sábado, 25 de fevereiro de 2012

Sistema de detecção de franco atiradores impediu atentado contra Chávez

Um sistema Russo de detecção de atirador ajudou a impedir um ataque a vida do presidente venezuelano Hugo Chávez. O fato foi relatado por Nicolai Slichenko, diretor comercial e de  Segurança da empresa fabricante do equipamento.
O sistema,chamado de "Antifrancotirador ', é capaz de detectar dispositivos ópticos e opticoelectrónicos a uma distância de até 2,5 quilômetros. Funciona detectando em três bandas espectrais, a qualquer hora do dia e da noite, e ao detectar o provavel atirador o equipamento emite um feixe de luz, cegando temporariamente o elemento atraz da mira. O dispositivo tem câmera e vídeo que documentam a ação.
Segundo Slichenko, o sistema russo que foi um presente para o presidente da Venezuela, ajudou a segurança de Chavez a detectar um sniper a uma distância de 800 metros, quando o presidente estava na fronteira com a Colômbia. O potencial agressor teve de fugir através da fronteira.
O gerente disse que os serviços especiais russos e estrangeiros estão comprando este sistema. Slichenko acrescentou que os serviços de segurança de pelo menos 15 chefes de estados diferentes já estão equipados com o dispositivo.
Os sistemas 'Antifrancotirador "ajusta-se às tarefas profissionais, considerando o tipo de unidade para a qual irá trabalhar. "Em um dispositivo multi-canal combinado, que melhora a eficiência do sistema em condições de tempo diferentes e detectar perigo a uma distância duas vezes a distância de funcionamento das ópticas dos snipers", disse Slichenko.
Tradução livre do blog Alberto Bouchardet
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário