sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Chifre de touro atravessa rosto de toureiro espanhol em Zaragoza

Nesta sexta-feira (07/10), no momento em que fincava a última bandeirilha no lombo de um touro, na Praça de Touros de Zaragoza, Espanha, o toureiro Juan José Padilla foi atingido pelo chifre do animal e está em estado grave em hospital da cidade. Pelas imagens tomadas do evento, é possível ver que o chifre atravessou o rosto de Padilla, danificando o olho esquerdo.
"Não consigo enxergar, não consigo enxergar", gritou o toureiro ao entrar na enfermaria do local logo após ser ferido, de acordo com o jornal espanhol El País. Ainda segundo o periódico, muitos colegas de profissão choravam do lado de fora, impressionados com o ferimento. Em seguida, Padilla foi entubado e levado às pressas para o hospital Miguel Servat, na cidade espanhola.
David Fandiño, um dos toureiros mais famosos atualmente na Espanha, afirmou ao Canal + que "todos [os toureiros] estão sujeitos a isso, é muito impresisonante. Tomara que tudo dê certo", em referência a Padilla. A equipe médica afirmou que o toureiro ferido não teve danos somente faciais e que está em estado grave.
O touro foi executado após a saída de Padilla da arena.
Tourada
Em 2012, entra em vigor na região da Catalunha uma lei que proíbe as tradicionais “disputas” entre touro e toureiro. O banimento das touradas foi aprovado em votação apertada no Parlamento local (68 votos a favor e 55 contra), o que reflete bem a divisão da população sobre o tema. Se mais de 180 mil pessoas assinaram o projeto de iniciativa popular que resultou na proibição, não são poucos os catalães que defendem a volta das touradas já no ano que vem.
Além dos grupos de defensores dos direitos dos animais, que nos últimos anos aumentaram a pressão para o banimento das touradas, consideradas um “espetáculo medieval”, as corridas também têm um outro obstáculo de peso para renascerem na Catalunha: a crise da economia espanhola. Isso porque o governo se viu obrigado a cortar os subsídios e vantagens fiscais que eram concedidos aos donos de arenas e fornecedores de animais.
Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário