração de Jesus, Engenheiro Navarro, Francisco Sá, Glaucilândia, Guaraciama, Indaiabira, Itamarandiba, Januária/MG, Joaquim Felício, Josenópolis, Manga, Mato Verde, Olhos D’água, Padre Carvalho, Pai Pedro, Patis, Pedras de Maria da Cruz, Pirapora/MG, Porteirinha/MG, Salinas, Santa Cruz de Salinas, Santo Antônio do Retiro, São Francisco, São João da Ponte, São João das Missões, Taiobeiras, Ubaí e Varzelândia.
Os presos responderão, na medida de suas participações, por crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, dentre outros. Se condenados, as penas máximas aplicadas aos crimes ultrapassam 30 anos.
A expressão Máscara da Sanidade é referência ao primeiro estudo sobre sociopatas publicado em 1941, com o livro The Mask of Sanity, de autoria do psiquiatra americano HERVEY CLECKLEY, onde relata casos de pacientes que apresentavam um charme acima da média, uma capacidade de convencimento muito alta e ausência de remorso ou arrependimento em relação às suas atitudes. O Brasil, conforme dados do IBGE, possui 17 milhões de miseráveis na linha da extrema pobreza, dos quais quase 1 milhão vivem com renda mensal zero. Mesmo diante de um quadro como esse, ainda persistem em nossa sociedade, nas palavras da psiquiatra ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA, “profissionais, camuflados de executivos bem-sucedidos... trabalhadores, pais e mães de família, políticos” que, acobertados pela máscara da sanidade, desviam e/ou apropriam-se de recursos públicos, em muitos casos, destinados às necessidades mais elementares da população carente.


Saiba quem foi preso pela PF
Estão presos temporariamente: Evandro Leite Garcia, dono da construtora, é acusado de liderar a quadrilha, Maria das Graças Gonçalves Garcia, esposa de Evandro, Elizângela Pereira da Fonseca, irmã de Maria das Graças e sócia de uma das empresas do grupo criminoso. Segundo apurações, Elizângela representa as demais empresas em determinados processos licitatórios. Também foram presos: Ivan Borges Dias - tem participação de sócio nas empresas de licitação, Sinara Leite Rodrigues - sobrinha de Maria das Graças, Ernani Freitas Gomes - uma das pessoas responsáveis pela execução das obras públicas destinadas às empresas do grupo, Sebastião Filogônio Dias - secretário administrativo da prefeitura de Glaucilândia, Ady Wesley Silveira Dias - proprietário da construtora Potencial e segundo consta, participa, juntamente, com Evandro em algumas licitações públicas em cidades do Norte de Minas, Edílson Renato Caldeira - funcionário da prefeitura de Olhos D’água e responsável pelas medições de obras executadas por Evandro Garcia naquele município, Heloísa Maria Duarte Oliveira Botelho - secretária de educação de Claro dos Poções, Luiz Eduardo Fonseca Mota - seria lobista do grupo e executor das obras de Evandro em Montes Claros (ex-secretário de finanças em gestão anterior, do atual gestor municipal)  , Romilson Fagundes Cunha - servidor da prefeitura de Montes claros e trabalha no setor de licitações, José dos Reis Pereira de Paula - servidor público e compõe a Junta de Programação Orçamentária e Financeira da Prefeitura de Montes Claros, Edaise Luciana Rodrigues Chaves - chefe do setor de licitações do município de Santa Cruz de Salinas, Manoel Teixeira da Cruz - vereador no município de Santa Cruz de Salinas e irmão do atual prefeito da cidade e Edineti Xavier dos Santos - secretária de educação de Santa Cruz de Salinas.
Os 16 acusados ficarão a disposição da justiça por até 5 dias. Eles estão preso temporariamente, no Presídio Regional de Montes Claros.

Um comentário:

  1. É o prefeito de Indaiabira tem que responder pelos seus atos pois o minicipio so piora mas o povo tem reagido e lutado para tira lo de la.. Uma grande luta foi vencida em relaçao ao partido PHS. Agora o povo de Indaiabira que saber ate qnd a justiça diante de uma situaçao como esta vai dar limiar pq é assim que MARCUS COSTA se encontra. Da para entender que ele tem certeza que o dinheiro prevalece sobre o judiciario depois que sai de TAIOBEIRAS..Vamos justiça o povo n aceita mais tanta impunidade e aguarda justiça..

    ResponderExcluir