sábado, 8 de outubro de 2011

Barragem do Tremedal, tão vazia como nunca.

Barragem  de Tremedal, seca de água e de decisões políticas.
Primeiras chuvas após sete meses de estiagem aconteceram no Norte de Minas. Choveu esta semana na região da Serra Geral de Minas, sendo Janaúba e a vizinha Nova Porteirinha as que mais se beneficiaram na região com a precipitação pluviométrica atingindo 21,5 milímetros em dois dias.
Entre os dias 3 e 6,período de maior precipitação, choveu apenas 15,3 mm em Monte Azul, sendo essa chuva insuficiente para minimizar o drama que vive os monteazulinos com a falta de água. A barragem construída pela CODEVASF e DNOCS em convênio com o Exercito Brasileiro e que abastece a cidade teve seu nível diminuído drasticamente, obrigando a COPASA a aumentar e priorizar o abastecimento com poços artesianos.
Cerca de dois anos passados o abastecimento era feito totalmente com água da barragem, que recebe água das chuvas da serra geral. Água doce e leve. Depois disso o sistema de abastecimento foi, a cada dia, aumentando a quantidade de água dos poços artesianos, que por sua vez tem o produto característico do Norte de Minas, água saloba e com altíssima quantidade de sal, embora a companhia de abastecimento insista em divulgar que os índices de sais é aceitável pelas normas vigentes.
Árvores,antes  encobertas pela água,hoje são esqueletos da seca
A barragem de Tremedal, além de fornecimento de água a população de Monte Azul, tem por finalidade a regularização de vazões do rio Angical, garantindo-lhe uma vazão básica mínima. Essa barragem nunca esteve tão vazia. Arvores que ficaram submersas quando de sua construção se encontram totalmente a mostra, exibindo seus ¨esqueleticos¨ troncos e galhos aos abismados cidadões que visitam o lugar.
Com o aumento da população Monte Azul necessita, emergencialmente, de novas fontes de abastecimento do precioso líquido, sendo a canalização das águas da barragem de Cana Brava uma opção viável. No ano que vem,ano eleitoral, promessas e mais promessas políticas serão apresentadas, mas, se algo não for concretizado a cidade se estagnara, impedida de progredir e crescer por falta de políticas públicas. Torceremos para que a imagem horrenda da barragem do Tremedal, com arvores fantasmagóricas, não seja a visão geral do município, hoje desprovido de decisões políticas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário