sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Satélite recolherá lixo espacial da órbita da Terra

Por Guilherme Abati  do Geek
Um grupo de cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, criou um satélite capaz de retirar lixo espacial da órbita da Terra. O satélite CleanSpace One tem custo de aproximadamente 18 milhões de reais e será o primeiro satélite destinado a reduzir a poluição espacial. Os cientistas pretendem lançar o aparelho em 2017.
Cerca de 700 satélites ativos estão orbitando o planeta nesse momento nos enviando sinais de televisão, rádio eGPS. Porém, a enormes chances de que eles choquem-se com os inúmeros detritos alocados ao redor da Terra. Segundo especialistas, existem cerca de 16 mil objetos com diâmetro superior a 10 cm na órbita do nosso planeta. A órbita terrestre está cheia de todos os tipos de detritos flutuantes. Desde satélites abandonados até pedaços de naves espaciais quebradas orbitam nosso planeta, segundo o Mashable.
“Tornou-se essencial ter noção da existência destes detritos e dos riscos existentes com sua proliferação”, diz Claude Nicollier, astronauta e professor da Escola. Após seu lançamento, o satélite de limpeza terá que ajustar sua trajetória, a fim de encontrar com o seu alvo. Então, o CleanSpace One vai agarrar o outro satélite. Depois, vai trazê-lo de volta à Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário