domingo, 12 de fevereiro de 2012

Estudo mostra que maioria dos racistas, homofônicos e com opiniões política de direita são menos inteligentes

Um polêmico estudo canadense que inclui dados coletados de mais de 50 anos, diz que as pessoas com opiniões políticas de direita tendem a ser menos inteligente do que o esquerdo. Ao mesmo tempo, adverte que as crianças de menor inteligência tendem a desenvolver pensamentos racistas e homofóbicas, na idade adulta.
A pesquisa foi realizada por acadêmicos da Universidade Brock, em Ontário, pesquisando informação de mais de 15 mil pessoas, comparando o seu nível de inteligência encontrados na infância com os seus pensamentos políticos como adultos.
Os dados analisados são de dois estudos no Reino Unido em 1958 e 1970. Eles mediram a inteligência das crianças com idade entre 10 e 11 anos. Em seguida, são monitorados para descobrir suas posições políticas até os 33 anos de idade.
Segundo as conclusões da equipe, as pessoas com menor nível de inteligência gravitam em torno de pensamentos de direita, porque os faz sentir mais seguro no poder, que se relaciona com o seu nível educacional, inclui o jornal britânico.
"As habilidades cognitivas são fundamentais na formação de impressões dos outros e ter a mente aberta. Indivíduos com menores capacidades cognitivas gravitam em torno de ideologias conservadoras sociais que mantêm as coisas como elas são, porque fornece um senso de ordem", dizem no estudo publicado no Journal of Psychological Science.
Mas esta não é a única conclusão a que chegou a controversa por acadêmicos. Comparando dados de um estudo de 1986 nos Estados Unidos sobre o preconceito contra os homossexuais, descobriu que pessoas com baixa inteligência, detectado na infância, tendem a desenvolver pensamentos propensos ao racismo e homofobia.
"As ideologias conservadoras representam um elo crítico através do qual a inteligência na infância pode prever o racismo adulto. Em termos psicológicos, a relação entre inteligência e preconceitos podem ser derivados, com probabilidade de indivíduos com baixas habilidades cognitivas para apoiar a direita e conservadores, porque eles oferecem uma sensação de estabilidade e ordem ", acrescentou.
"No entanto, é claro que nem todas as pessoas menos inteligentes são preconceituosas e mostram pensamento conservador ", disse a equipe de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário