quarta-feira, 27 de julho de 2011

Caterpillar lança fábrica em Sete Lagoas

A Caterpillar anunciou na segunda feira passada(25), em sua sede em Peoria, Illinois, a construção de uma fábrica de locomotivas no Brasil, situada em Sete Lagoas (MG). O anúncio coincide com a publicação das resoluções da ANTT abrindo o mercado ferroviário a novos operadores, entre os quais grandes fabricantes de polpa de papel, possíveis clientes da nova fábrica. Segundo Billy Ainsworth, CEO da Progress Rail, braço ferroviário da Caterpillar, a possibilidade de novos compradores foi um fator importante na decisão. Contou também um “belo pacote de incentivos fiscais” concedido pelo governo de Minas. Será a segunda fábrica de locomotivas no Brasil e de Minas Gerais. A GE tem a sua fábrica em Contagem.
A fábrica vai ser instalada dentro de uma antiga oficina de locomotivas da FCA, hoje utilizada como depósito de sucatas de vagões, locomotivas e carros de passageiros e arrendada a longo prazo pela Progress Rail. A oficina é servida por bitola mista. A FCA é hoje a principal cliente da Progress Rail, que está remodelando 40 locomotivas SD40S2, fabricadas pela EMD americana, antiga fábrica de locomotivas da GM, hoje também parte da Caterpillar. A reforma está sendo realizada nas instalações da MGE, empresa brasileira pertencente à Progress Rail, com instalações em Hortolândia e Diadema, São Paulo. A MGE será responsável pela operação da nova fábrica.
Pátio FCA em Sete Lagoas, futura fabrica de locomotivas
As locomotivas fabricadas em Sete Lagoas serão do modelo SD70, mais avançado, e  continuarão usando a marca da EMD, a única fábrica de locomotivas  diesel  do mundo a utilizar motores de dois tempos. As SD40 estão recebendo oito eixos em lugar de seis, para reduzir o peso por eixo e poder assim trafegar em boa parte da malha da FCA. Até agora já foram entregues 26. A área da fábrica será de 100 mil m2, com 12 mil m2 cobertos.
A fabricação deve ter início em seis meses, segundo Ainsworth. Os estrados e a cabine serão fabricados em Sete Lagoas e os componentes adquiridos da indústria nacional. A MGE vai fabricar os motores de tração. Os motores diesel serão importados dos Estados Unidos. A fábrica será a única a produzir locomotivas fora da América do Norte. Atualmente essas máquinas são fabricadas nas antigas instalações da EMD em La Grange, perto de Chicago, em Ciudad Sagun, no México, e em London, no Canadá.
Fotos - Divulgação,Alberto Bouchardet e Alex Tuta
Pátio da FCA em Sete Lagoas - Trem de passageiros na sucata

5 comentários:

  1. otimo pois ,no nosso paiz tem muito patio com sucatas de ferrovia , e ta na hora do brasil forçar mais transporte pela malha ferroviaria do que usa a rodovia desta forma as nossas rodovias serao mais conservadas.pois o transporte ferroviarios tornam mais economicos,uma composiçao equivale a varias carretas. PERICLES DANTAS SANTANA

    ResponderExcluir
  2. Para onde posso enviar meu curiculo?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    Gostaria de fazer contato na nova fabrica, poderiam me passar o telefone, ou e mail??

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!
    oi sabe me informar onde entrego curriculo?

    ResponderExcluir
  5. Estão de parabens os idealizadores deste projeto.
    Sete Lagoas esta precisando muito deste tipo de destaque, esta vindo na hora certa.

    OBS. Qual o endereço de e-mail para colocar curriculo.
    Gostaria de fazer parte do quadro de funcionarios deste renomeada empresa.

    Everaldo Chamone Marques

    ResponderExcluir