quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Blogs – Voz do povo


De todos os lugares para o mundo.
Pesquisa CNT/Sensus apura pela primeira vez o peso da blogosfera como fonte de informação. Dos entrevistados, 16% dizem recorrer a blogs de notícias "sempre" e 12%, "às vezes". "Números são muito expressivos", diz analista. Quase 20% da população pretende ter acesso à internet em até 12 meses.
Os blogs de notícias são uma fonte de informação permanente para 16% dos brasileiros, cerca de 21 milhões dos 135 milhões de eleitores que estavam aptos a votar na eleição do ano passado. Outros 12% da população recorrem à blogosfera “às vezes”, o equivalente a 16 milhões de eleitores.
“A blogosfera tem sido crescentemente uma fonte de informação. Vinte milhões de eleitores usando a internet para se informar sempre é muita coisa”, disse à Carta Maior o diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes. “Eu, por exemplo, aposentei o jornal escrito.”
Os blogs como opção de notícia estende a cada dia, se tornando em alguns locais como única opção noticiosa. A maioria dos grandes jornalistas tem seu espaço em blogs, sejam esses espaços logados as empresas onde exercem suas funções, ou independentes. A grande vantagem encontrada pelos espaços independentes e a ¨pessoalidade¨.Não tendo editor os jornalistas e blogueiros não encontram censura,não tendo seus textos manipulados de acordo com os patrocinadores ou donos dos jornais.
Tal facilidade esta sendo absorvida pelos que nunca pensaram em escrever.Se interioriza a noticia e a livre manifestação de pensamentos e, como nunca, a liberdade de expressão tem sido exercida, divulgada e vivida.
Chega onde nem mesmo a jornais ou onde não circula jornais outros, que não seja folhetins políticos. Tendenciosos, omissos e de textos pobres, e que na maioria das vezes assassina a língua pátria. É a voz dos mandatários locais.
Exemplo de interiorização dos blogs se encontra em diversos locais no norte de Minas, alguns com sucesso, outros nem tanto, mas indo em frente.
No site WWW.monteazulmg.com.br, que leva ao mundo noticias e eventos de Monte Azul e região, tem em sua página principal link para diversos blogs, e dos mesmos coleta as principais e interessantes noticias para destaque em sua pagina principal.
São pessoas simples tendo sua manifestação difundida.
Blogs interessantes tem surgido dos mais entranhados rincões, como hoje me foi revelado um no distrito de Caçarema, município de Capitão Enéas. O blog aquiondeeumoro criado por uma moradora do lugar, Terezinha F. Souto.E na sede do município o blog Capitão Enéas, de Gerlice Nunes faz sucesso.
O blog da Gerlise foi responsável pela melhora na merenda escolar das escolas municipais depois de denunciar o desprezo que alimentação das crianças na escola estava sendo tratada, fato confirmado pelas professoras e serventes das escolas.
O blog da Terezinha aborda tema parecido ao denunciar o interesse eleitoreiro que a administração Landulfo Teixeira tratou os estudantes de sua comunidade no final do ano passado. Para a formatura do ensino infantil, crianças de 5 a 7 anos, a prefeitura serviu
Um pãozinho dormido(frio, seco e murcho) e para os formandos do ensino médio (eleitores)  serviu um jantar digno. Discrepância documentada em fotos e indignação da população postada em seu blog.
Sucessos pequenos na blogosfera que vislumbram .

Nenhum comentário:

Postar um comentário