domingo, 28 de agosto de 2011

AVICULTURA SERÁ PRIORIDADE PARA PEQUENOS PRODUTORES


Mais de 280 famílias de pequenos produtores rurais de Janaúba, Porteirinha e Jaíba são beneficiados pela Codevasf com a implantação de pequenos projetos comunitários de avicultura. A ação visa não somente criar mais uma fonte de renda às famílias, mas também diversificar a produção rural com a criação de mais empregos. Existe uma grande demanda pela criação de aves nas comunidades bem como mercado consumidor garantido, não só nas feiras livres, mas também para complementação da merenda escolar. A informação é do superintendente da companhia em Minas, Dimas Rodrigues, com base em estudos técnicos para implantação dessas pequenas unidades.
Após capacitar os produtores rurais que irão atuar diretamente na criação das aves em 37 unidades produtoras, a Codevasf entregou e montou em todas elas, os equipamentos e insumos necessários para início da criação dos mais de 11 mil pintinhos com um dia. Os investimentos chegam a R$ 110 mil oriundos dos programas sociais da Codevasf, Arranjo Produtivo Local e Projeto Amanhã, que tem por finalidade implantar o desenvolvimento econômico e social sustentável por meio de ações comunitárias e no apoio aos jovens de 16 a 24 anos do meio rural do vale do rio São Francisco
Em Janaúba, foram implantados 10 aviários em comunidades diferentes, beneficiando 131 famílias de pequenos produtores rurais. No município de Porteirinha, são atendidas 75 famílias, também em 10 pequenas comunidades. O maior número de comunidades beneficiadas pela ação do Governo Federal está em Jaíba, mais precisamente no perímetro de Irrigação implantado pela Companhia. Ali, foram construídos 17 aviários para 75 famílias de pequenos irrigantes.
Segundo o técnico da Codevasf, Paulo Roberto Correia Lima, coordenador do Projeto Amanhã em Minas Gerais, ainda este ano todas essas unidades de avicultura agora implantadas, receberão uma incubadora para produzirem suas próprias matrizes, diminuindo, assim, o custo do produto final. Afirmou ainda, que já no primeiro trimestre de 2012, os resultados dessa ação produtiva já poderão estar disponível para o mercado consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário