sábado, 20 de agosto de 2011

Acidente na MG 122 faz nove vitimas

Van doada pelo governo estadual para transporte escolar utilizada indevidamente.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo capotou próximo ao trevo de Caçarema; outras onze pessoas ficaram feridas
Segundo o cabo Cosme Ribeiro do Corpo de Bombeiros de Janaúba, uma van que transportava um grupo de quilombolas de Catuti para a Festa de Agosto, em Montes Claros, capotou várias vezes próximo ao trevo de Caçarema, distrito de Capitão Enéas.
O acidente ocorreu por volta das 14h30 na altura do km 167 da rodovia MGC122, um trecho em linha reta próximo ao posto Caititu.Três viaturas do Corpo de Bombeiros de Janaúba e uma do Samu foram deslocadas para o resgate das vítimas.
O veiculo, uma van de transporte escolar com placa da prefeitura de Catuti tem capacidade para transportar 16 pessoas, mas tinham 20 na hora do acidente.
Testemunhas contaram que uma das rodas van se soltou, fazendo com que o motorista perdesse o controle da direção do veículo, capotasse diversas vezes e parou após bater contra uma árvore às margens da estrada,deixando nove mortos, entre eles o motorista, e onze feridos. O Corpo de Bombeiros encontrou um pneu estourado no local do acidente.
Com o impacto a porta lateral foi arrancada e algumas das vítimas foram arremessadas para fora do veículo, indicando que não estariam usando o cinto de segurança. A distância entre o primeiro e o último corpo encontrado foi de 30 metros.
Prefeito mente á reportagem da televisão.
Os passageiros são pessoas da comunidade de Maravilha e Malhada Grande, povoados quilombolas do município de Catuti, que se encaminhavam para Montes Claros onde o grupo de quilombolas fariam apresentação nas festas de agosto.
A Van saiu da prefeitura da cidade e foi até as comunidades apanhar os passageiros, e por volta das nove horas da manhã estava de volta ao pátio da prefeitura, onde os passageiros fizeram lanche servidos por moradores da cidade. Segundo sobreviventes, ainda em Catuti um pneu estourou e a viagem sofreu atraso para trocar o pneu.
Segundo testemunhas, o prefeito Helio Pinheiro se encontrava na prefeitura quando a Van retornou da zona rural e chegou a cumprimentar alguns viajantes, contrariando ao que ele disse a reportagem da Intertv. Na entrevista o prefeito nega que tinha conhecimento da superlotação da Van e que ela estava autorizada a apenas recolher os viajantes nas comunidades. Todos sabiam que a mesma estava escalada a fazer a viagem até Montes Claros.
Os motoristas da prefeitura reclamam da manutenção dos veículos e sempre alertaram para o perigo das viagens com carros e ônibus com pneus velhos e até mesmo sem freio, dentre outros defeitos. No ano passado o secretario de transporte foi afastado porque se negara a liberar veículos defeituosos para transporte de estudantes e de populares.
Esmagados e mutilados
Corpo de vitima esmagado pela van.
Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), um dos corpos foi arremessado na via e o veículo parou sobre ele. Das nove pessoas que morreram no local do acidente, apenas três haviam sido identificadas até as 17h30. São elas Mariano Matos da Silva, de 68 anos, Alberto Arisoseres dos Santos, de 51, Aristides Fernandes de Souza, 53. O motorista, que também morreu no local, só havia sido identificado pelo primeiro nome, Sinvaldo. Entre os cinco corpos não identificados, três são do sexo masculino e outros dois do sexo feminino, alguns perderam membros no violento acidente.
Ainda segundo a PMRv, as onze pessoas feridas, entre elas algumas em estado grave, foram levadas para o Hospital Regional de Janaúba, localizado a cerca de 50 km do local do acidente.O hospital não divulgou os nomes dos feridos, alguns com fraturas e outros com escoriações.
Uma criança de 2 anos que também estava no veículo saiu ilesa.
Corpos amontoados
Segundo pessoas que se encontravam no local no termino do resgate os corpos liberados pela policia foram amontoados em um carro funerário e encaminhados a cidade de Porteirinha. A cena dantesca chocou as pessoas, um carro funerário cheio de corpos, alguns mutilados, amontoados em sua traseira.
O cortejo funesto cruzou a cidade de Janaúba, rumo a Porteirinha, porque a prefeitura não tem convenio com empresa funerária de Janaúba.
Fotos - Danilo Evangelista EM

18 comentários:

  1. CATUTI ESTA EM LUTO!!!!!!!!! UMA TRISTEZA....

    ResponderExcluir
  2. MAIS KE IRREGULARIDADE EM HELIO PINHEIRO!!!

    ResponderExcluir
  3. È mt triste td isso!! Peço à Deus que conforte tds os familiares dessas vitimas e que este conforto possa sustentá-los.

    ResponderExcluir
  4. É infelizmente Catuti, esta nas mãos de acessores que brincam de administrar. Isso era uma tragédia anunciada. luto!

    ResponderExcluir
  5. Isso acontece cotidianamente nas prefeituras. Essa era mais uma Van que deveria ser utilizada única e exclusivamente para o transporte dos alunos da rede pública municipal. Também, mesmo que não fosse uma Van escolar, com a super lotação que estava, o risco seria o mesmo em qualquer veículo. O prefeito de Catuti, cidade dos Quilombos, disse que a Van foi liberada apenas para buscar essas pessoas nas comunidades, mas não explicou como eles deveriam vir para Montes Claros. Não é só aqui que faltam investimentos para a Cultura. Nesse caso, custou a vida de muitos desse povo já tão sofrido...
    Eduardo Madureira

    ResponderExcluir
  6. Realmente muito triste! E eram quilombolas do melhor que há no mundo! Perdas irreparáveis!

    João Batista Almeida Costa

    ResponderExcluir
  7. João Batista Almeida Costa esteve na comunidade de Maravilha fazendo estudos,entre outras coisas de origem daquele povo, mas não pode terminar. O atual prefeito, Helio Pinheiro,filho do suposto dono das terras onde esta o quilombo, o expulsou de lá sob ameaça de morte. Sei disso porque fui eu quem insentivou Joba a ir lá e fui com ele até Catuti.

    ResponderExcluir
  8. Meus sinceros sentimentos as familias enlutadas!!!Que Deus os consolem! Elimar Neto Veloso

    ResponderExcluir
  9. Notícia triste.. Que Deus conforte os famílias pela percas de seus entes queridos...
    José Fernandes Santos

    ResponderExcluir
  10. Nossa... fiquei muito triste com esta notícia! Que Deus conforte o coração destas famílias.
    Rita Mendes

    ResponderExcluir
  11. LAMENTÁVEL...TRISTE...
    Maria Goretti Santos

    ResponderExcluir
  12. Tens razão Eduardo em suas colocações.. até quando inocentes pagarão com suas vidas pela má conduta de outros poucos...
    Paula Alves

    ResponderExcluir
  13. A reportagem está quase completa! Porém erra ao dizer que a Van passou por Catuti na ida. Segundo sobreviventes, como Paulo genro de D. Sofia, Ela teve o seguinte trajeto: Saiu de Barreiro Branco - Passou na casa de Aristides (sentido a Salininhas) - Atravessou o rio no lugar denominado Mané Geraiseiro - Chegou a Pai Pedro - Depois Porteirinha e assim até ao acidente. O pneu furou em Bom Jesus, sentido Porteirinha - Janaúba. As porcas estavam tão quentes que foi preciso Finada Artina emprestar a garrafa com água para resfriar as peças. Infelizmente Sinvaldo não passou em Catuti nem para pegar seus documentos, inclusive sua carteira de Habilitação, o que foi cosntatado pela PM. Foi identificado somente pelo primeiro nome, pois não portava documentos. Segundo seu filho ele deveria passar em Catuti para pegar os documentos e trocar de veículo - Van para Microônibus.

    ResponderExcluir
  14. vc esta de parabéns pela homenagem feita a Mariano e quilombolas através do video,mas seu comentario maldoso destrói tudo de bom q vc fez ao caluniar o prefeito dizendo q o mesmo sabia da super lotaçào e ainda cumprimentou os viajantes, o percurso feito pela vam foi exatamente o q Gilmar sitou no seu comentário pois a vam estava super lotada inclusive c a esposa do motorista tavez por isso passaram por Pai Pedro.Pare de querer colocar a culpa no prefeito,acidentes acontecem assim como aconteceu c vc e a culpa é de quem?

    ResponderExcluir
  15. Não podemos responsabilizar o prefeito por tudo. Porque também somos responsáveis por parte deste "Sistema que não funciona", Devemos dar sugestões e ajudá-lo a tentar corrgir para não acontecer novamente...
    Waldivino(Mato Verde)

    ResponderExcluir
  16. deveria postar todos comentarios

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de esclarecer aos que postam comentários que não sou obrigado a publica-los.
    Ha comentários que nada dizem, os ofensivos e debochados. Posto se desejar, principalmente aos anônimos.
    E,repetindo postagem anterior nesse meu blog, aqueles que querem me agredir por não gostarem de minhas posições e postam comentarios me agredindo, pelo menos se identifiquem, pois gosto de saber de quem estou rindo.

    ResponderExcluir
  18. "puxa saco" não tem geito mesmo, sempre que parece alguem para mostra a realidade tem um para defender o mesmo.
    Parabéns Alberto pelo trabalho mostre a verdade para quem quer ver.

    ResponderExcluir