quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Vice vai assumir prefeitura de Monte Azul.

Prefeito se afasta para tratamento de saúde e pode não voltar.
A reunião extraordinária dos vereadores de Monte Azul, ocorrida nas dependências da câmara as 21 horas da quarta feira (18), restrita aos edis e a assessoria jurídica da prefeitura municipal, teve presença de todos os vereadores apesar da ¨pressão¨ para esvaziamento da mesma por parte da administração.
A pauta foi colocada pelo presidente André de Baiano, cujo tema único foi discutir sobre a situação de saúde do prefeito Joaquim Gonçalves Sobrinho (Joaquim de Deja)(DEM), que sofreu intervenção cirúrgica após ser acometido de um acidente vascular cerebral (AVC) e se encontra hospitalizado.
Antecedendo aos pronunciamentos e divagações dos vereadores o procurador do município, advogado Murilo de Oliveira, se antecipou e colocou que a administração apresentara antes da reunião ordinária de sexta feira(21) um pedido de afastamento de 15 dias para tratamento de saúde do prefeito Joaquim de Deja. A moção devera ser aprovada ainda na sexta em votação na câmara e o vice prefeito Alexandre Augusto assumira pela primeira vez a chefia do executivo do município.Apesar de ser secreta, após a reunião os vereadores optaram pelo registro em ata dos acontecimentos.
Alexandre assumi na segunda
Prefeito Novo
Pela primeira vez prefeito, o então vice Alexandre Augusto Fernandes de Oliveira terá inicialmente 15 dias para mostrar a que veio. Terá sobre suas ações a visão da população que reclama, e muito, da situação do município.
Problemas de acumulo de lixo e entulho esparramados pela cidade, e deficiência no atendimento médico e de saúde em geral são os mais sentidos pelos habitantes do lugar.
Nossa reportagem não conseguiu contato com o até então vice, mas pessoas do circulo de Alexandre afirmam que sua primeira atividade no paço municipal deverá ser com reuniões com o secretariado, sendo que será um dia de reuniões por etapas. Primeiro o secretário de finanças, para ter histórico de caixa e traçar prioridades nesses 15 dias, além de enfrentar os tramites legais, como oficializar sua assinatura nos cheques da prefeitura com documentos sendo entregue no banco que, naturalmente, lhe recolherá assinatura do cartão próprio para conferencia dos cheques a serem emitidos. Depois reunião com outros secretários por prioridade de ação.
Problemas graves a serem enfrentados
Alexandre terá que tomar atitudes, forçado pelos servidores que devem recorrer ao mesmo para resolver problemas pessoais e que são passiveis de processos, como o atraso na folha de pagamento dos funcionários. Há caso que o servidor está a três meses sem receber e o secretário da pasta recebendo aproximadamente 2 mil reais de diária, deixando o funcionalismo inseguro e insatisfeito a ponto de colocar sua situação ao comercio onde compra com apontamento em caderneta.
A população também reclama que nesse período de seca seis caminhões pipa foram contratados, a seis mil reais, e ninguém tem visto esses caminhões desempenhando suas funções. Se tiverem em uso deve ser restrito, denunciam.A verificação dos convênios e o andamento dos mesmos deve ser uma prioridade para se tornar o município administrável.
O futuro a Deus pertence.
O prefeito Joaquim de Deja, de 83 anos e que é considerado como um dos últimos “coronéis” da política do Norte de Minas em atividade eletiva, deve ter alta hospitalar ainda nessa semana. Internado em hospital de Montes Claros após uma recaída em seu estado de saúde, o prefeito não reconheceu os amigos que lhe foram visitar, mostrando saúde debilitada.
Há duvidas de seu restabelecimento nesses 15 dias de licença, sendo que a câmara poderá se reunir para novas decisões sobre o caso. Joaquim pode retornar a qualquer momento ou não mais sentar na cadeira de prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário