Os jovens do Norte de Minas interessados em capacitação profissional devem ficar atentos. Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Programa de Educação Profissional (PEP), da Secretaria de Estado de Educação (SEE). O prazo para se candidatar a uma das mais de 3 mil 400 vagas dos diversos cursos oferecidos na região termina na próxima sexta-feira, dia 28. As oportunidades são para cidades como Bocaiúva, Montes Claros, Januária e Janaúba. São mais de 30 mil vagas abertas para todo o Estado, em 60 opções diferentes de cursos técnicos divididos em 12 eixos temáticos. O investimento do Governo de Minas nesta edição do PEP é de cerca de R$ 129 milhões.
Para concorrer, o interessado deve estar regularmente matriculado no 2º ou 3º anos do ensino médio na rede pública estadual, no 1º ou 2º anos do curso de Educação de Jovens e Adultos de Ensino Médio, na modalidade presencial em qualquer escola, ou ter concluído o ensino médio também em qualquer escola, desde que não esteja cursando o ensino superior.
INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser feitas no ambiente virtual do PEP, no site da Secretaria de Estado de Educação (www.educacao.mg.gov.br) até às 12h do dia 28 de outubro e cada jovem pode escolher apenas um curso. No mesmo sítio eletrônico está disponível o catálogo de cursos do Programa.
Para ingressar em um dos cursos técnicos do PEP, o candidato deve passar por seleção que será realizada no dia 20 de novembro. As provas, aplicadas pela SEE, têm questões de Língua Portuguesa e Matemática, abrangendo os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) dessas disciplinas. O resultado da seleção será divulgado no dia 16 de dezembro e as matrículas estão previstas para começar a partir do dia 21 de dezembro.
Como as aulas dos cursos do programa terão início apenas em fevereiro, este ano a Secretaria permitiu que estudantes do 1º ano do ensino médio também fizessem inscrições para o exame de seleção. “É uma novidade deste ano. Quando as aulas tiverem início, esses alunos já estarão no 2º ano do ensino médio, por isso abrimos a possibilidade para que eles fizessem as provas e antecipassem a sua entrada em um curso técnico”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza.
MERCADO DE TRABALHO
Criado pelo Governo de Minas em 2007, o PEP oferece oportunidade de capacitação profissional gratuita aos jovens mineiros. Com a sexta edição, o programa ultrapassa a marca de 200 mil estudantes atendidos e o investimento total chega a R$ 569 milhões. Este ano, o PEP conta com parceria da empresa Vale. “O PEP dá a oportunidade ao nosso jovem de entrar no mercado de trabalho melhor preparado. O estudante que fizer o ensino médio em concomitância com o curso técnico, por exemplo, chega ao final da educação básica com maiores condições de buscar uma vaga no mercado de trabalho”, analisa Raquel Elizabete.
Os cursos do PEP são oferecidos em escolas credenciadas pelo “Sistema S” – Sebrae, Senac, Senai, Sesc e Senat e escolas particulares, públicas conveniadas e da rede estadual. Essas instituições formam a Rede Mineira de Formação Profissional Técnica de Nível Médio. Entre os cursos oferecidos no Estado, estão incluídos: segurança no trabalho, manutenção de aeronaves, mineração, informática, mecatrônica, estética, hospedagem, farmácia, meio ambiente, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário