sábado, 21 de maio de 2011

Descoberto esquema de adulteração de carros em Conquista

Cn1*
A Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), de Vitória da Conquista, descobriu um esquema de adulteração de carros de luxo e caminhões roubados na região, que estaria funcionando desde 2004. Há cerca de 10 dias, uma equipe de policiais apreendeu de uma só vez, em locais diferentes da cidade, sete veículos, avaliados em mais de um milhão de reais. Os integrantes da quadrilha já foram identificados e indiciados por formação de quadrilha, receptação, adulteração de sinais identificadores de veículos e falsificação de documentos públicos. Até o momento ninguém foi preso.
O que mais chama a atenção dos investigadores é o fato de que os veículos tiveram todos os sinais identificadores adulterados, inclusive com substituição das etiquetas de segurança originais do fabricante, além de possuírem documentos de licenciamentos e de transferência da propriedade preenchidos em planilhas originais dos Detrans da Bahia e de outros estados. Os policiais especulam que esses documentos foram extraviados, furtados ou roubados ainda em branco dos respectivos órgãos, fato que também está sendo investigado.
Até o momento já foram apreendidos uma Toyota Hilux ano 2010, um Toyota Corolla 2010, um Palio Weekend 2010, um VW Golf 2010, três caminhões e um ônibus, todos ostentando placas clonadas de veículos similares do estado da Bahia, Minas Gerais e São Paulo. A operação foi deflagrada após a apreensão de uma Pajero TR4 ano 2010, ocorrida em 11 de maio de 2011, na Avenida Olivia Flores, no bairro Candeias, em Vitoria da Conquista.

Perícia
Os veículos apreendidos estavam nas mãos de empresários, comerciantes e profissionais liberais de Conquista, que os adquiriram como alienados ou financiados. Já os veículos de carga estavam alugados a empresas atacadistas e de transportes da cidade. O delegado Titular da DRFR-Conquista, Cléber Rocha Andrade solicitou perícia dos veículos junto ao Departamento de Policia Técnica (DPT), para a partir da identificação dos que foram roubados elucidar sua origem e identificar os demais integrantes da quadrilha.
“As investigações apontam que o bando vinha agindo em Conquista desde 2004. É possível que na região sudoeste estejam circulando dezenas de veículos em condições semelhantes”, esclarece o delegado Cléber Rocha Andrade, que faz um alerta: “Quem desconfiar que possa ter comprado um carro seminovo adulterado, deve procurar a delegacia e apresentar o veículo para uma averiguação, evitando o risco de ser preso em flagrante por receptação”.
Ascom/PCivil

Nenhum comentário:

Postar um comentário