sábado, 10 de outubro de 2009

CATUTI - REPUBLIQUETA DAS BANANAS.


Quando o Brasil, na época da ditadura militar, fazia propaganda do tipo: BRASIL , AME-O OU DEIXE-O, éramos chamados pelo próprios brasileiros de republica das bananas , fazendo referencia ao fruto como única divisa nacional. O produto que Carmen Miranda, a grande atriz que divulgou o ainda paizinho de merda no primeiro mundo com um monte de frutas tropicais na cabeça, e em destaque um cacho de bananas.

Passados os tempos, hoje com o Brasil como destaque na mídia mundial, o pais que levou o Rio de Janeiro a sediar as olimpíadas de 2016, o país do pré-sal, o presidente Lula com repercussão nacional, enfim, a trancos e barrancos sendo um destaque mundial.....um agora município de merda, embora na região sudeste desse país de destaque, volta a ser uma ¨ republica das bananas ¨ ou melhor ¨ uma republiqueta das bananas ¨.

Pequeno, pequeninissimo em extensão territorial, sem destaque hídrico ou mineral. Sem cavernas, montanhas ou outros recursos naturais. Sem gás natural ou reservas outras. Sem qualquer privilegio da natureza a não ser pelo seu povo, sua população,Catuti por algum tempo conseguiu prosperar e destacar-se no norte das Minas Gerais. Não por outra causa, repetimos, além de seus filhos, seu tesouro.

Hoje, entregue a estrangeiros, extra-terresteres, não nativos, exploradores como o Brasil foi de Portugal e outras nações estrangeiras que aqui vieram saquear, roubar e até mesmo estrupar, Catuti retorna a ser uma republiqueta das bananas.
A população votou e, mesmo com baixo índice,ainda aprova Hélio Pinheiro. Embora até agora não tenha revelado administrador é bem quisto como individuo, cidadão e até mesmo bom companheiro de copo, farras, festa e cantorias em geral.

Eleito prefeito de Catuti, apoiado pelo ex-prefeito Jose Barbosa, o Zinga, hoje vive as turras com seu criador. Perdido entre o querer fazer bem e atender promessas de campanha, vislumbra o poder em dois mandatos sem que,após um ano das eleições que o confirmaram como chefe do executivo, ter iniciado de fato o mandato. Um fiasco emfim.

Todos sabem que a prefeitura de catuti é uma viúva besta e de posses, onde os urubus fazem ronda e a festa.No meio de quem tenta administrar temos os corvos, aves de rapina que circulam sobre a carniça, com pura intenção de ¨ encher a barriga ¨ .
O prefeito não manda, não administra e está perdido como cachorro que cai de caminhão de mudança. Uma lastima.

Para voltarmos a republiqueta de bananas, voltemos as entranhas do prédio público municipal. Quem manda, quem tenta dar as ordens como se prefeito fosse não é nada mais que um abestaiado, bípede com mente de quadrúpede.

Um zezim das bananas qualquer. Aquele que liga do telefone do gabinete do prefeito para alguma secretaria e anuncia que quer atendimento especial para alguém, idiota como ele, que ¨se acha¨ e quer extrapolar os serviços públicos, bem municipal.
Um banana, com cérebro de ameba e dentes de serpente que, não mais que de repente, passa a dar as ordens em detrimento ao chefe do executivo. Para tentar favorecer suposta amiga de infancia de Mato Verde se arvora em mandatário do município e tenta impedir trabalhadores de circo montado na cidade e iniciar seus trabalhos, embora tenham o alvará de funcionamento expedido. O circo da amiguinha estava a caminho e o palhaço-mór do circo em que se transformou a prefeitura ameaça, segundo testemunhas, até retirar o sargento Flávio, comandante do destacamenmto militar,caso a polícia interviesse em favor dos amparados pela Lei.Ausente e omisso o alcaide sorve o veneno da besta-fera e espalha ao seu redor. O poder engrandece tanto quanto Imbeciliza.

O temor, o medo, a insegurança enfim é que o poder de uma administração eleita pode durar por quatro anos. Tempo muito longo aos que sofrem e enxergam o ¨ fim do poço ¨, a estagnação e mesmo o retrocesso do município.
E pensar que aqueles que repudiavam os oito anos das duas administrações do ex-prefeito Zinga, aqueles chorões que achavam ser insuportável aquentar um chefe do executivo municipal que com ¨ mão de ferro ¨ que não distinguia amigos mas via apenas munícipes, e que inseguro no microfone se atinha a administração, choram hoje o passado de obras e acontecimentos.Chorar o que achavamos ruim é péssimo, lastimoso, mas chorão tá aí para isso. Pior é ver mel derretendo, arrependido.Qualquer apicultor pode atestar que mel quando fica verde é porque esta perdido, improprio para o consumo humano.

Que relate os beneficiados por essa administração atual de Catuti o que tem realizado no município, a que veio a esperança do verde. Responda os zezins da banana, os tonins contador e joãos marcos da vida a que veio Helio Pinheiro. Embora no inicio da administração mostrem ao povo um beneficio que tenha planejado, executado e colocado para funcionar. NADA.

É lastimável um povo chorar, oposição e situação, um prefeito sem coração como Zinga. Um ¨unha-de-fome¨, uma pedra com mão de ferro.Mas enfim, sem depreciar os atuais produtores de banana, o côco tem melhor preço no mercado, infelismente.

2 comentários:

  1. quero ver voce vai por meu comentario,falou doutor.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELA VISÃO,É LAMENTÁVEL ADMITIR MAS É O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM NOSSO MUNICÍPIO.ESTE QUE SE LIBERTOU DE MATO VERDE COM TANTA LUTA E QUE SE DESTACOU POR TANTAS OBRAS CONCRETIZADAS PELO EX PREFEITO ZINGA E AGORA O QUE VAMOS UMA CIDADE QUE PAROU 4 ANOS,MEDÍOCRE COMO SEUS ADMINISTRADORES ATUAIS.

    ResponderExcluir