quinta-feira, 19 de maio de 2011

VLT do Cariri ganha prêmio de sustentabilidade

 
Revista Ferroviária 19/05/2011
O VLT do Cariri recebeu, na última terça-feira, 17, o Prêmio GreenBest 2011, na categoria Transporte. A eleição, promovida pela empresa Greenvana, reconhece empresas, instituições, projetos, produtos e serviços em seus setores que mais se destacaram no consumo ou em iniciativas sustentáveis. A votação foi feita por júri popular e de especialistas. A votação popular foi realizada online no site www.greenbest.com.br.
Além do Metrô do Cariri, disputaram dois projetos do ônibus movidos a hidrogênio, um da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e outro da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP).
VLT do Cariri
O VLT do Cariri foi inaugurado no dia 1º de dezembro de 2010 e liga Juazeiro do Norte ao Crato ao longo de 13,6 quilômetros. É operado com veículos leves sobe trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. Os VLTs que operam no Cariri usam uma tecnologia local, visto que são fabricados pela Bom Sinal, de Barbalha. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970.

Um comentário:

  1. Estive com o diretor da fabrica, a Bom sinal, e com o ministerio dos transportes discutindo a viabilidade desse VLT para o norte de Minas.
    A empresa expresso Pitangui mostrou interesse no projeto de um trem entre bocaiúva e Capitão Enéas(passando pelos bairros de Montes Claros, e iniciei as negociações. O projeto parou com o falecimento do amigo Beto Pitangui.
    O BNDES financia qualquer empresa interessada no projeto.A infra estrutura da via permanente precisa reforma antes da operação.
    No nosso projeto há estações montadas próximo ao exercito, no São judas, no parque de exposição e ao lado da Funorte(JK).

    Se interessar...

    ResponderExcluir