sexta-feira, 13 de maio de 2011

SBT - Primeiro beijo gay/lesbico da tv brasileira

O alarde não foi à toa. Desde antes do lançamento da novela Amor e Revolução — novela que relembra os porões ditatoriais brasileiros —, o SBT fazia campanha pelo que seria o primeiro beijo gay em uma telenovela nacional. A estratégia deu certo.
Nesta quinta-feira (12), as personagens Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre) protagonizaram a cena histórica e alavancaram a audiência de Amor e Revolução. Com a exibição do inédito beijo gay, a novela não apenas dobrou de audiência como também ajudou o SBT a empatar com a Record no ibope do horário nobre. 
A trama de Tiago Santiago — que vinha com média de cinco pontos de audiência — teve pico de nove pontos. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande SP. No total, o capítulo teve média de seis pontos e 11% de share (participação de TVs ligadas).
Pouco depois do beijo gay 7 pontos.
Primeiro momento em que empatamos com a novela da Record! Momento a ser comemorado!", escreveu Tiago Santiago no Twitter. A cena repercutiu nas redes sociais e chegou aos Trending Topics — lista dos assuntos mais comentados no microblog.
A postura do SBT foi elogiada, mas as críticas com relação à cena em si não passaram despercebidas. O movimento em que o pé de uma das atrizes insinua excitação, como se estivesse ensaiando um tango, soou cômico e foi bastante criticado. Além disso, o fato de Marina não ser homossexual também causou estranheza em parte do público.
Houve atraso de um dia na veiculação do beijo, que estava prevista para acontecer na quarta-feira (11). A cena tinha sido notícia no dia, inclusive no telejornal da emissora, uma das atrações que antecedem a trama. Alvo de críticas da mídia e do público, o autor, Tiago Santiago, se manifestou e atribuiu o atraso à estratégia de programação para aumentar a audiência.
O beijo — primeiro entre personagens do mesmo sexo da teledramaturgia brasileira — ocorreu numa cena em que Marcela revelou para Marina estar apaixonada pela amiga. Marina disse que a advogada é muito bonita e sensual, mas que a situação é muito inesperada, embora excitante.
"Assim você me provoca", retrucou Marcela, pouco antes da duas se beijarem. Enquanto se beijavam, Marina pediu para a amiga parar, mas Marcela disse que não queria. A jornalista falou que não sabia se a amiga teria uma chance com ela e que não gostaria de criar mais ilusões. "Admiro muito essa sua coragem, mas eu não me imagino tendo uma relação assim. Talvez seja um pouco de medo, preconceito".
No blog da novela, Giselle Tigre falou da importância de tratar um tema como este na televisão: "Se estamos falando em liberdade cabe a cada um de nós refletirmos para aprender a conviver com as diferenças e lutar sempre pelo direito de cada um ser quem é", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário