terça-feira, 25 de outubro de 2011

Montes Claros debate resíduos sólidos

A Câmara Municipal de Montes Claros e o Sindicato da Empresas de Coleta, Limpeza e Industrialização do Lixo de Minas Gerais (Sindilurb) promovem no dia 26 de outubro, no Plenário da Casa (Av. Dr. João Luiz de Almeida, nº 40. Centro), o “Debate Regional sobre Resíduos Sólidos e Resíduos Sólidos de Saúde”. 
Segundo os organizadores o evento tem por objetivo oferecer uma oportunidade de debater as questões relativas à disposição dos resíduos bem ampliar a discussão em torno da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e sua aplicação na esfera dos municípios. 
De acordo com um dos palestrantes do dia, Gilson Vilela, diretor do Sindilurb e Executivo da Serquip Tratamentos de Resíduos, um dos temas principais será a destinação dos resíduos sólidos e hospitalares dos grandes centros urbanos brasileiros. “É uma tônica no mundo e não se pode mais fugir dela. A ecologia é tema central dos povos e está se tornando prioridade dos governos. Não há mais espaços para os lixões e a vantagem é o ganho na melhoria da qualidade de vida de todos”, explica. 
Pela manhã debaterão Luciano Marcos, diretor do INSEA Fórum Estadual Lixo e Cidadania. Seu tema será Coleta Seletiva Como Meio de Promover a Qualidade Ambiental e a Inclusão Social dos Catadores”. Na sequência será a vez de Odair Luiz Segantini, coordenador da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), que fará palestra sobre “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil”, debatendo ainda o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com ênfase em resíduos sólidos de saúde. 
Na parte da tarde o plenário da Câmara receberá a promotora Aluisia Beraldo Ribeiro, com o tema “Abordagem do Ministério Público Sobre Resíduos Sólidos”, seguida do advogado e ambientalista Mário Werneck, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-MG, que abordará o tema “Aplicação da Lei 12.305 ( Lei Nacional de Resíduos Sólidos) no estado de Minas Gerais”. O debate será encerrado com palestra de Gilson Vilela, diretor da Sindlurb ( Sindicato das Empresas de Coleta,Limpesa e Industrializaçao do Lixo de Minas Gerais), sobre o tema “Vantagens para o Município ao Tratar Resíduos “. 
Serviço:
Local: Plenário da Câmara Municipal de Montes Claros
Data: 26/10/2011
Duração: de 8h às 17h 
Mais informações:
Almerindo Camilo – (031) 9141 8251
ACS MÍDIA COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário