terça-feira, 30 de agosto de 2011

A greve da educação e as manipulações de Anastasia.

O Governador mineiro,Antonio Anastasia(PSDB), convocou uma coletiva com a Imprensa para às 10 horas da segunda-feira (29/8). Na verdade, não foi uma coletiva e sim um pronunciamento, uma vez que os jornalistas não tiveram o direito de fazer nenhuma pergunta, comprovando o ¨coronelismo¨do governo.
Mentiras de Anastasia.
No pronunciamento, Anastasia abordou questões que não significaram nenhuma novidade, mas que o mentiroso pretende repetir até parecer verdade, como as questões abaixo:
Anúncio do Governador: 62% da categoria optou pelo subsídio.
Mentira: A manipulação da verdade está em não informar que os contratados não podem optar: dos 398 mil cargos da educação, apenas 200 mil tiveram o direito de opção entre as formas de remuneração. Destes, 153 mil saíram do subsídio. Portanto, não se pode afirmar que 62% optaram pelo subsídio.

Anúncio do Governador:“o estado realizou um acordo com o SINDUTE e apresentou a Assembleia Legislativa que também aprovou uma nova sistemática de remuneração para os Servidores da Educação em Minas Gerais através de uma parcela única mais clara de maneira mais objetiva”
Mentira:Aqui temos mais mentiras e desmandos, esse acordo com o SindUte, o governo armou um circo chamado de comissão para estudar as maneiras de melhorar a remuneração, essa comissão era composta de membros da SEPLAG da SEE e do SindUte, o prazo para as negociações ainda não tinham acabado quando o governo divulgou o novo projeto de lei que instituía o Subsídio. Usou de má fé para acabar com uma greve que estava prejudicando sua imagem criando a dita comissão e passou a perna nos professores que agiram com a boa fé que esse mesmo governo diz esperar nas negociações.
Anúncio do Governador: A decisão do STF não muda em nada a nova sistemática de remuneração em Minas Gerais.
Mentira do governador: O Subsídio, forma de remuneração implantada em Minas Gerais, não é Piso Salarial, mas remuneração global, conforme descrito nos artigos 2º e 3º da Lei Estadual 18.975/10. O Estado de Minas não paga o Piso Salarial Profissional Nacional determinado pela Lei Federal 11.738/08. Conforme julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), publicado no dia 24/08, "é constitucional a norma geral federal que fixou o Piso Salarial dos professores do ensino médio com base no vencimento e não na remuneração global."
Anúncio do Governador: O Sindicato reivindica 300% de reajuste.
Mentira do Governador: A reivindicação da categoria é o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional, instituído pela Lei Federal 11.738/08. O governador não recebeu reivindicação de 300% de reajuste e sim de cumprimento da Lei do Piso. Anastasia entrou no governo sabendo que teria que ajustar salário dos professores nesse ano, pois a Lei foi aprovada em 2008.
Anúncio do Governador: A adesão à greve é de 20%
Mentira do Governador: A greve atinge 50% do Estado. A estratégia de minimizar o movimento não é o melhor instrumento para resolver o conflito em questão.
Anúncio do Governador: Pedirá ao Ministério Público que agende nova reunião para dialogar com o Sindicato.
Observação do Sind-UTE/MG: Estamos abertos ao diálogo. Na semana passada, antecedendo à Assembleia Estadual do dia 24/08, o Sindicato procurou diversas vezes o Ministério Público, sem conseguir o agendamento de reunião.
Anúncio do Governador: Os alunos não serão prejudicados
Mentira do Governador: Se o governo acha que contratar pessoas sem formação para responder pelo processo de ensino aprendizagem dos alunos não traz prejuízo ou que 83 dias de greve já não causou enorme prejuízo a todos, não sabemos o que, na visão do governo, causaria prejuízo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário