terça-feira, 30 de agosto de 2011

Estado vai assumir abastecimento de água em áreas do semiárido

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), Bilac Pinto, anunciou, na visita da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais à pasta, que o Poder Executivo vai assumir, por meio do projeto estruturador "Vida no Vale", o abastecimento de água nas comunidades de até 200 habitantes localizadas nas regiões Norte e do Vale do Jequitinhonha. A visita, realizada na segunda-feira (29/8/11), na Sedru, teve o objetivo de entregar ao secretário o relatório da "Caravana do Jequitinhonha", realizada pela comissão em maio deste ano.
Segundo o presidente da comissão, deputado André Quintão (PT), a caravana registrou as precárias condições de vida das comunidades rurais com menos de 200 habitantes, que estão excluídas do sistema de abastecimento de água da Copanor, a subsidiária da Copasa criada para atender o semiárido mineiro. De acordo com o parlamentar, os locais visitados estão sem água até mesmo para higiene, alimentação e consumo. "Viemos cobrar providências e agilidade por parte do Poder Executivo. O anúncio do secretário é uma ótima notícia, mas temos que acompanhar as ações práticas para que estas pessoas sejam atendidas", ponderou.
O deputado Luiz Henrique (PSDB), que também participou da visita, mostrou-se satisfeito com o resultado do encontro. Para ele, é preciso que se reconheça o esforço do Governo do Estado no atendimento às necessidades do semiárido mineiro. "O 'Vida no Vale' é um grande projeto, mas ainda precisa ser melhorado, especialmente no que se refere às comunidades de até 200 habitantes. Esperamos que isso aconteça o quanto antes", disse.
Compromisso - O secretário Bilac Pinto destacou a iniciativa da comissão com o projeto "Caravana do Jequitinhonha". De acordo com ele, o Poder Executivo reconhece as reivindicações das regiões desabastecidas. "Temos um projeto que está sendo desenvolvido com a União, para que seja traçado um diagnóstico das condições de água, esgoto e resíduos sólidos das regiões Norte e do Jequitinhonha, que irá atender as necessidades destas comunidades", disse.
Fonte: http://www.almg.gov.br/Not/BancoDeNoticias/Not_859834.asp

Um comentário:

  1. Como brincam com coisa seria. Quando o Norte de Minas será olhado pelos governantes, a não ser na época da politica...tá de brincadeira.

    ResponderExcluir