quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Sky coloca no ar propaganda enganosa

Por Carolina Ribeiro
A SKY colocou no ar um anúncio com a participação de atletas brasileiros afirmando que uma nova lei que afeta a TV por assinatura não considera o esporte como conteúdo nacional. Atletas patrocinados pela empresa mostram-se indignados pelo fato do “esporte, uma paixão nacional dos brasileiros, não ser considerado conteúdo nacional”. Não dá para saber exatamente se a participação dos jogadores no comercial faz parte do contrato de patrocínio ou de um terrorismo da empresa “alertando” sobre os “riscos” da nova lei para o esporte brasileiro. Talvez as duas coisas juntas. O fato é que a propaganda é leviana e enganosa e não explica o que de fato está envolvido com a nova legislação.
A Lei em questão é a 12.485/11, que dispõe sobre o Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) e vem sendo tratado de forma genérica como a nova lei da TV por assinatura. Seu escopo é amplo, mas uma das questões centrais é o estímulo financeiro e a definição de cotas obrigatórias para produção de conteúdo regional, nacional e independente na TV paga. Há dois tipos de cotas: a que incide sobre os canais de espaço qualificado e a que incide sobre os pacotes a serem oferecidos ao assinante.
Canais de espaço qualificado, de acordo com regulamento proposto pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), são aqueles que exibem majoritariamente “obras audiovisuais seriadas ou não seriadas dos tipos ficção, documentário, animação, reality show, videomusical e de variedades realizada fora de auditório”.
Logo, a cota que obriga os canais de espaço qualificado a oferecerem 3h30 de conteúdo nacional por semana, sendo metade dele realizado por empresas independentes, em nada afeta os canais de conteúdo esportivo. Eles permanecem exatamente como estão, com total liberdade para seguir com a programação que bem entender. A decisão de valorizar o esporte nacional cabe exclusivamente à empresa que define o conteúdo do canal. A lei simplesmente não afeta essa questão.
O mesmo acontece em relação a cota de canais obrigatórios nos pacotes. Para estimular que surjam mais canais com conteúdo nacional, a Lei obriga às operadoras reservarem no mínimo 1/3 dos canais de conteúdo qualificado a canais brasileiros de conteúdo qualificado. Mais uma vez não está em questão a presença de conteúdo esportivo para o cumprimento de cotas. As cotas referem-se apenas ao conjunto de canais que veiculam um tipo de conteúdo com valor artístico agregado, estimulando que haja mais filmes, séries, animações e programas e variedades brasileiros e independentes. As cotas, portanto, não disputam o espaço de nenhum canal esportivo, nacional ou estrangeiro.
O tipo de mensagem veiculada pela SKY, que de acordo com informações do mercado, possui quase 3,8 milhões de assinantes no Brasil, desinforma seus clientes e presta um enorme desserviço à população brasileira ao não esclarecer que a nova Lei em nada afeta os canais esportivos. Mais do que isso, expõe atletas respeitados e de renome ao ridículo de defender algo que vai na direção contrária do interesse nacional. Eles, talvez ingenuamente, não estão ali defendendo o esporte, mas sim a ganância de uma empresa que tem a pachorra de utilizar seu poder de mercado e seu patrocínio para enganar seus clientes e a sociedade.
(*) Carolina Ribeiro é jornalista e integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. Matéria reproduzida do Observatório do Direito à Comunicação.

Ex-vice presidente dos EUA diz que Israel não tem moral para criticar Irã e denuncia:“o verdadeiro perigo para o mundo é Israel”

Boi Lerdo - Caso houvesse um prêmio mundial para reconhecer os governantes mais hipócritas e canastrões do mundo, com certeza o prêmio maior seria dado ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
Em sua próxima visita à Casa Branca, Netanyahu pedirá ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama que ameace publicamente o Irã com um ataque militar se o país persa não frear seu programa nuclear, informa nesta quarta-feira o diário "Ha'aretz".
Netanyahu endurecerá o tom sobre o tema, que gerou notável "desconfiança" entre os dois aliados por suas diferenças sobre o papel das sanções e o tempo de espera requerido antes de bombardear o Irã, assinala o rotativo.
Seu objetivo é arrancar de Obama uma declaração pública mais belicosa que a repetida fórmula "todas as opções estão sobre a mesa".
Netanyahu quer que Obama assegure de forma inequívoca que os Estados Unidos estão preparando uma operação militar para o caso de o Irã cruzar determinadas "linhas vermelhas", aponta o diário com base em um alto funcionário israelense que não foi identificado.
O objetivo de Netanyahu é ameaçar o presidente Obama neste período eleitoral nos EUA, uma vez que os judeus sionistas controlam e dominam grande parte da mídia e do sistema financeiro norte-americano.
O grande canastrão primeiro-ministro israelense não fala, por exemplo, que a verdadeira ameaça para o ocidente e mundo é a existência de 300 ogivas nucleares de Israel, conforme reconheceu o ex-vice presidente Pat Buchanan, ao falar sobre as alegações do governo norte-americano quanto às atividades nucleares persas.
O ex-vice presidente norte-americano Pat Buchanan publicou um artigo intitulado “Rumo ao futuro”, publicado em jornais da Malásia, onde afirma que o regime de Tel Aviv possui 300 bombas atômicas, e não tem moral para criticar a República islâmica do Irã, porque na verdade quem possui armas nucleares é Israel e não o Irã. Portanto, quem está ameaçando o mundo é Israel.
Buchanan denunciou que a atual dívida norte-americana ultrapassa 10% de seu PIB, gerando uma situação perigosa, o que impossibilita o governo de manter tropas e presença militar em 50 países. Ele finalizou o artigo pedindo aos militares norte-americanos regressem aos Estados Unidos e fechem as bases 930 bases militares norte-americanas no exterior, para impedir a desintegração econômica dos Estados Unidos até 2025.

Carta de Amor é publicada por engano no Diário Oficial do TRT da Paraíba

Publicação com erro ainda está disponível no site
Foto: Reprodução/ DO
Do NE10/ Paraíba
Por engano, uma carta de amor foi publicada na edição de 16 de fevereiro do Diário Oficial do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, que tem sede na Paraíba.
A publicação, que traz minúcias sobre o término de um relacionamento amoroso, ocupou o lugar onde deveria estar o resultado de um processo. 
O Tribunal Regional do Trabalho determinou abertura de processo administrativo disciplinar para apurar o ocorrido. A edição do Diário Oficial com a publicação amorosa continua disponível no site do TRT. Para ler, clique aqui .
A mensagem está assinada por uma mulher chamada Marta. De acordo com a nota oficial divulgada pelo órgão, ela seria funcionária do Tribunal e teria pedido exoneração.
Leia, na íntegra, a nota de esclarecimento emitida pelo TRT:
Ao tomar conhecimento da inserção na 2ª Vara do Trabalho do Fórum de João Pessoa de uma carta com conteúdo amoroso na edição do Diário da Justiça Eletrônico (DJ-e), do dia 16 de Fevereiro de 2012, o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Desembargador Paulo Maia Filho, decidiu pela imediata abertura de processo administrativo disciplinar para a apuração da ocorrência pela Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar do TRT.
Diante do fato, a Presidência do TRT presta, ainda, os seguintes esclarecimentos:
1 - A servidora que subscreve a publicação pediu exoneração do cargo em comissão que exercia, o que foi prontamente atendido pela Presidência deste Tribunal.
2 - O Diário Nacional da Justiça do Trabalho, onde o texto foi publicado, é gerido pelo Tribunal Superior do Trabalho e as publicações, quando remetidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho, não podem mais ser suprimidas ou alteradas pelo remetente, conforme determina o Ato Conjunto CSJT/TST nº 015/2008.
3 – O fato foi comunicado oficialmente à Gestora Nacional do Diário da Justiça Eletrônico, tendo sido requerido, inclusive, que fosse cientificado o Exmo. Sr. Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, solicitando providências para, em caráter excepcional, a supressão do texto publicado no DJ-e.
4 – No Sistema Unificado de Administração de Processos do TRT Paraíba - Suap, a Presidência determinou a supressão do texto escrito pela servidora.
5 - Além dessas providências, foi determinado ciência ao Juiz Titular da 2ª Vara do Trabalho de João Pessoa, unidade de lotação da servidora e em que tramita o processo em questão, de onde partiu o procedimento que culminou com a publicação do texto, inclusive para que fosse dado continuidade regular à tramitação da ação trabalhista.
6 - Por fim, é importante informar à sociedade que o teor da carta não revela a prática de nenhum ilícito, nem causou prejuízo às partes do processo, mas tão somente fatos da vida pessoal de uma servidora, que no seu histórico funcional não registra ocorrências que maculem a sua dignidade.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

BDMG contempla cidades do Norte de Minas onde empresas e cooperativas podem solicitar financiamento com juros baixos.

Micro e pequenas empresas e cooperativas de produção e comercialização prejudicadas pelos temporais que atingiram Minas Gerais já podem solicitar financiamento ao BDMG, pelo programa FUNDESE Solidário VI, do Governo de Minas.
Montes Claros está entre os 29 municípios do Norte de Minas beneficiados pelo programa. Podem ser financiados até R$ 100 mil reais, com juros de 0,49% ao mês. O prazo de pagamento pode chegar a 3 anos, incluindo carência de até 6 meses.
Relação de cidades contempladas:
Bocaiúva, Brasília de Minas,Buritizeiro,Claro dos Poções,Coração de Jesus, Francisco  Dumont, Francisco Sá, Icaraí de Minas, Itacarambi, Jaíba, Januária, Jequitaí, Lassance, Manga,Matias Cardoso,Montes Claros, Padre Carvalho, Pedra Azul, Pedras de Maria da Cruz, Pintopolis, Pirapora, Ponto Chique, Rio Pardo de Minas, Santo Hipolito, São Francisco, São João da Ponte, Ubaí e Várzea da Palma .
Os empresários interessados devem procurar o Posto de atendimento do BDMG instalado na sede da FIEMG Regional Norte.
Regional Norte - Montes Claros
Av. Deputado Esteves Rodrigues, 1489 - Vila Brasília – CEP: 39400-215
Montes Claros – MG
Responsável: Antônio Izidro de Sousa
Telefone: (38) 3221-0200 – E-mail: regional-norte@fiemg.com.br; izidro@fiemg.com.br

Mais uma vez Lula quer ¨vender¨ candidatura do PT á prefeitura de Belo Horizonte.

Marcio Lacerda. Apoio de Lula, Dilma, Aécio e imbecis.
Na tentativa de fazer do ex-ministro Fernando Haddad prefeito de São Paulo o presidente de honra do Partido dos Trabalhadores utiliza Minas Gerais como ¨escora¨.Seguindo orientação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o comando nacional do PT vai investir na aliança com o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, do PSB. A ideia é condicionar o apoio a Lacerda à adesão do PSB à candidatura de Haddad em São Paulo.
Segundo a jornalista Catia Seabra a proposta foi discutida na reunião do PT nesta segunda-feira (27) em São Paulo. Para garantir o apoio do PSB a Haddad, a cúpula do PT vai debelar o movimento petista em favor da candidatura própria em Belo Horizonte.
Hoje, o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, telefonou para integrantes do partido convocando uma reunião na quarta-feira, quando deverá anunciar apoio do partido a Haddad.
Se o partido dos trabalhadores ¨abaixa as calças¨ e entrega a prefeitura da capital, porque os eleitores de Montes Claros ou outra cidade do interior tem que votar em algum candidato sob a pretensão de ser esse o candidato de Lula, Dilma ou outros lideres partidários?
Se mais uma vez o PT mineiro aceita ser ¨boi de piranha¨do partido nacional, que aceitem também os resultados das urnas nas eleições estaduais e ¨engulam¨a liderança dos tucanos, mais especificamente do grupo liderado pela besta Aécio Neves. Pelo visto o PSDB vai liderar mais 12 ou mais anos o governo do Estado de Minas Gerais por não haver liderança na oposição, já que Dilma ou Lula não se importam com os resultados nesse quintal de São Paulo.

Beijo gay entre soldado do exército dos EUA e namorado causa frenesi no Facebook

Uma fotografia de dois soldados do Exército dos EUA dando um beijo de boas-vindas em sua chegada no Havaí está causando um rebuliço na internet e pegou o apoio dos partidários da lei americana que permite abertamente gay no serviço militar.
O beijo foi do sargento do Exército dos EUA Brandon Morgan e seu namorado Dalan Wells.
Sargento Morgan e seu parceiro Brandon Wells Dalan compartilham a imagem de seu abraço domingo no seu perfil do Facebook (clic perfil de Facebook  e clique em clic Gay Marines para página da rede social Gay.
Imediatamente, surgiram milhares de comentários de outros utilizadores, classificados com o "mesmos gostos" e muitos compartilharam, tornando a postagem um fenômeno viral.
"Como uma imagem  deveterano gay que encheu meus olhos de lágrimas", escreveu um usuário do Facebook.
"Nunca mesmo em meus sonhos mais selvagens pensei que eu iria vê-lo nesta vida"

PT e PSDB, farinha do mesmo saco.

Bons tempos aquele em que o Pt era um partido diferenciado. Sem mandato, mas com militância atuante e politizada.
A Eleição e agora a reeleição de Marcio Lacerda a prefeitura de Belo Horizonte, com apoio do PSDB e PT, tem sido retrato para coligações no interior do Estado, apesar da presunção de moral da cúpula petista em Minas Gerais.
As negociações dos tucanos com o partido do prefeito (PSB) e dos petistas com o mesmo partido estão ocorrendo paralelamente e no mesmo nível. O PT relega, demonstrando que considera insignificante o que pensa o diretório municipal do partido e sua militância. É a ditadura partidária na congregação da estrela solitária.
Historicamente ações como essa são peculiares nos partidos golpistas de estrema direita e preservada pelo PSDB, e como prova concreta desse ¨modus operandi¨dos tucanos está na imposição de José Serra para prefeito de São Paulo na última hora, atropelando decisões e datas do próprio partido onde se deliberou previas onde quatro pré candidatos disputariam os votos dos correligionários para assumir a cabeça de chapa nas próximas eleições. Prevendo uma derrota de Serra e do partido nas próximas eleições presidenciais a liderança do PSDB ¨arranja¨ saída menos desonrosa para o candidato derrotado, a candidatura a prefeito da maior cidade da America do Sul, tendo que atropelar decisões do partido para encaixar Serra na prévias, ¨dedocraticamente¨.
Acostumado a esse tipo de política o presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado federal Marcos Pestana, esta levando apenas os interesses e desejo da alta direção do PT Estadual e Federal ao apresentar ao PSB suas exigências para celebração da aliança para reeleição de Marcio Lacerda a prefeito de Belo Horizonte nas eleições deste ano,onde o PT tende a compor chapa mais uma vez, pois como nas negociações anteriores foi assim que aconteceu, tendo a direção nacional (com base paulista e apoio de Lula) enfiado o nome do atual prefeito da capital dos mineiros garganta abaixo da militância.
Mostrando que o PSDB, ao apresentar ao PSB suas exigências para celebração da aliança para reeleição de Marcio Lacerda a prefeito de Belo Horizonte nas eleições deste ano, levou em consideração apenas os interesses e desejo da alta direção do PT que, segundo o presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado federal Marcos Pestana, é o que vale. Porque estes impõem sua vontade aos demais membros e militantes da legenda. Pestana considera insignificante o que pensa o diretório municipal do PT, assim como sua militância frente a ditadura partidária.
Para aqueles que não participam do jogo político esta lógica pode causar surpresa, mais este é o entendimento de todos os participantes das negociações em torno da citada aliança. Evidente que ela é fruto do resultado positivo de diversas conversas e entendimentos já celebrados entre o PSDB, PSB, PT e demais legendas. Contra a militância petista o peso de Lula e Dilma, que tudo indica apoiarem essa coligação esdrúxula.
Mas esta não é a atual realidade apenas do PT e sim de toda estrutura político partidária existente no País. Políticos atropelam comumente a constituição, quem dirá os estatutos partidários.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ex-entregador de farmácia é preso como médico em Patos de Minas. Ele atendia como pediatra em Mato Verde e região.

O autor confessou a farsa para os policiais e para a namorada que também foi enganada. 
¨Dr. Thiago¨ entregador que atendeu como médico.
O falso médico foi preso nesta segunda-feira (27) pela Polícia Civil no posto Patão. Thiago Henrique Santos Ribeiro, 26 anos, exercia a profissão de médico pediatra sem qualquer diploma na cidade de Mato Verde/MG. Com ele, os policiais apreenderam vários materiais que ele utilizava para atender os pacientes. O autor confessou a farsa para os policiais e para a namorada que também foi enganada.
De acordo com os delegados da Polícia Civil de Patos de Minas, Luís Mauro Sampaio, Elber Barra Cordeiro e Márcio Siqueira, o setor de investigação da PC de Uberlândia entrou em contato com eles informando que Thiago estava no posto Patão. Os investigadores então se deslocaram até lá e encontraram o autor com a namorada.
Em conversa com o autor, a princípio, ele negou o exercício irregular da profissão. No entanto, os policiais deram busca no veículo Renault Logan em que ele estava e encontraram diversos materiais que comprovavam a farsa. Foram encontradas Notas Fiscais da Prefeitura de Mato Verde/MG referentes a plantões médicos, estetoscópio e dois carimbos, sendo um de pediatra e o outro de clínico geral.
Diante das evidências, ele confessou o crime. Na delegacia, Thiago que é natural de Goiás, mas vivia há 20 anos em Uberlândia, disse que foi tranquilo o exercício da profissão. Ele contou que ninguém lhe pediu qualquer documentação. Demonstrando certo arrependimento, ele orientou as pessoas a sempre investigarem a procedência dos médicos para não serem enganados.
Questionado sobre como ele conseguiu atuar sem os conhecimentos da medicina, o ex-entregador de farmácia, que também foi professor de informática, disse que quando os pacientes precisavam de algum remédio para dor, por exemplo, ele ia até o balcão e perguntava para a enfermeira qual remédio que havia no hospital para dor, com a resposta, ele fazia a receita para os pacientes, confessando que atendeu crianças e também adultos.
Segundo o delegado Luís Mauro Sampaio, a namorada dele disse que não sabia da farsa e que ela acreditava que Thiago era médico. Segundo o relato dela, a jovem de 24 anos ficou bastante abalada com a situação e disse que o acusado já tinha uma clínica em Mato Verde e outros plantões marcados em cidades vizinhas.
Recebia da prefeitura para atender como médico.
Namorada, que é professora em Mato Verde, foi surpreendida com fato.
Thiago confessou que, para cada plantão, ele cobrava R$1.000,00. Notas fiscais com valores superiores a R$2.000,00 foram apreendidas no carro. E ele já estava atuando há um bom tempo como médico. Segundo a namorada dele, que é professora em Mato Verde, já o conhecia a cerca de um mês e meio e, em todo esse tempo, ele disse que era médico.
O acusado que já tinha um mandado de previsão preventiva em seu desfavor foi preso por exercício irregular da profissão e será levado para o Presídio Sebastião Satiro. O veículo Logan em que ele estava era alugado em locadora de Uberlândia e também foi apreendido. Todo o material que comprovava a farsa também ficou à disposição da justiça.
Mais de 2 mil recebidos da prefeitura de Mato Verde
Carrão de luxo apreendido com falso médico.
Fonte - Patos Hoje

PM localiza e prende estelionatário

Jairinho, preso acusado de 171.
A Policia Militar de Mato Verde localizou e prendeu em flagrante um estelionatário que praticava golpes na região do norte de minas. As vitimas Analice Alves dos Anjos Gonçalves e José Gonçalves Filho, que possuem uma conta conjunta no Banco do Brasil, foram informadas pelos funcionários de sua agencia bancária que havia retornado três folhas de cheque e informando ainda que tais cheques foram utilizados na cidade de Porteirinha e que haviam retornado devido a fraude. Os cheques foram repassados em comércios da cidade de porteirinha, sendo  um na UNILAR Materiais de Construção no valor de R$ 815,00 reais, outro na Vidraçaria Eldorado no valor de r$ 230,00 reais e o último na Construporte Materiais de Construção no valor de r$ 460,00.  
Segundo uma das vitimas do estelionato, Diego Faria  que é proprietário do comércio UNILAR Materiais de Construção, o suspeito Jairo Cezar Antunes de Oliveira conhecido por “Jairinho” era quem preenchia os cheques e outro indivíduo assinava as folhas, se passando pela vitima Jose Gonçalves Filho, nominado na folha do cheque.
A prisão.
Jairinho foi visto entrando na cidade de Monte Azul por amigos das vitimas que tinham conhecimento da ação e conheciam também o suspeito. As vitimas fizeram contato com a PM da cidade de Monte Azul relatando a presença de Jairinho e que os mesmos amigos informaram que posteriormente o mesmo foi visto saindo de Monte Azul e retornando em direção a Mato Verde e que amigos destes o viram entrar na cidade vizinha na direção de uma saveiro branca. De imediato a guarnição saiu em rastreamento do mesmo e o localizou em Mato Verde e constataram que o suspeito estava de posse de outras folhas cheques extraviadas. Diante da situação os policiais Sd Samuel Medrado e Sd Bastos prenderam o suspeito que foi conduzido para a Delegacia de Monte Azul, onde foi atuado e preso.
Rondanews.com

Carro invade a contramão e bate em veículo do deputado Paulo Guedes, no Norte de Minas

O deputado estadual, Paulo Guedes (PT), sofreu um acidente de carro quando voltava de um compromisso político na cidade de Varzelândia, no Norte de Minas Gerais. A notícia foi divulgada pelo parlamentar neste domingo (26), no perfil dele no Facebook.
Segundo relato de Guedes, um carro invadiu a contramão da pista  e acabou batendo no veículo dirigido pelo assessor dele. Com a colisão, o carro de Guedes capotou várias vezes até parar.
O deputado contou que ele e o assessor chegaram a ser socorridos e encaminhados para um hospital da região,  mas foram liberados porque não tinham lesões graves.
O acidente ocorreu por volta das 17hs de sábado (25).

Remédio para dor de cabeça pode ajudar a combater dores de coração partido e rejeição

Psicólogos dizem isso há anos, agora os médicos tradicionais confirmam: a dor do amor faz muito mal.
O que muitas pessoas não sabem é que uma simples dose de paracetamol pode ajudar a aliviar a dor de um coração partido. A cura, em vez de prosaico, surgiu em um estudo de neurocientistas que descobriram que a dor emocional é processada pela mesma área no cérebro que a dor física.
Eles também descobriram que os sentimentos feridos – provocados por um parceiro – podem responder aos analgésicos. Em um julgamento de três semanas na Universidade da Califórnia, 62 pessoas tomaram paracetamol e outro grupo tomou placebo, anotando se sentia dores à noite com a falta do parceiro amoroso.
A pesquisa mostrou que quem tomou 1.000 mg do analgésico, mostrou grandes reduções na dor dos sentimentos feridos, em comparação com quem tomou placebo. Outro teste foi feito, repetindo o mesmo estudo com outros analgésicos. Este segundo estudo mostrou uma leve redução no alívio da dor sentimental, comparado com paracetamol.
A Dra. Naomi Eisenberg, professora e assistente de psicologia social comentou: “Rejeição é uma experiência muito poderosa para as pessoas. Se você perguntar às pessoas sobre o que elas sentiram em suas primeiras experiências negativas de rejeição, verá o quão se sentiram mal por serem rejeitadas ou por terem ficado de fora de algum grupo social”.
Os resultados sugerem que os sistemas de dores físicas e as provocadas pelo social se sobrepõem. Os médicos mais conservadores não fazem a ligação direta de físico com o social. Enquanto as pesquisas abrem uma nova porta para tratamentos de luto e rejeição, dores amorosas ou sociais, a Dra. Eisenberger alerta que não devemos começar a tomar analgésicos após uma experiência traumática.
A dor emocional é uma resposta saudável, que nos diz para não repetir novamente aquele comportamento. Tentar aliviar essa dor pode prejudicar a recuperação e consciência do fato.

Jornal ciência 

A farsa Yoani

Salim Lamrani
Yoani Sanchez, famosa blogueira de Havana, é uma personagem peculiar no mundo dos dissidentes cubanos. Jamais, nenhum oponente se beneficiou tanto de uma exposição midiática tão massiva nem de reconhecimento internacional de tamanha dimensão em tão pouco tempo.
Depois de emigrar para a Suíça em 2002, voltou para Cuba dois anos depois, em 2004. Em 2007, ingressou no mundo da oposição em Cuba para criar o seu blog Geração Y , e se torna uma crítica ferrenha ao governo de Havana.
Jamais nenhum dissidente em Cuba , talvez no mundo, conseguiu tantos prêmios internacionais em tão pouco tempo, com uma característica peculiar: "doaram" aYoani Sanchez dinheiro suficiente para viver tranquilamente em Cuba, o resto de sua vida. Na verdade, a blogueira recebeu 250. 000 Euros no total, ou uma quantidade equivalente a mais de 20 anos de salário mínimo de um país como a França, quinta potência mundial.
O salário mínimo mensal em Cuba é de 420 pesos, equivalente a 18 dólares ou 14 euros, Yoani Sánchez ganhou o equivalente a 488 anos de salário mínimo cubano para suas atividades de oposição.
Yoani Sanchez está em estreita relação com a diplomacia norte americana em Cuba, como indica um telegrama, classificado como secreto pelo seu conteúdo sensível, que emana da Seção de Interesses dos EUA (SINA). Michael Parmly, ex-chefe da SINA em Havana, que se reunia regularmente com Yoani Sanchez em sua residência pessoal diplomática, como informam os documentos confidenciais da SINA, declarou sua preocupação em relação à publicação dos telegramas diplomáticos americanos pelo Wikileaks: Me preocupa muito se as várias conversas que tive com Yoani Sanchez foram publicados. Ela poderia sofrer as consequências pelo resto da vida". A questão que imediatamente vem à mente é esta: por que razões Yoani Sanchez estaria em perigo se a sua atuação , como afirmou, respeita os marcos da legadidade?
Em 2009, a imprensa ocidental divulgou abundantemente a entrevista que o presidente Barack Obama havia dado a Yoani Sanchez, fato que foi considerado excepcional. Yoani Sanchez também afirmou que havia enviado um questionário semelhante ao presidente cubano Raúl Castro e que ele não havia se dignado a responder o seu pedido. No entanto, os documentos confidenciais da SINA, publicado pelo Wikileaks , contradizem essas informações.
Foi descoberto que , quem realmente respondeu a esse questionário, foi um membro do corpo diplomático dos USA em Havana. que era responsável por escrever as respostas para os dissidente em nome do presidente Obama. Mais grave ainda, foi a revelação de Wikileaks de que Sanchez, contrariamente às suas afirmações, nunca enviou um questionário para Raul Castro.O chefe da SINA, Jonathan D. Farrar, confirmou esse fato em um e-mail enviado para o Departamento de Estado:ela não esperava essa resposta, porque nunca, como confessou, tinha enviado as perguntas ao presidente cubano .
A conta de Twitter de Yoani Sanchez
Além do site  Geração Y , Yoani Sanchez também tem uma conta no Twitter onde registra mais de 214 mil seguidores (registrados até 12 de Fevereiro de 2012). Deste total,apenas 32 ​​deles residem em Cuba. A blogueira, por sua vez, segue a mais de 80.000 pessoas. Em seu perfil, Sanchez se apresenta da seguinte forma: Blogger, moro em Havana e conto a minha realidade em 140 caracteres . Tuito via SMS, sem acesso à web.
Entretanto a versão de Yoani Sanchez é pouco convicente. Na verdade, é absolutamente impossível seguir mais de 80 mil pessoas, apenas por SMS ou a partir de uma ligação semanal de um hotel. O acesso diário à rede é essencial para isso.
A popularidade na rede social Twitter depende do número de seguidores. Quanto maior o número de seguidores, maior será a exposição da conta. Da mesma forma, existe uma forte correlação entre o número de pessoas seguidas e a visibilidade da conta em si.
A técnica, que consiste em monitorar várias contas, é comumente usado para fins comerciais, bem como pelos políticos durante as campanhas eleitorais.
O site www.followerwonk.com permite analisar o perfil dos seguidores de qualquer membro da comunidade Twitter. 
O estudo do caso Yoani Sanchez é revelador em vários aspectos. 
Uma análise dos dados da conta do Twitter da blogueira cubana, realizada através do site, a partir de 2010 revela uma impressionante atividade da conta Yoani Sanchez. Assim, a partir de junho de 2010, Sanchez se registrou em mais de 200 contas diferentes do Twitter por dia, com picos que chegam a 700 contas em 24 horas. Ao menos que tenha passado horas do dia e da noite fazendo isso, o que parece altamente improvável, é impossível  se inscrever em tantas contas em tão pouco tempo. Parece, então, que foi gerado por um robô informático.
Da mesma forma, verifica-se que cerca de 50 mil seguidores de Sanchez são realmente fantasmas ou contas inativas, criando a ilusão de que a blogueira cubana desfruta de grande popularidade nas redes sociais. Comprovadamente, dos 214 000 63 perfis da conta @ yoanisanchez, 27 000 12 são ovos (sem fotos) e 20 000 têm as características de algumas contas de fantasmas sem atividades de rede (zero a três mensagens enviadas a partir da criação conta).
Entre as contas fantasmas que seguem Yoani Sanchez no Twitter, 3. 363 não tem seguidores e 2 . 897  só seguem a conta da Blogueira e uma ou duas contas. Da mesma forma, algumas contas apresentam características bastante estranhas:  não tem seguidores, só seguem Yoani Sanchez e emitiram mais de 2 000 mensagens.
Esta operação para criar uma popularidade fictícia no Twitter é impossível de ser realizada sem acesso à Internet.Necessita também de apoio tecnológico e  de um orçamento que cubra esses gastos. De acordo com pesquisa realizada pelo jornal La Jornada , intitulado O ciberacarreo, a nova estratégia dos políticos no Twitter , em ações  envolvendo candidatos presidenciais mexicanos, numerosas empresas nos EUA, Ásia e América Latina oferecem esse serviço  de popularidade fictícia ( ciberacarreo ) a preços elevados. "Para um exército de 25 mil seguidores inventados no Twitter , diz o jornal paga-se até US $ 2.000, e  por 500 perfis gerenciados por 50 pessoas pode-se gastar entre 12 a 15 mil dólares."
Yoani Sanchez emitiu uma média de 9,3 mensagens por dia. Em 2011, a blogueira postou uma média de 400 mensagens por mês. O preço de uma mensagem em Cuba é um peso conversível (CUC), representando um total de 400 CUC por mês. O salário mínimo em Cuba é de 420 pesos, ou cerca de 16 CUC. Por mês Yoani Sanchez gasta o equivalente a dois anos de salário mínimo em Cuba.
 Assim, a blogueira em Cuba gasta uma quantidade que corresponde a 25mil euros por mês, se fosse francesa, ou 300 mil euros anuais. 
De onde vem os recursos necessários para essas atividades?
Outras perguntas surgem de maneira inevitável: 
Como pode  Yoani Sanchez seguir  mais de 80 000 contas sem acesso permanente à Internet?
Como conseguiu  se inscrever em diferentes contas,  cerca de 200 por dia em média desde junho de 2010, com picos de mais de 700 contas? 
Quantas pessoas realmente acompanham as atividades da oposição cubana na rede social? 
Quem financia a criação de contas falsas? 
Para quê? 
Quais são os interesses que estão por trás da figura de Yoani Sanchez?
* Salim Lamrani, um graduado da Universidade de Sorbonne, é professor encarregado de cursos na Universidade Paris-Descartes e Universidade Paris-Est Marne-la-Vallée e jornalista francês, especialista nas relações entre Cuba e Estados Unidos. Autor de Fidel Castro, Cuba e Estados Unidos (2007) epadrões duplos. Cuba, a União Europeia e os Direitos Humanos(2008), entre outros livros.
tradução do espanhol: Avelina Martinez
 de La Jornada

Religião, política e os Torquemadas

As igrejas, sempre de costas para o futuro, continuam intolerantes às renovações. No tempo do domínio católico no Ocidente, os contestadores de falsas verdades eram atirados à fogueira, amaldiçoados pela Inquisição, que não dava trégua a supostas heresias.
Nos dias de hoje, impotentes para ditar condenações capitais, os inquisidores ordenam aos fiéis a punição de políticos que defendem propostas dissidentes à doutrina que pregam. O aborto e a defesa da homofobia são os exemplos mais gritantes. E irritantes. Em reação, eles promovem nas eleições a “queima” de votos dos hereges e, com isso, cerceiam a liberdade do eleitor e intimidam os candidatos.
Assim agem os pregadores das igrejas evangélicas. São os novos inquisidores.
Essa réplica tardia e infeliz do Tribunal de Inquisição materializou-se no Congresso, onde foi depor o ministro Gilberto Carvalho, na terça-feira 15 de fevereiro. Carvalho, secretário-geral da Presidência da República, viu-se forçado a expiar publicamente “pecados” cometidos aos olhos da poderosa bancada evangélica, transformada em braço executivo de diversas igrejas religiosas.
“O pedido de desculpas, de perdão, não foi pelas minhas palavras, e sim pelos sentimentos que provocaram”, disse o ministro.
Qual foi a heresia? Gilberto Carvalho, durante o Fórum Social Mundial, manifestou preocupação política com os evangélicos: “A oposição virou pó (…) a próxima batalha ideológica será com os conservadores evangélicos que têm uma visão de mundo controlada pelos pastores de televisão”.
Carvalho é católico fervoroso, mas também é militante político. Petista. Em razão do cargo, não foi cauteloso, embora tenha falado ingênuas obviedades. Não pregou o cerceamento de qualquer manifestação religiosa. Mas foi o suficiente para despertar a ferocidade adormecida da Frente Parlamentar Evangélica, na qual se destaca o senador capixaba Magno Malta, que, entre outras ofensas, chamou o ministro de “irresponsável”.
Um parlamentar ateu presente ao encontro fechado à imprensa descreve assim o ambiente naquele dia: “Os olhos dos senhores parlamentares disparavam chispas de fogo, ódio, raiva e intolerância diante daquele enviado do Maligno que se tornara ministro (…). O clima era pesado. Aquela reunião e a Inquisição têm tudo a ver. Tenho certeza que não exagero. O problema para eles era não poder acender a fogueira. Restavam-lhes as línguas de fogo, prontas a queimar o demônio pecador”.
Serelepe, o deputado Anthony Garotinho, ex-governador do Rio e evangélico atuante, também se destacou na ocasião. Sem sucesso, tentou forçar o ministro a assinar um documento desmentindo as declarações publicadas, mas diferentes do que falou, garantiu Gilberto Carvalho. O inquisidor fez, pelo menos, uma declaração expressiva e inteiramente adequada ao ambiente criado.
“O perdão está para a Igreja assim como a anistia está para a política”, comparou Garotinho.
Igreja e política. O desempenho de Garotinho aproximou ainda mais aquela reunião no Congresso do espírito obscurantista assumido pelos evangélicos. Nesse sentido, fazem uma repetição tardia do catolicismo primitivo.
Os votos dos evangélicos, arma que usam no processo político, talvez não sejam eleitoralmente decisivos. São muitos, é certo. O suficiente para acuar candidatos em busca de votos. Com eles acuaram Dilma e Serra, na eleição de 2010, e transformaram a competição em espetáculo para exibição de medíocres Torquemadas.
Por Maurício Dias, na CartaCapital:

Hóstia alucinógena faz beatas atacarem padre na Itália

Algumas fiéis da Santo Espírito de Campobasso, na região central da Itália, abraçaram o crucifixo, outras começaram a ter visões de santos. Outras, por sua vez, começaram a bater no padre e gritar: "Você é o demônio".
Toda essa confusão no último domingo (19) aconteceu porque as hóstias foram feitas com uma farinha alucinógena em vez da farinha comum. Trata-se de um caso de "ergotismo", uma intoxicação alimentar causada por farinhas de cereais contaminadas por esclerócios que atingem a safra do grão.
Esses organismos microscópicos contêm uma grande quantidade de fungos, perigosos para a saúde, entre os quais costumam encontrar-se muitos agentes psicotrópicos, parecidos com o ácido lisérgico, ou LSD.
Assustado, o padre da Igreja de Campobasso foi obrigado a se esconder na sacristia à espera da polícia. A retirada dos fiéis foi confusa, lembrando os protestos antiglobalização ocorridos na cúpula do G-8.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Itália vai cancelar isenção tributária da Igreja

O governo italiano anunciou nesta sexta-feira medidas destinadas a acabar com as isenções tributárias para propriedades comerciais pertencentes à Igreja Católica, o que deve resultar numa arrecadação adicional de até 600 milhões de euros.
O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, incluiu essa medida, que afeta também outras organizações não-lucrativas, em um pacote mais amplo de desregulamentação que atualmente tramita no Parlamento da Itália.
A Igreja é dona de muitos hospitais, hotéis e pensões, que gozam de isenção tributária por serem parcialmente ocupados por freiras e padres, ou por terem uma capela. A nova lei elimina essa brecha, que isentava de impostos muitos estabelecimentos predominantemente comerciais.
Em dezembro, Monti pediu aos italianos que fizessem sacrifícios para salvar o país da crise da dívida na zona do euro. Em 48 horas depois da aprovação do pacote, mais de 130 mil pessoas aderiram a uma petição pela Internet exigindo o fim dos privilégios tributários para a Igreja.
O pacote deve ser votado na semana que vem pelo Senado e deverá, depois, seguir para a Câmara.
Steve Scherer, No Reuters