quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Samu do Norte de Minas renova frota de ambulâncias

A Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas completará três anos no próximo mês de novembro e já começou a se renovar para o novo ano. Nesta semana, o Samu Macronorte recebeu da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais quatro novas ambulâncias que serão utilizadas para reposição da frota. As novas ambulâncias foram equipadas como Unidade Avançada de Saúde (UTI móvel) para substituir os veículos utilizados nas bases descentralizadas de Brasília de Minas, Janaúba, Januária e Pirapora, municípios sede das microrregiões cujas unidades do Samu atendem aos outros municípios da micro. “A proposta da Rede é qualificar e fortalecer o atendimento nas microrregiões de forma que estas se tornem cada vez mais resolutivas. A UTI móvel se destina ao atendimento de pacientes em estado grave e essa reposição periódica do veículo é importante garantir a segurança e o conforto do paciente”, avalia Warmillon Fonseca Braga, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), responsável pelo gerenciamento do Samu na região.
Segundo Martins Lima Filho, referência em Transporte do Samu, a reposição periódica é feita em virtude do tempo de uso e desgaste do veículo. “As ambulâncias substituídas passarão por uma manutenção de segurança e serão disponibilizadas para compor a frota das outras bases”, completa.
Atualmente, o Samu Macronorte conta com 52 ambulâncias sendo 07 Unidades Avançadas (USA) e 45 Unidades Básicas (USB), além de quatro unidades para possíveis substituições, distribuídas estrategicamente em 37 bases.
O coordenador de enfermagem do Samu Macronorte, Frederico Willer, explica que a USB é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista e um técnico de enfermagem. Já a Unidade Avançada (USA) é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista, um médico e um enfermeiro.
Segundo Frederico, para definir a distribuição das bases do Samu foi preciso um estudo minucioso que considerou a densidade demográfica e a distância entre as localidades, de forma que todos os municípios fossem atendidos sob um comando único, através da Central de Regulação.
A Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas integra 86 municípios e uma população de cerca de 1,6 milhão de habitantes. Para prestar atendimento a essa população, o Samu mantém plantão 24 horas por dia, sete dias por semana, no Complexo Regulador localizado em Montes Claros, cidade sede da Macrorregião, e nas bases descentralizadas, todas reguladas pela Central.
O Samu recebe cerca de 75 mil chamados/ano e cerca de 35% desses chamados são atendidos por uma unidade móvel no local solicitado. Os outros chamados são resolvidos com orientação médica através do telefone (cerca de 50%) ou são ligações de brincadeira (trote).

Nenhum comentário:

Postar um comentário