quarta-feira, 27 de julho de 2011

Caterpillar lança fábrica em Sete Lagoas

A Caterpillar anunciou na segunda feira passada(25), em sua sede em Peoria, Illinois, a construção de uma fábrica de locomotivas no Brasil, situada em Sete Lagoas (MG). O anúncio coincide com a publicação das resoluções da ANTT abrindo o mercado ferroviário a novos operadores, entre os quais grandes fabricantes de polpa de papel, possíveis clientes da nova fábrica. Segundo Billy Ainsworth, CEO da Progress Rail, braço ferroviário da Caterpillar, a possibilidade de novos compradores foi um fator importante na decisão. Contou também um “belo pacote de incentivos fiscais” concedido pelo governo de Minas. Será a segunda fábrica de locomotivas no Brasil e de Minas Gerais. A GE tem a sua fábrica em Contagem.
A fábrica vai ser instalada dentro de uma antiga oficina de locomotivas da FCA, hoje utilizada como depósito de sucatas de vagões, locomotivas e carros de passageiros e arrendada a longo prazo pela Progress Rail. A oficina é servida por bitola mista. A FCA é hoje a principal cliente da Progress Rail, que está remodelando 40 locomotivas SD40S2, fabricadas pela EMD americana, antiga fábrica de locomotivas da GM, hoje também parte da Caterpillar. A reforma está sendo realizada nas instalações da MGE, empresa brasileira pertencente à Progress Rail, com instalações em Hortolândia e Diadema, São Paulo. A MGE será responsável pela operação da nova fábrica.
Pátio FCA em Sete Lagoas, futura fabrica de locomotivas
As locomotivas fabricadas em Sete Lagoas serão do modelo SD70, mais avançado, e  continuarão usando a marca da EMD, a única fábrica de locomotivas  diesel  do mundo a utilizar motores de dois tempos. As SD40 estão recebendo oito eixos em lugar de seis, para reduzir o peso por eixo e poder assim trafegar em boa parte da malha da FCA. Até agora já foram entregues 26. A área da fábrica será de 100 mil m2, com 12 mil m2 cobertos.
A fabricação deve ter início em seis meses, segundo Ainsworth. Os estrados e a cabine serão fabricados em Sete Lagoas e os componentes adquiridos da indústria nacional. A MGE vai fabricar os motores de tração. Os motores diesel serão importados dos Estados Unidos. A fábrica será a única a produzir locomotivas fora da América do Norte. Atualmente essas máquinas são fabricadas nas antigas instalações da EMD em La Grange, perto de Chicago, em Ciudad Sagun, no México, e em London, no Canadá.
Fotos - Divulgação,Alberto Bouchardet e Alex Tuta
Pátio da FCA em Sete Lagoas - Trem de passageiros na sucata

5 comentários:

  1. otimo pois ,no nosso paiz tem muito patio com sucatas de ferrovia , e ta na hora do brasil forçar mais transporte pela malha ferroviaria do que usa a rodovia desta forma as nossas rodovias serao mais conservadas.pois o transporte ferroviarios tornam mais economicos,uma composiçao equivale a varias carretas. PERICLES DANTAS SANTANA

    ResponderExcluir
  2. Para onde posso enviar meu curiculo?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    Gostaria de fazer contato na nova fabrica, poderiam me passar o telefone, ou e mail??

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!
    oi sabe me informar onde entrego curriculo?

    ResponderExcluir
  5. Everaldo Chamone25 de maio de 2012 19:17

    Estão de parabens os idealizadores deste projeto.
    Sete Lagoas esta precisando muito deste tipo de destaque, esta vindo na hora certa.

    OBS. Qual o endereço de e-mail para colocar curriculo.
    Gostaria de fazer parte do quadro de funcionarios deste renomeada empresa.

    Everaldo Chamone Marques

    ResponderExcluir