quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Prefeito de Pirapora tem processos em 85 ações na Justiça


Mesmo com tantos processos Warmillon pode ser candidato nas próximas eleições.
Warmillon Fonseca Braga (DEM), prefeito de Pirapora pela segunda vez - e ex-prefeito de Lagoa dos Patos, na mesma região, também por duas vezes -, acumula nada menos do que 85 processos na Justiça mineira. Entretanto, o grande número de ações contra Braga não deve impedir que ele se candidate às eleições municipais de 2012.
Nos bastidores, a informação é que ele pretende deixar o cargo para concorrer à Prefeitura de Montes Claros. Grande parte dos processos contra Warmillon foram propostos pelo Ministério Público Estadual (MPE) por entender que o prefeito teria cometido irregularidades como desvio de recursos públicos, falhas em licitação e enriquecimento ilícito. Os processos ainda estão em tramitação no Tribunal de Justiça de Minas, 26 na comarca de Montes Claros, 15 em Pirapora e oito em Coração de Jesus. Já, na segunda instância, Braga responde a 36 processos.
O promotor de Patrimônio Público de Minas Gerais Leonardo Barbabela afirma que existem outras investigações contra Warmillon em curso no órgão. "Muitas outras ações já foram ajuizadas e estão em tramitação. Estamos aguardando as instruções da Justiça", disse.
Novas denúncias.
Duas novas representações foram protocoladas contra o prefeito nesta semana. Uma, de autoria do Sindicato dos Servidores Públicos de Pirapora, contém 31 itens com possíveis irregularidades cometidas por Warmillon, acusado de participar de fraude para a construção de uma escola.
Segundo o presidente do sindicato, Maurício Braga, o prefeito teria direcionado uma licitação para que uma empresa ligada a ele vencesse. Uma investigação preliminar sobre as denúncias já foi aberta pela Promotoria de Patrimônio Público.
Blindagem.
Para o vereador Juscélio Garcia (PSDB), da oposição, o Legislativo tenta blindar o prefeito e, por isso, o parlamentar não cogita instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito. "Nunca vamos conseguir aprovar" uma CPI, disse.
Warmillon diz que denúncias são infundadas
O prefeito Warmillon Braga nega as irregularidades e afirma que os processos são consequências dos vários mandatos em diferentes prefeituras. "A oposição quer me deixar inelegível para me prejudicar. Essas denúncias não têm fundamento", disse. Segundo ele, quase o mesmo número de processos que tramitam hoje na Justiça contra ele já foram arquivados. Ele negou que vai se candidatar em Montes Claros. "Já cumpri minha função na política", completou Warmillon Braga.
Anderson Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário