terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pressão popular pode levar vice a assumir em Monte Azul

Vereadores de situação, ladeando o vice Alexandre Augusto.
Reunião extraordinária da Câmara Municipal, onde o público não terá acesso e  que foi marcada para a noite de hoje, agita a cidade de Monte Azul.
Embora a população se refira a reunião da câmara municipal de hoje, marcada via internet pelo presidente Andre de Baiano que se encontrava em viagem, como reunião para cassar o prefeito Joaquim Gonçalves Sobrinho (Joaquim de Deja)(DEM), a convocação se refere ao assunto como para discutir a situação de saúde do atual prefeito.
A reunião parece ser resultado da pressão popular que está indignada com a administração feita na ausência de Joaquim de Deja que se encontra em recuperação de cirurgia após ter sofrido um AVC a cerca de 60 dias. Enquanto isso o seu filho e secretario assumiu ás vezes do prefeito e nesse período Seu Joaquim esteve em público por duas vezes e sua aparência deixou preocupados os amigos e eleitores.
Joaquim de Deja, que nasceu no dia 16 de março de 1928  é considerado como um dos últimos “coronéis” da política do Norte de Minas em atividade eletiva.
Segundo pronunciamento do vereador Francisco de Assis feito no domingo(16) em emissora local, radio colina azul que esteve interligada a radio clube FM para melhor difusão das falas do edir, Deassis falou sobre a reunião e disse que o objetivo é fazer cumprir a Lei que reza que o vice prefeito deve assumir na ausência ou impossibilidade do prefeito. Alega o vereador que o vice pode perder o cargo com ação do ministério público se não cumprir a Lei orgânica do município. Sendo Assim o vice Alexandre Augusto Fernandes de oliveira foi convocado para prestar esclarecimentos do porque não assumiu suas funções.
¨Aroldo não quer entender que ele não foi eleito para ser o prefeito de Monte Azul¨
Com essas palavras o vereador DeAssis, ditas ao microfone, alega estar sofrendo pressões do secretariado e do filho do prefeito que estão tentando impedir que a reunião aconteça, e estão fazendo pressão sobre a base aliada para impedir o comparecimento e disse ¨Estão ligando para vereador não participar da reunião¨. Mas ainda segundo o vereador a situação está insustentável com a população alegando que os vereadores e vice estão recebendo propina para não tomar atitudes, e enquanto isso obras estão sendo mal administradas.
Ainda no microfone DeAssis conclama aos vereadores que tiverem vontade de participar e coragem para participar para irem na reunião que contara com a presença dos assessores jurídicos da câmara e da prefeitura. O promotor também foi convidado a participar da reunião.
Se houver necessidade a câmara, ou o ministério publico, poderá requerer uma pericia médica para comprovar real estado do político.
Maldade
Os verdadeiros amigos de Joaquim de Deja, que sempre foi muito carismático, estão preocupados com a maldade que o velho está sofrendo nas mãos da família com intenção de prolongar o poder dos mesmos. Mesmo antes do AVC todos sabiam que Aroldo era o mandatário da prefeitura, mas pelo menos seu Joaquim estava por perto para amenizar as ações do filho. O fato é que qualquer ação por mal uso ou desvio de verba pela atual administração terá dificuldade de apuração dos fatos, pois até que venham a público provavelmente o prefeito não estará vivo, ou ainda mais debilitado, ficando o possível crime impune. Estão sacrificando um ancião para preservar a ¨galinha dos ovos de ouro¨.
 Ouça o promunciamento sobre a reunião do vereador Francisco de Assis nas rádios de Monte Azul.

5 comentários:

  1. Alberto, a intenção é convocar reunião extraordinária ou reunião secreta? Entendo que no caso de reunião ordinária ou extraordinária há acesso público. Já a reunião secreta limita-se a presença pública. O que pode ser feito é uma reunião ordinária ou extraordinária na qual forma uma comissão especial para averiguar a situação e emitir parecer a ser analisado e votado (por aclamação, nominal ou voto secreto) em plenário.
    Oliveira Júnior, Janaúba-MG.

    ResponderExcluir
  2. MUITO ESTRANHO, desde a eleição de Sr. Joaquim já sabíamos que um senhor de oitenta e tantos anos não teria condição de ser o gestor de um município e que o faria através de seu filho Aroldo, e mesmo assim o grupo político se propôs a colocá-lo como prefeito para não perderem as mordomias conquistadas e ocultar os "pequenos desvios" da gestão anterior. Feito isso,Sr. Joaquim foi eleito e de fato as decisões administrativas eram tomadas por seu filho e isso não era segredo para ninguém, inclusive para o Sr. Diassis, que agora se aproveita da doença para erguer um pequeno pedestal e levantar uma campanha de derrubada do Sr. prefeito (de direito -SR. Joaquim) e do se filho Aroldo (prefeito de fato), pois não tiveram peito para fazê-lo antes da campanha e nem durante a administração. Sr. Diassis se promover nesse momento é fácil, por que não conclamou antes, os interesses são exclusos, dificilmente a população saberá. Ficam as perguntas:
    - O senhor Diassis fez campanha para o atual prefeito de fato e o de direito? Sim
    - O senhor Diassis estava defendendo a população ou os interesses do seu grupo?
    - Em algum momento o Sr. Diassis denunciou as bravatas outrora cometidas pelo então prefeito de fato (Aroldo) em alguma reunião da câmara?
    - A democracia precisa ser amadurecida, principalmente em uma região culturalmente pobre para que vejamos os verdadeiros interesses que estão por trás de determinadas atitudes de vereadores como o Sr. Diassis que até então nada fez pela cidade.

    ResponderExcluir
  3. Uma cidade que elege um senhor de 82 anos para prefeito, semi analfabeto, diploma falso, o filho governa por 03 anos, quer respeito?
    Depois falam do TIRIRICA, na verdade palhaços somos todos nós.
    CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE.

    ResponderExcluir
  4. DIASSIS O SALVADOR DA PÁTRIA. RSRSR
    ELE SE ESQUECEU QUE FIZERAM CAMPANHA PARA ISSO TUDO QUE ESTÁ AÍ.
    ELE ESQUECEU QUE ATÉ OUTRO DIA DEFENDIA A ADMINISTRAÇÃO COM UNHAS E DENTES.
    SE FIZERMOS UMA PESQUISA 80% DAS PESSOAS QUE VOTARAM EM SR. JOAQUIM TÊM VERGONHA, POR ISSO MEU COMENTÁRIO VAI NO ANONIMATO. E OS OUTROS VEREADORES? OUTRO DIA APROVARAM AS CONTAS DO GOVERNO DE JOSÉ EDVALDO E DR. PAULO QUE FORAM REPROVADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS - MONTE AZUL É A TERRA DO PODE TUDO...
    RESSUSCITAM POLÍTICOS - JOAQUIM DE DEJA (FOLCLÓRICO), DR. PAULO (HILÁRIO), JOSÉ EDVALDO (ESPERTO).

    ResponderExcluir
  5. VÃO MUDAR AS COLEIRAS, MAS A CACHORRADA VAI SER A MESMA.

    ResponderExcluir