segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Equipe de Fórmula 1 dá mão biônica a menino

Após enviar uma carta para o chefe da equipe Mercedes GP Petronas de Fórmula 1, o menino britânico Mattew James, de 14 anos, ganhou uma mão biônica. Ele nasceu sem a mão esquerda e usava uma prótese ,que ele descrevia como “uma garra”.
Ele sonhava com uma prótese biônica da empresa escocesa Touch Bionics, que permite movimentos complexos com as mãos.
O grande empecílio era o preço do aparelho, de 30 mil libras (R$ 79 mil, que  não estava disponível por meio do Serviço Nacional de Saúde britânico. A família do menino havia economizado dinheiro, mas não o suficiente.
Depois de receber uma visita de Ross Brawn (o presidente da equipe de F1) em sua escola, Matthew decidiu pedir ajuda e enviou uma carta sugerindo que equipe esportiva patrocinasse sua nova prótese. O jovem foi convidado à visitar a fábrica da Mattew James,, enquanto um membro da equipe entrava em contato com a empresa responsável pela mão biônica.
As duas organizações concordaram em compartilhar entre si as tecnologias usadas nos carros e na mão biônica. Como parte da negociação, a empresa alemã ajudou a pagar a mão e o treinamento de Matthew para usá-la. O jovem já consegue carregar xícaras de chá e potes em casa, mesmo com poucos dias com a prótese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário