sábado, 8 de outubro de 2011

Belo Horizonte poderá ter aeromóvel.

Comissão visita trechos da Ferrovia do Aço entre BH e Sabará
Parlamentares da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vão percorrer trechos e túneis abandonados da chamada "Ferrovia do Aço", nesta terça-feira (11/10/11), às 8 horas. O objetivo da comissão é apurar o estado de conservação da linha férrea e avaliar a possibilidade de sua utilização para fins de mobilidade urbana, especialmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte e entorno.
Segundo informações obtidas junto ao gabinete do deputado que requereu a visita, Paulo Lamac (PT), o trecho percorrido será do trevo das seis pistas, em Nova Lima, até a divisa de Belo Horizonte com Sabará, nas imediações da Avenida Borba Gato. Com cerca de 16 km, o trecho percorre a parte de trás da Serra do Curral e consta de três túneis feitos originalmente para a Ferrovia do Aço, paralisada na década de 1970, e outras partes com linhas férreas em área aberta. 
A ideia de visitar trechos da antiga ferrovia surgiu após a realização de uma audiência da comissão no dia 4/8/11 juntamente com a de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, requerida pelo deputado. Na reunião, foram levantados alguns projetos de utilização dessas vias, que iriam interligar bairros de Belo Horizonte a cidades da RMBH, como Nova Lima e Sabará.
Entre os projetos, foi mostrado um do arquiteto e urbanista Radamés Teixeira, que propôs a implantação de uma tecnologia de transporte inventada no Brasil, o chamado aeromóvel, veículo sobre trilhos com pneumáticos, movido a propulsão de ar e eletricidade. Segundo o arquiteto, a utilização desse sistema é mais barata que o metrô e já há projetos de seu uso em Porto Alegre (RS).
O aeromóvel teria também a vantagem de ser compatível com outros veículos sobre trilhos, como o metrô e o trem. Dessa forma, nas imediação dos bairros Caetano Furquim e Granja de Freitas, próximos ao limite da Capital com Sabará, sairia uma linha desse meio de transporte indo até o bairro Horto, onde se conectaria ao metrô. Outro ramal do aeromóvel se dirigira ao Barreiro.
Convidados - Para a visita, foram convidados: o secretário de Governo de Belo Horizonte, Josué Costa Valadão; o prefeito de Nova Lima, Carlos Roberto Rodrigues; o diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Camillo Fraga Reis; a presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Cláudia Teresa Pereira Pires; a diretora de Cidades do IAB, Dorinha Alvarenga; o coordenador do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da RMBH, Roberto Luis de Melo Monte-Mór; o diretor do Instituto Horizontes, Hudson Lídio Navarro; o presidente da União das Associações de Bairro da Zona Sul de Belo Horizonte, Marcelo Marinho Franco; e o presidente da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere, Ubirajara Pires Glória; e o professor da UFMG, Radamés Teixeira da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário